Ensino de Física

oficinaxxxi

Será realizada a XXXI Oficina de Física, com o tema “Ensino de Física", no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW das 8h30min as 16h30.

As Oficinas de Física consistem de palestras de divulgação da ciência e pesquisa atual centradas no tema da Oficina e são abertas a todos os interessados e, em especial, a professores do ensino médio.

As Oficinas de Fisica fornecem Certificado de Participação.

Palestrante Tema - Atividade Horário
Abertura 08:30-08:45
Prof. Jun Takahashi (IFGW-UNICAMP) Graduação em Física da UNICAMP 08:45-09:45
Perguntas e discussões 09:45-10:00
Intervalo para Café 10:00-10:30
Prof. Jorge Megid (FE-UNICAMP) O que melhorou e o que ainda precisa melhorar nos livros didáticos de Física para o Ensino Médio: contribuições do PNLD e das pesquisas acadêmicas 10:30-11:30
Perguntas e discussões 11:30-11:45
Intervalo para Almoço 11:45-13:30
Prof. Herch Moysés Nussenzveig (IF/UFRJ) Os kits de ensino de Ciência 13:30-14:30
Perguntas e discussões 14:30-14:45
Intervalo para Café 14:45-15:15
Prof. Fernando Paixão (IFGW-UNICAMP) Física para crianças pequenas 15:15-16:15
Perguntas e discussões 16:15-16:30
Encerramento 16:30

Resumo das Palestras

Graduação em Física da UNICAMP

Prof. Jun Takahashi - IFGW-UNICAMP

O curso de Física da Unicamp, com todas as suas habilitações, que são o Bacharelado, Licenciatura, Física Médica e Física Biomédica) tem entrada comum junto com o curso de Matemática, Matemática Aplicada, e Engenharia Física. Somente no final do terceiro semestre, o aluno faz a escolha do curso que quer seguir. As disciplinas cursadas nos três primeiros semestres fazem parte do catálogo de disciplinas dos cursos de conclusão, portanto, não existe nenhum prejuízo para o aluno. A opção de poder escolher a carreira depois de ingressar na Universidade tem como objetivo permitir ao aluno maior mobilidade e melhor condições para definir a profissão que pretende seguir. Mas esta flexibilidade oferecida para os alunos traz diversos desafios, como a adequação do catálogo de disciplinas, adequação às normas vigentes dos cursos de graduação e a necessidade de melhor divulgação por ser diferente das entradas canônicas do vestibular. A entrada comum também facilita e motiva o reingresso dos alunos para completar nova habilitação ou mesmo novo curso.

O que melhorou e o que ainda precisa melhorar nos livros didáticos de física para o Ensino Médio: Contribuições do PNLD e das Pesquisas Acadêmicas

Prof. Jorge Megid Neto - Faculdade de Educação – FE/UNICAMP

O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD avalia periodicamente, desde 1993, coleções didáticas das várias disciplinas do ensino fundamental e, desde 2003, também do ensino médio. Relativo ao Ensino de Física já tivemos dois processos de avaliação, em 2007 e 2010. Trataremos dessa política de avaliação do governo federal, dos critérios de avaliação das coleções de Física e seus resultados e das contribuições das pesquisas acadêmicas na melhoria de qualidade das coleções. Discutiremos os aspectos que sofreram melhoria significativa nas coleções e o que ainda precisa melhorar. Por fim, abordaremos os usos que os professores e alunos do ensino médio vem fazendo das coleções e como incentivar o aproveitamento dos aspectos educacionais mais inovadores presentes em algumas das coleções atuais.

O Projeto dos Kits "Aventuras na Ciência"

Prof. Dr. Sandro Guedes de Oliveira - Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia - DRCC/IFGW

A estrutura da Terra e a evolução das paisagens sobre a sua superfície sempre foram objeto de estudo da humanidade. Porém, foi somente após a descoberta da radioatividade no final do século XIX, que este estudo se tornou quantitativo. Nos primeiros anos do século XX, Rutherford propôs o primeiro método de datação radioativa baseado na emissão de partículas alfa (núcleos de He) pelo urânio. Desde então, foram desenvolvidos vários outros métodos que permitiram determinar a idade da Terra e colocar em ordem cronológica muitos dos eventos que modelaram (e ainda modelam) a paisagem. Neste seminário apresentaremos os métodos de datação geológica, mostrando como eles se complementam e onde podem ser aplicados.

Agricultura e aquecimento global – medições e modelagem

Prof. Herch Moysés Nussenzveig - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Será descrito o projeto já em andamento "Aventuras na Ciência", para produção de kits de ciências para o ensino médio.

Estão em fase de teste os kits de física ("Aventuras com raios de luz"), de química ("Descobrindo o mundo da química"), de Biologia ("O mundo microscópico"), de astronomia ("Explorando os céus") e de matemática ("As certezas do acaso").

Física para crianças pequenas

Prof. Fernando Paixão (IFGW-UNICAMP) - IFGW-UNICAMP

O interesse por ciência cresce até os dez anos quando diminui até os quatorze. Como aproveitar esta janela de interesse? Nesta palestra apresentaremos como explorar fenômenos simples através de atividades que implicam em observar, registrar e analisar e que permitem que as crianças trabalhem conceitos de física como tempo, movimento, luz e calor.

Apresentaremosdois casos de utilização com alunos de 2º e 5º ano de escola pública.