Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz
Posição:
DEQ - GFURCO - Grupo de Fenômenos Ultrarrápidos e Comunicações Ópticas
Website

Exibir Formulário de Contato

Enviar um email

Outras Informações

Carlos Henrique de Brito Cruz nasceu em 19 de Julho de 1956 no Rio de Janeiro. Graduou-se em Engenharia de Eletrônica no ITA em 1978. Obteve o título de Mestre em Ciências em 1980 e o de Doutor em Ciências em 1983, no Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp.
Foi pesquisador convidado do Istituto Italo Latino Americano na Universitá degli Studi, em Roma e visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, em Holmdel, NJ.
Sua área de pesquisa é o estudo de fenômenos ultrarápidos com lasers de pulsos ultracurtos, com ênfase no estudo de processos eletrônicos em escala de tempo de femtossegundos em materiais ópticamente não lineares voltados a aplicações em comunicações ópticas.
Brito Cruz foi Diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin, na Unicamp, e Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física, membro do Comitê Consultivo Internacional da Optical Society of América e mebro do Conselho Consultivo Internacional da Telefónica I+D.  Foi Presidente da Fapesp de 1996 a 2002 e Reitor da Unicamp de Abril de 2002 a Abril de 2005.
Atualmente Brito Cruz é Presidente do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP e membro do Conselho Consultivo da External Research da Microsoft Research. Desde Abril de 2005 é Diretor-Científico da Fapesp, tendo sido reconduzido ao cargo em Abril de 2007. Brito é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.