Um trabalho de pesquisa coordenado pela Profa. Gabriela Castellano (IFGW) está estudando o uso de realidade virtual na reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e têm sequelas moderadas.

No estudo, pacientes voluntários participam de sessões de reabilitação no Laboratório de Neurorreabilitação do IFGW. As sessões incluem fisioterapia com recursos de realidade estendida (conceito que abrange realidade virtual e realidade ampliada). Os resultados obtidos até o momento apontam uma melhora significativa dos pacientes.

Atualmente, o laboratório está selecionando mais voluntários para a pesquisa. Os interessados devem fazer um cadastro no  link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfao9ddwl_RN9edIYWFKphluyGqNXmtcU3TCvRtdc_sNm9yMw/viewform ou enviar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas nesta reportagem da TV Unicamp:   https://www.unicamp.br/unicamp/tv/vida-em-pesquisa/2023/10/30/realidade-estendida-e-estimulo-eletrico-para-reabilitacao-de