Tivemos no IFGW, no último dia 20 de outubro, o evento American Girls Can Code (AGCC) organizado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) em parceria com a Meta, e apoio da prefeitura de Campinas. Neste evento, 27 alunas do ensino médio do Colégio Técnico Bento Quirino em Campinas passaram uma tarde no IFGW para participar de um evento e experimento de óptica. Como destaca Caroline Brandão, representante da UIT, “estes eventos têm como objetivo garantir a inclusão digital com atividades específicas de tecnologia, voltadas para as jovens. Precisamos garantir o equilíbrio de gênero nas TICs. Numa época em que as tecnologias estão transformando o mundo, as mulheres têm a oportunidade de provocar um impacto social extremamente positivo.”

No IFGW o evento foi organizado pela Profa. Fanny Béron e pelo Prof. Cristiano Cordeiro e contou com a ajuda de quatro graduando/as do IFGW que trabalharam voluntariamente como monitore/as: Eduarda de Morais, Eduardo Souza, Enzo Figueiredo e Geovanna de Moura.

O evento teve a abertura da Profa. Fanny e depois uma palestra do Prof. Cristiano sobre formação de imagens com lentes, e a descrição de um experimento para caracterizar a distância focal de uma das lentes ópticas do smartphone das alunas. Na sequência, o/as quatro estudantes do IFGW puderam se apresentar, contando um pouco a sua história (até aqui) no IFGW e discorrendo sobre métodos de ingresso na UNICAMP, bolsas disponíveis, etc. Ele/elas também explicaram um código em Python que seria utilizado durante o experimento para a análise dos dados coletados.

Na segunda parte do evento todos os participantes foram para o Laboratório de Ensino de Óptica, e as alunas se dividiram em nove grupos para a parte prática do evento. Após coletar os dados experimentais as alunas puderam realizar a análise gráfica, com papel milimetrado, e depois utilizando o código em Python. No final da tarde os grupos puderam comparar o valor da distância focal obtida experimentalmente com o valor nominal do fabricante do smartphone.

O evento foi um sucesso. Como o Prof. Cristiano destaca “foi muito gratificante ver a empolgação das alunas que puderam analisar dados experimentais que elas mesmas obtiveram”. A Profa. Fanny completa “conversei com várias meninas e elas adoraram o evento, e a oportunidade de ter uma aula na UNICAMP”.