Dois estudantes de doutorado do IFGW ganharam prêmios aos melhores posters na sexta edição do Congresso de Estudantes do CNPEM (VI CEC). O evento ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e contou com mais de 200 participantes.

Yuri Bernardes Marçal ganhou o prêmio na área de física de materiais pelo trabalho “Waveguiding hyperbolic phonon-polaritons in 2D Van der Waals heterostructures” e Thamires Cordeiro Soares foi vencedora na área de materiais 2D pelo pôster “Estudo das Propriedades Eletrônicas e Ópticas do β-Sb2O3 bidimensional”.

 

Yuri é doutorando no IFGW, orientado pelo pesquisador do CNPEM Francisco Carlos Barbosa Maia e coorientado pelo professor Jonathas de Paula Siqueira (IFGW). Concluiu o mestrado em 2024 e o bacharelado 2022, ambos em Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente trabalha com propagação de poláritons em heteroestruturas e dispositivos, utilizando caracterização por infravermelho e luz síncrotron na linha Imbuia do Sirius, no CNPEM.

 

Thamires faz doutorado em Física Aplicada no IFGW com orientação do professor Luiz Fernando Zagonel (IFGW) e coorientação da pesquisadora Ingrid Barcelos (CNPEM). Licenciada e mestre em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), ela desenvolve pesquisa na área de materiais naturais bidimensionais.

O CEC reúne anualmente estudantes de todos os níveis de formação que realizam pesquisas no CNPEM para apresentarem seus trabalhos e promover a interação entre os diferentes grupos.