O Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP anualmente realiza várias Oficinas de Física, cada uma com duração de um dia - sempre aos sábados - com oito horas de atividades entre palestras, visitas a laboratórios e atividades experimentais ou demonstrativas.

As Oficinas de Física do IFGW têm o objetivo de divulgar informações multidisciplinares sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas selecionados envolvendo as pesquisas atuais em Física.

Os palestrantes nas oficinas são professores do IFGW ou convidados, com experiência em divulgação científica e atividades relacionadas com o Ensino Médio. Isto garante uma abordagem acessível do tema, ao alcance de pessoas com formação mínima em Física e Matemática.

Temos, em média, cerca de 100 participantes em cada oficina, em sua grande maioria, professores de 2º grau, que têm utilizado as informações recebidas para incrementar suas aulas e motivar seus alunos no aprendizado de ciências.

Todos os inscritos presentes às Oficinas recebem Certificado de Participação com seu nome, emitido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin.