Programa de Bolsa de Extensão (Graduação e Pós-Graduação)

Unidade: Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW

Projeto: "M.A.F.A.L.D.A - Meninas na químicA, Física e engenhariA para Liderar o Desenvolvimento em ciênciA"

Prazo para inscrição: 15/04/2023

Quantidade:

- 6 bolsas disponíveis para alunas de Graduação (ProEC 02/2019)

Valor da bolsa:  75% do valor correspondente a Bolsa de Iniciação Científica FAPESP.

Carga horária: 10 horas semanais

Duração: 12 meses

Descrição das atividades do bolsista

- Participar de reuniões com a equipe do MAFALDA.

- Participação semanal nas atividades de extensão realizadas no MAFALDA.

- Auxiliar em aspectos gerais do MAFALDA.

Sobre o MAFALDA

O Projeto M.A.F.A.L.D.A (Meninas na químicA, Física e engenhariA para Liderar o Desenvolvimento em ciênciA), uma parceria entre o IFGW, IQ, IMECC e FEEC da UNICAMP, foi criado para incentivar meninas do Ensino Médio (EM) de escolas públicas a seguirem carreiras nas áreas de ciências exatas, como engenharias, computação, física, química ou matemática (conhecidas pela sigla em inglês, STEM). A ideia é buscar esse incentivo por meio de oficinas e atividades baseadas na relação entre ciência e tecnologia e em suas importantes contribuições para a vida cotidiana. Para isso, oferecemos diversos tipos de atividades às participantes do EM: oficinas realizadas em várias unidades da UNICAMP; palestras (nas escolas) com profissionais mulheres que trabalhem nas áreas STEM; sessões de cinema (nas escolas) com filmes que abordem a temática de mulheres na ciência; e rodas de conversa (nas escolas) com alunas da UNICAMP que estejam em algum curso em STEM. Para isso, precisamos de alunas de graduação da UNICAMP que possam auxiliar na organização e participar das diversas atividades do projeto (palestras, sessões de cinema, rodas de conversa e oficinas), assim como atuar nas redes sociais do projeto.

Inscrição:

As alunas interessadas deverão enviar os documentos abaixo, no formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até o dia 15 de abril de 2023

- Histórico Escolar

- Curriculum vitæ (Lattes)

Requisitos:

Poderão se apresentar estudantes de qualquer curso das áreas STEM (matemática, física, química, computação, engenharias etc.).

Critérios de seleção do bolsista serão:

I - Disponibilidade de cumprimento de carga horária e horários estabelecidos na proposta da bolsa;

II - Currículo Lattes;

III - Média das notas do histórico escolar;

IV – Aprovação em disciplinas cursadas.