Na manhã desta segunda feira, 05 de fevereiro, se iniciou a 6ª edição do Curso de Verão do IFGW. O evento conta com a participação de 64 estudantes vindos de todas as regiões do Brasil. Durante uma semana os alunos participarão de minicursos e palestras sobre o estado da arte em nanociências e nanomateriais. Diversos laboratórios de pesquisas do instituto também receberão os alunos para visitas. “Eles terão contato com métodos teóricos, experimentais e computacionais para abordar inúmeros problemas relacionados com materiais outras áreas da física que têm a ver com estudos de fenômenos em escala nanométrica”, explicou o Prof. Mario Bernal, Coordenador de Extensão do Instituto. No programa teremos um palestrante que é pesquisador do Instituto Max Planck, Dr. Umberto de Giovannini e vários outros professores do IFGW.

O Prof. Marcos César de Oliveira, Coordenador de Pós Graduação do IFGW, comentou em sua fala de boas vindas que essa é uma oportunidade única para os participantes conhecerem o IFGW, se inteirarem de suas áreas de pesquisas e quem sabe ingressarem com um dos mais de 200 alunos de pós-graduação. “Eu pessoalmente gostaria de ter tido essa oportunidade no final da minha graduação, então espero que todos disfrutem de uma ótima semana de estudos e contatos aqui”, finalizou.

A Profª. Mônica Cotta, Diretora Associada do IFGW e representando o Diretor Prof. Pascoal Pagliuso, deu as boas vindas a todos e disse estar orgulhosa do IFGW poder oferecer e apoiar essa iniciativa, por se tratar de atividade importante na formação de recursos humanos para o nosso país. “Esse Curso de Verão tratará das nanociências e, como pesquisadora da área, posso adiantar que se trata de tema fascinante e de interface com várias ciências tais como a Química, Biologia e Engenharias”, relatou a professora. Comentou ainda que o objetivo do curso é mostrar o IFGW aos participantes, os incentivando a participar da seleção para o programa de Pós Graudação, mas que também é fazer com que saiam enriquecidos de conhecimentos. “Um dos objetivos principais das ciências é contribuir para uma vida melhor, com mais qualidade, com mais participação de toda a sociedade e se os alunos saírem daqui com essa noção já estaremos muito felizes”, finalizou.

Cassio Guilherme Silveira, servidor público federal e aluno do curso, participa sempre dos eventos realizados pela Coordenadoria de Extensão. Ele pensa que todos esses eventos são muito importantes porque as pessoas precisam sempre se aperfeiçoar em termos de conhecimentos gerais. Formado em Engenharia a mais de 25 anos, nunca parou de se atualizar. “O nível de excelência do IFGW é muito alto e essas oportunidades são imperdíveis porque podemos estar em contato com todas as pesquisas de ponta realizadas aqui, conversar com professores e alunos, enfim estarmos sempre atualizados em termos de avanços de tecnologias”, arrematou.

A Coordenadoria de extensão agradece o apoio institucional e financeiro da diretoria e da Pós-Graduação do IFGW, do apoio do Programa FAEPEX da Unicamp que proporcionou ajuda financeira para 12 bolsistas, e da empresa patrocinadora ThorLabs. Agradece ainda todos os professores, servidores e alunos do IFGW que participaram da organização e realização deste curso.

Para saber mais acesse: https://sites.ifi.unicamp.br/veraoifgw/

Mesa Curso de Verão 2018
Público Curso de Verão 2018