
Cluster Computacional de Alto Desempenho - CCAD
Introdução
O Cluster Computacional de Alto Desempenho - CCAD foi adquirido através de recursos do Projeto Temático FAPESP, número 2016/23891-6, na modalidade Equipamentos Multiusuários (EMU).
Responsável
- Prof. Dr. Alex Antonelli
Localização
Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) - Centro de Computação John David Rogers (CCJDR) - Data Center
Descrição
O Cluster Computacional de Alto Desempenho (CCAD) do grupo Modelagem Computacional da Matéria Condensada - (MC)2 é composto de máquinas com processador Xeon Intel(R) Xeon(R) Gold 6148 CPU @ 2.40GHz da seguinte forma:
- Headnode com 40 cores Intel Xeon Gold 6148 CPU @ 2.40GHz e 96 GB de RAM;
- 22 nós de com 40 cores Intel Xeon Gold 6148 CPU @ 2.40GHz e 192 GB de RAM;
- Storage com volume de 100 TB;
- Interligação com switch Gigabit Ethernet administração e switch Infiniband EDR à 100 Gbps para comunicação de processos e NFS
Para ter acesso ao cluster é necessário um projeto aprovado de um docente do IFGW. O formulário de inscrição está disponível dos seguintes modos:
- Para docentes e comunidade do IFGW: Acesso ao formulário é através do site interno do IFGW https://os.ifi.unicamp.br, na fila CCJDR-HPC-Inclusao-Projeto;
- Para usuários externos: Formulário disponível, clique aqui.
O acesso ao cluster será através do comando ssh (ssh bohr) a partir da rede do IFGW. A partir do nó principal os jobs poderão ser enviados através do sistema de filas.
As instruções técnicas para utilização podem ser consultadas em Filas/Utilização e Software.
- Os usuários através, da ComTIC – Comissão de Tecnologia de Informação e de Comunicação do IFGW, podem discutir procedimentos e necessidades relacionadas ao cluster bohr.
- Caso o projeto seja aprovado para o uso do equipamento, o usuário será notificado.
- As regras básicas de utilização dos equipamentos de computadores de alto desempenho do CCJDR (IFGW) são também aplicadas a este equipamento.
Importante: Para os USUÁRIOS EXTERNOS ao IFGW/Unicamp, informamos que poderá ser aplicada uma taxa de manutenção pela utilização dos equipamentos a qual será cobrada do pesquisador responsável pela proposta submetida. Em caso de aprovação do tempo de utilização do equipamento, o usuário será notificado e devidamente instruído sobre o procedimento para a forma de pagamento da taxa aplicada, se for o caso.