Admissão e MatrículasAdmissão de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado

 
  • Segundo semestre 2017
  • Primeiro semestre de 2017

O programa de pós-graduação do IFGW realiza semestralmente processo seletivo para a admissão de candidatos aos cursos de doutorado e de mestrado. Os candidatos aceitos podem receber bolsa de estudo de cota da CAPES ou CNPq. Para o programa doutorado direto a duração da bolsa é de 60 meses, para a de doutorado 48 meses e a de mestrado 24 meses. Há ainda a possibilidade do aluno e orientador aplicarem a uma bolsa da FAPESP, que oferece vantagens adicionais. O pedido de bolsa à Fapesp pode ser feito antes mesmo da admissão do aluno no nosso programa, uma vez que o comprovante de matrícula é exigido somente na fase de contratação da bolsa.

Inscrições para ingresso no segundo semestre de 2017

Importante: O regulamento do programa de pós-graduação em Física do IFGW sofreu modificações importantes a serem aplicadas para os ingressantes de 2016 em diante. Clique aqui para ver a compilação das novas regras no Catálogo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física.

Para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW, espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições (EUF 2017-2, EUF 2017-1, EUF 2016-2, EUF 2016-1, EUF 2015-2 ou EUF 2015-1), podendo-se entretanto considerar casos excepcionais de candidatos(as) que não tenham realizado este exame mediante justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes do IFGW. O exame pode ser aplicado em Português ou Inglês, e o candidato pode solicitar que seja aplicado em sua instituição de origem, caso esta não esteja entre os locais inicialmente indicados para aplicação. A solicitação será avaliada pelo comitê organizador do EUF. Veja a página do EUF para instruções detalhadas.

Para ingresso no segundo semestre de 2017, seguiremos o seguinte calendário:

  • 23 de Janeiro a 17 de Fevereiro de 2017: Inscrições no Exame Unificado em Física (EUF) - instruções e inscrições diretamente no site do exame.
  • 4 e 5 de Abril de 2017: Realização do EUF.
  • 17 de Maio de 2017: Data-limite para divulgação dos resultados do EUF.
  • 1º de Abril a 21 de Maio de 2017: Período de inscrições no processo de seleção para ingresso no programa de pós-graduação do IFGW através do sistema Siga da Diretoria Acadêmica e envio de documentos por e-mail.
  • 20 de Junho de 2017: Data-limite para divulgação do resultado do processo seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado do IFGW, nesta página.
  • 12 a 14 de Julho de 2017: Período regular de matrícula em disciplinas para o 2º período letivo de 2017 (alunos Ingressantes).
  • 31 de Julho de 2017: Período suplementar de matrícula em disciplinas para o 2º período letivo de 2017 (alunos Ingressantes que não se matricularem no período regular).
  • 31 de Julho de 2017: Início das aulas.

Além da realização do exame de ingresso (EUF) e da pré-inscrição no sistema Siga da Diretoria Acadêmica, cópias escaneadas dos seguintes documentos deverão ser enviadas para análise ao endereço ingressopos @ ifi.unicamp.br até a data limite para inscrição:

  • Carta de intenções - motivação de ingresso no curso;
  • Histórico escolar da Graduação, com CR e/ou média final, e com o nome das disciplinas cursadas, incluindo reprovações se houver;
  • Histórico escolar do Mestrado, se houver, com CR e/ou média final, e com o nome das disciplinas cursadas, incluindo reprovações e trancamentos de matrícula, se houver;
  • Declaração assinada pelo candidato atestando que os Históricos escolares encaminhados mostram todas as reprovações e trancamentos de matrícula ocorridos na Graduação e, se for o caso, no Mestrado.
  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Cópia do CPF, RG ou RNE (se houver) ou, na ausência destes, página frontal do passaporte;
  • Diploma ou certificado de conclusão de graduação (pode ser substituído por uma declaração de possível conclusão do curso, emitida pela coordenadoria de graduação).
  • Cartas de recomendação (opcional, sendo no máximo três por candidato). Clique aqui para o modelo sugerido para a carta. Os formulários/cartas de recomendação preenchidos devem ser enviados diretamente através do e-mail institucional do Professor responsável pelo preenchimento, para o endereço ingressopos @ ifi.unicamp.br, até a data limite para a inscrição. Formulários/cartas recebidos de endereços genéricos não serão considerados.
  • Resultados no GRE e outros exames internacionalmente reconhecidos, se houver (opcional).

