Em 1971 a Biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin – IFGW foi criada com o objetivo de oferecer suporte informacional ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do instituto e da universidade, neste ano todo o acervo do instituto alocado inicialmente na Biblioteca Central foi transferido para a recém criada Biblioteca do IFGW. Já em 1982 a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp cria uma Comissão Central da Biblioteca que inicia a discussão sobre a importância de adoção de uma política bibliotecária que vislumbrasse o desenvolvimento de pessoal (RH), do funcionamento e das instalações das bibliotecas. Em 1983 a Biblioteca do IFGW passa a fazer parte do recém criado Sistema de Bibliotecas na Unicamp (SBU), instituído pela Portaria GR nº 358/1983 que passou a ser coordenado pela Biblioteca Central. A partir de então a Biblioteca do IFGW passou a responder tecnicamente ao SBU, representado pela Biblioteca Central e administrativamente, ao Instituto de Física. Sendo essa a sua estrutura organizacional até hoje.

Houve nesse período uma preocupação por parte da Universidade em criar um ambiente que oferecesse o acesso às informações técnico-cientificas necessárias para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, a Unicamp passa a tornar acessível toda a informação em Ciência, Tecnologia, Artes e Humanidades já armazenada pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp e também as informações e conhecimentos gerados pela universidade. Nesse contexto, a Biblioteca do IFGW se desenvolveu. O nosso acervo se constitui de livros, periódicos, vídeos, cds, apostilas e está em constante crescimento para melhor atendê-los. Além dos recursos bibliográficos impressos, a biblioteca atualmente oferece acesso eletrônico aos principais periódicos, e-books e bases de dados na área de física.

Com projetos aprovados em diversas agências de fomento, concedidos principalmente pela Fapesp, Capes, Finep, Cnpq, dentre outras, a biblioteca busca desde a sua criação os recursos necessários para melhorar sua infra-estrutura e o seu acervo, além dos recursos advindos da própria universidade. é importante destacar que essa sempre foi a preocupação por parte da diretoria do Instituto, seus usuários e a diretoria da biblioteca que reafirma o compromisso em manter o acervo atualizado seguindo as necessidades das pesquisas realizadas no instituto e na universidade – entendendo que esse ponto é fundamental para as atividades realizadas.

Todo o processamento do material adquirido com recursos não orçamentários, desde a seleção, aquisição, prestação de contas e processos técnicos (tombamento, classificação, catalogação, preparação, etc.) é executado na própria Biblioteca. O processamento técnico utiliza o catálogo sistemático, o Sistema de Classificação Decimal de Dewey e o Código de Catalogação da American Library Association. O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP opera o processamento automatizado da rede Bibliodata, da Fundação Getúlio Vargas e alimenta a bases de dados da Unicamp – Acervus / Sophia. Além disso, participa de programas cooperativos tais como COMUT e CCN (Catálogo Coletivo Nacional) – IBICT, Catálogo de Eventos CIN/Cnem, Empréstimo Entre Bibliotecas - EEB e Unibibliweb.

Com o objetivo de oferecer condições à comunidade, a biblioteca possui salas de estudo (individual e em grupo), sala de vídeo, serviço de reprodução de documentos e computadores disponíveis para pesquisa. A área física é de 770 metros quadrados, com área de acervo, área administrativa, sala de vídeo com 10 lugares, três salas de leitura - comportando 50 módulos de estudo, sala de fotocópias, sala de referência e uma área de reserva de aproximadamente 100 metros quadrados que acomoda o acervo de periódicos até 1974.