Programa de Bolsa de Extensão

Unidade: Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW

Projeto: "Brincando e Aprendendo Ciências"

Prazo para inscrição: 15/04/2023

Quantidade:

- 2 bolsas disponíveis para estudantes de Graduação (ProEC 02/2019)

Valor da bolsa:  75% do valor correspondente a Bolsa de Iniciação Científica FAPESP.

Carga horária: 10 horas semanais

Duração: 12 meses

Descrição das atividades do bolsista

- Acompanhar as aulas teóricas de formação dos professores.

- Se familiarizar com as experiências propostas para os professores por meio da leitura de artigos, dissertações e teses que tratem de ensino de ciências para crianças do EF-I.

-  Ir (pontualmente) para escolas da Rede Municipal de Ensino de Sta. Bárbara para auxiliar o(a) professor(a) na realização de experimentos, de forma a se envolver com o ensino de ciências para crianças do EF-I.

- Participar nas aulas teóricas de formação.

- Realizar plantões de dúvidas para os professores da RME-SOB; ler e comentar os relatos desses professores (que devem entregar relatórios mensais sobre as atividades desenvolvidas).

- Auxiliar em aspectos gerais do projeto.

Sobre o projeto

O projeto "Brincando e Aprendendo Ciências" é uma parceria entre o IFGW e a Secretaria de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, iniciada em 2020. O objetivo do projeto é a formação de professores do Ensino Fundamental I (EF-I) da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste (RME-SBO), na disciplina de Ciências, utilizando um conjunto de experiências práticas já testadas em alunos do 1º ao 5º ano do EF-I, que possam ser incorporadas à proposta de currículo de ciências dessas escolas. A formação ocorre por meio de aulas teóricas online e aulas práticas na sede da RME-SBO.

Inscrição:

Os/as alunos/as interessados/as deverão enviar os documentos abaixo, no formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 15 de abril de 2023

- Histórico Escolar

- Curriculum vitæ (Lattes)

- Carta de intenções

Requisitos:

Poderão se apresentar estudantes da licenciatura e bacharelado em qualquer área da física.

Critérios de seleção das bolsistas serão:

I - Disponibilidade de cumprimento de carga horária e horários estabelecidos na proposta da bolsa;

II - Currículo Lattes;

III - Média das notas do histórico escolar;

IV - Aprovação em disciplinas cursadas.