Docente responsável: Prof. Dr. Luiz Fernando Zagonel
Grupo: Laboratório de Pesquisas Fotovoltaicas
Bolsas disponíveis
Tipo: Pós-doutorado
Quantidade de Bolsas: 1
Valor da bolsa:R$ 8.479,20
Nome do Financiador: Projeto FAPESP
Área
Física
Resumo do Projeto
O projeto FAPESP supracitado conta com uma vaga de Pós-Doutorado para atuação no estudo de materiais oticamente ativos via Microscopia de Varredura de Tunelamento (STM).
Os estudos estarão concentrados em materiais bidimensionais como TMDs e h-BN ou perovskitas sintetizadas para células solares. As atividades de pesquisa do projeto se situam na fronteira entre estudos mais fundamentais e estudos mais aplicados.
Tópicos de interesse incluem: efeitos do substrato nas propriedades de materiais 2D, efeitos de defeitos nos materiais 2D, correlação temporal de fótons únicos, espectroscopia de partícula única (perovskitas e outras nanopartículas), segregação em bordas de grão (perovskitas) e alinhamentos de banda em células solares.
O(a) Pós-Doutor(a) que assumir a vaga deverá protagonizar estudos dentro do projeto e também colaborar com estudantes de pós-graduação atuando no mesmo projeto.
Para candidatar-se à vaga, é necessário ter doutorado e experiência com STMs. Experiência com STM operando em UHV e em temperaturas criogênicas é apreciado. Experiências prévias valorizadas incluem: materiais 2D, nanopartículas, perovskitas, outras técnicas de microscopia de varredura por sonda – SPM (AFM, KPFM) e outras técnicas de superfície (LEED, XPS, UPS).
Interessados devem enviar e-mail para o coordenador do projeto contendo carta de interesse, link para CV Lattes, Sumula Curricular FAPESP e contato de pesquisadores que podem recomendar.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.