Bolsa de Pós-graduação em diversas áreas para 1s/2023

A pós-graduação do Instituto de Física da UNICAMP tem 50 anos de existência, tendo formado mais de 2000 mestres e doutores. Seus formandos são professores em diversas universidades no Brasil e no Exterior. É um dos oito melhores cursos de pós-graduação do Brasil. Também os seus formandos estão em diversas empresas em áreas de tecnologia de informação, empresas de investimento, empresas petrolíferas, empresas de agrotecnologia e muitas outras.

Existe disponibilidade de bolsas dentro de projetos de pesquisa ligados à agência de fomento FAPESP, CNPQ e agências de fomento privadas que serão listados a seguir.

Valores das bolsas:
Mestrado: R$ 1500,00
Doutourado: R$ 2200,00
Doutourado Direto:
Primeiro ano: R$ 2.349,60
Segundo ano: R$ 2.494,20
Terceiro ano: R$ 3.462,60
Quarto ano: R$ 4.285,50

Link para Webpage do Posgrado del Instituto de Fisica:
Link para Webpage do Instituto de Fisica:
Link para Webpage da Universidade:

Fotônica e Computação Quântica

Tipo: Mestrado/Doutourado
Quantidade de Bolsas: 6

Existem seis bolsas disponíveis de mestrado e doutorado do CNPQ com os seguintes professores
com foco NA ÁREA DE FOTÔNICA e COMPUTACAO QUÂNTICA.

Professor Contato:

- Christoph Friedrich Deneke

- Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro

- Fanny Béron

- Gustavo Silva Wiederhecker

- Marcos Cesar de Oliveira

- Marcos Vinicius Puydinger dos Santos

- Newton Cesario Frateschi

- Pierre Louis de Assis

- Thiago Pedro Mayer Alegre

Favor entrar em contato com cada um dos professores para detalhar as bolsas disponíveis.

Video sob New experiences in field of Photonics research

El teletransporte cuántico comunica el estado de un fotón a un mecanismo con miles de millones de átomos

Bolsa FAPESP - Doutorado Direto em física – Desenvolvimento experimental de óptica de campo próximo no estudo de novos materiais

Contacto: Professor Raul de Oliveira Freitas (LNLS)

WebPage del Laboratorio: https://www.lnls.cnpem.br/grupos/imbuia/

O projeto integra o desenvolvimento de instrumentação pioneira para realização de nanoscopia e nano espectroscopia em comprimentos de onda de até 100 µm.

Várias questões recentes relacionadas a propriedades locais de materiais bidimensionais (2Ds) se encontram na faixa de frequências de poucos terahertz (THz). Dentre estas questões está a possibilidade da existência de ondas de poláritons em 2Ds baseados em Dicalcogenetos de Metais de Transição (TMDs), coexistentes com a atividade de fônons na faixa de THz nestes materiais.

Este projeto de Doutorado Direto, que é vinculado ao projeto Jovem Pesquisador FAPESP 2019/14017-9, integra o desenvolvimento de instrumentação pioneira para realização de nanoscopia e nano espectroscopia em comprimentos de onda de até 100 µm. Explorando o conceito de Microscopia de varredura óptica de campo próximo do tipo espalhamento (s-SNOM), o projeto utilizará radiação IR e THz da nova estação IMBUIA do Sirius e explorará um arranjo interferométrico alternativo para a s-SNOM e prevê um ganho em sensibilidade de até 6 vezes em comparação aos experimentos atuais, além de estender o alcance espectral ao THz. Este projeto de física experimental e instrumentação visa a formação de um pesquisador nesta modalidade de ultramicroscopia. O projeto tem potencial de colocar o Brasil na vanguarda do tema, dado que o alcance espectral extremo para a nano espectroscopia em longos comprimentos de onda é de 30 µm atualmente.

Saiba mais sobre a linha de luz IMBUIA.

Área de conhecimento: Física
Sub-área: Nano óptica/Nano fotônica
Modalidade da bolsa: Doutorado Direto
Quantidade de Bolsas: 1
Agência Financiadora: FAPESP
Valor: R$ 2349,00 (ano1), R$ 2494,20 (ano 2), R$ 3462,60 (ano3), R$ 4285,50 (ano 4)

Nº do processo FAPESP: 2019/14017-9
Título do projeto de Doutorado Direto: Nanoespectroscopia de IR-terahertz síncrotron:
desenvolvimento experimental e aplicação em materiais nanoestruturados
Início: Março/2023
Pesquisador responsável: Raul de Oliveira Freitas
Unidade/Instituição: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/CNPEM
Publicado em: 18/07/2022
Localização: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. CEP 13083-100

Requisitos:

• Conhecimento básico de programação (Python, Mathematica ou Matlab);
  • Histórico escolar sem reprovação;
  • Dedicação exclusiva para pesquisa;
  • Não ter título de mestre;
  • Disponibilidade para trabalhar em Campinas (SP);
  • Disponibilidade para viagens;
  • Bolsa de IC na graduação (desejável);
  • Ter prestado o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (desejável);
  • Disponibilidade para transferência para a o IFGW-Unicamp (desejável);

Documentos necessários:

• CV
  • Histórico
  • Carta de interesse detalhando habilidades relacionadas ao tema do projeto

links interessantes:

Contenido de la investigación:

Materiales sintetizados en laboratorio pueden abaratar la energia solar