Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Tempo de Equilibração de Estados Quânticos Puros
Terça-feira, Setembro 27, 2016, 16:00

Prof. Thiago Rodrigues de Oliveira (Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense)

Abstract:

Recentemente tem crescido o interesse do estudo da equilibração e termalização de sistemas quânticos fechados. Este interesse tem como origem novos experimentos em redes óticas, que são capazes de estudar a evolução temporal de sistemas fechados, e também a possibilidade de melhor entender os fundamentos da Física Estatística.

Em particular, provas rigorosas de que em geral os sistemas equilibram foram obtidas. No entanto, tais provas levam a escalas de tempo de quilibração que crescem exponencialmentecom o número de partículas [1].

Irei apresentar alguns resultados que apontam para tempos de equilibração que não divergem com o número de partículas.

[1] Anthony J. Short and Terence C. Farrelly, New Journal of Physics 14, 013063 (2012).

Local IFGW - Sala de seminários do DFMC