Pesquisador responsável: André Monteiro Paschoal

Unidade/Instituição: Instituto de Física Gleb Wataghin – Unicamp

Data limite para inscrições: 15/09/2023

Resumo do Projeto

Oportunidade de Doutorado com Bolsa FAPESP junto ao laboratório LOAM (www.loamri.com), do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp.

Para esta bolsa, o(a) aluno(a) atuará no desenvolvimento de métodos de aquisição e processamento de imagens por ressonância magnética (RM) com o objetivo de mapear os mecanismos de limpeza das impurezas cerebrais e o funcionamento do sistema glinfático. Para tanto, espera-se que, ao final do período de doutorado, o(a) aluno(a) tenha adquirido amplos conhecimentos sobre a física da RM, processamento de imagem e sobre a relação do fluxo sanguíneo e do líquido cérebro-espinhal com a limpeza das impurezas e o sistema glinfático.

O projeto será desenvolvido em colaboração com o Hospital de Clínicas da Unicamp e com pesquisadores da Universidade de Leiden (Países Baixos).

Busca-se candidatos(as) com o seguinte perfil:

• Motivado e interessado em desenvolvimentos avançados em MRI para responder perguntas complexas;
  • Pessoas motivadas a irem guiando sua linha de pesquisa com ideias inovadoras;
  • Interesse e/ou experiência em linguagens de programação, processamento de imagens e na física da MRI.

• Histórico escolar;
  • CV ou Lattes;
  • Carta de motivação;
  • Ao menos uma carta de recomendação de um(a) orientador(a) ou ex-orientador(a).