Acompanhamento Semestral de AtividadesSistema e etapas que guiam as atividades acadêmicas dos alunos de pós-graduação do IFGW

Sistema de Acompanhamento de Atividades Semestrais

SAAS (Usuário e senha são os mesmos utilizados para acesso à sua conta de e-mail no IFGW)

As atividades acadêmicas dos alunos de pós-graduação do IFGW são acompanhadas pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) utilizando o Sistema de Acompanhamento de Atividades Semestrais (SAAS), de acordo com as seguintes etapas:

  1. Após o ingresso no curso, os alunos têm até quatro meses para definir seu orientador, que naquele momento já deverá estar previamente credenciado como Professor Permanente, Colaborador ou Visitante deste Programa de Pós-Graduação. Para oficializar a orientação, deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação do IFGW o formulário de aceite de orientação. Neste formulário, deve-se preencher o código do curso 04 para Mestrado em Física ou 54 para Doutorado em Física. O campo "Área de Concentração" deve conter uma dos opções: "Física" ou "Física Aplicada", e os "Dados do Coordenador da Comissão de Programa" devem ser mantidos em branco. O campo do orientador deve ser preenchido com os dados pertinentes, e no campo "Dados do Coordenador Geral da CPG" devem ser inseridos os seguintes dados: Matrícula 286632, Nome Marcos Cesar de Oliveira. O formulário deve ser então impresso e a assinatura do orientador deve ser colhida antes do formulário ser entregue na secretaria.

  2. Com o orientador registrado, os alunos devem inserir no SAAS seu plano de tese/dissertação acordado com o orientador, até oito meses após o ingresso no curso. O plano de tese ou dissertação deve seguir o modelo descrito neste link, e deve conter as seguintes seções:

    1. Introdução e justificativa;
    2. Objetivos;
    3. Descrição das etapas previstas do trabalho e cronograma de sua execução (os relatórios subsequentes devem indicar se o cronograma está sendo cumprido);
    4. Material e/ou métodos;
    5. Forma de análise dos resultados;
    6. Síntese da bibliografia fundamental;

    Recomenda-se que o projeto de pesquisa tenha entre 5 e 10 páginas.

    O plano de tese passará pela aprovação digital do orientador e depois será encaminhado a um assessor, que fará considerações sobre o mesmo. Em seguida, a CPG irá aprovar o plano de tese ou devolver o plano para revisões. Caso revisões sejam necessárias, o aluno e orientador terão um mês para submeter um plano revisado, e o processo de revisão se repetirá.

  3. Os alunos devem entregar, também via SAAS, relatórios periódicos de atividades discentes, seguindo modelo fornecido neste link, até a ocasião da defesa da tese ou dissertação. O primeiro relatório deve ser entregue no máximo até 13 meses após o ingresso no curso, e deve fazer referência às atividades dos 12 primeiros meses. Os relatórios subsequentes devem ser entregues semestralmente, até os dias 31 de Agosto e 31 de Março de cada ano, referente às atividades realizadas entre 01 de Março e 31 de Julho, ou entre 01 de Agosto e 28 de Fevereiro, respectivamente. O relatório deverá conter:

    1. Resumo das atividades acadêmicas no período - Mencionar disciplinas cursadas e conceitos obtidos; exames de qualificação, habilitação, proficiência ou pré-requisito realizados; participação em congressos/workshops/escolas; seminários e colóquios assistidos; participação como representante discente em órgãos colegiados; atividades de organização de eventos, etc.
    2. Resumo das atividades de desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. O relatório não deverá meramente informar o tópico que foi investigado naquele semestre, mas sim explicar os principais avanços no projeto e desafios encontrados, de forma completa o suficiente para que o assessor possa emitir comentários técnicos e/ou sugerir avanços ou mudanças caso seja pertinente. Incentiva-se a inserção de figuras e tabelas que ilustrem ou demonstrem os resultados obtidos, se houver. Mencionar se houve mudanças nos objetivos, metodologia e/ou cronograma de execução do projeto em relação ao proposto inicialmente ou no relatório anterior. Se pertinente, descrever as alterações propostas.

      Os relatórios serão encaminhados para análise de um assessor, e poderão ser aprovados ou devolvidos para adequação. Em alguns casos, os relatórios podem ser aprovados com algumas ressalvas, que deverão ser detalhadamente respondidas na entrega do relatório subsequente.

  4. Para ingressantes a partir de 2016, bolsistas FAPESP também devem entregar dos relatórios semestrais de atividades discentes, assim como inserir seu plano de tese no sistema dentro do prazo regulamentar.