Atenção: É importante verificar que o Status de sua inscrição no sistema Siga da DAC é "Completa" até a data-limite informada, caso contrário sua inscrição poderá não ser considerada. O upload de uma foto recente (padrão documento) é obrigatório. A foto será usada para confeção de sua carteirinha estudantil, caso a inscrição seja aprovada, portanto fotos informais ou de webcams não serão aceitas. Problemas na inscrição deverão ser informados ao endereço ingressopos @ ifi.unicamp.br antes da data-limite.

Os inscritos serão avaliados e selecionados pela Comissão de Seleção de Ingressantes, seguindo os critérios e procedimentos descritos abaixo. As inscrições serão consideradas apenas se os documentos listados acima forem enviados ao e-mail ingressopos @ ifi.unicamp.br até a data limite para a inscrição.

Procedimentos e critérios de seleção

Em uma primeira etapa, a Comissão de Seleção de Ingressantes, designada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/IFGW), fará uma análise preliminar da documentação das inscrições para admissão na PG no IFGW e poderá desclassificar aquelas que julgar inaptas por critérios acadêmicos. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação das mesmas em dois grupos.

GRUPO 1: Inscritos com nota no exame unificado de física (EUF) entre no quartil superior dentre todos aqueles que prestaram o exame no semestre correspondente (i.e., classificação percentual 75 % ou superior).

GRUPO 2: Demais inscritos.

A classificação final das inscrições aptas será feita respeitando-se a seguinte ordem, separadamente para Mestrado e Doutorado: (i) todos as inscrições do grupo 1, seguidos por (ii) todas as inscrições do grupo 2. Dentro de cada grupo, caberá à Comissão de Seleção de Ingressantes classificar as inscrições, podendo utilizar como parâmetros a nota no EUF e outros exames internacionalmente reconhecidos, histórico escolar e acadêmico e cartas de recomendação. A participação do candidato no EUF é obrigatória para a análise da inscrição, podendo-se considerar casos excepcionais sob justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes. Neste caso, a apresentação de resultado em outro exame internacionalmente reconhecido (ex. GRE) é altamente recomendável.

O resultado final de cada inscrição, baseado na classificação interna definida acima, poderá ser (i) aprovado(a) com bolsa de cota, (ii) aprovado(a) sem bolsa de cota, ou (iii) não-aprovado(a), e será comunicado nesta página até a data-limite indicada acima. Uma carta oficial de aceitação no programa também será enviada aos candidatos aprovados.

Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF)

O Exame Unificado em Física (EUF) constará de questões discursivas e abrangerão o conteúdo das disciplinas de graduação de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Fí­sica Moderna, Mecânica Quântica e Termodinâmica e Fí­sica Estatística. O Edital com todas as informações relevantes pode ser encontrado na página do exame na internet.

Atenção: Para os candidatos que tiverem feito o exame mais de uma vez nas últimas 6 edições, será considerada a maior nota.

Atenção: A inscrição no EUF não implica automaticamente na inscrição no programa de pós-graduação do IFGW. As duas inscrições devem ser realizadas separadamente.

Abaixo, o candidato também poderá encontrar cópias de exames anteriores que também podem servir como referência. Clique sobre o semestre e ano desejado para ver o exame.

Folhas de questões (EUF 2017-1).
Gabarito do último exame realizado (EUF 2017-1).
Critérios de correção do último exame realizado (EUF 2017-1).

Matrícula de ingressantes

As matrículas para os alunos ingressantes são efetuadas pela DAC, através das Secretarias de Pós-Graduação, em dias e horários previstos no Calendário Escolar.

Documentos exigidos para Estudantes Brasileiros

Estudantes brasileiros devem apresentar as fotocópias autenticadas dos seguintes documentos, ou fotocópias acompanhadas dos originais:

  • diploma de Graduação devidamente registrado* (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo certificado de conclusão de graduação);
  • carteira de identidade;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento ou casamento;

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas em Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros devem apresentar as cópias autenticadas, ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • diploma de Graduação* (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo certificado de conclusão de graduação);
  • registro nacional de estrangeiro (RNE) ou protocolo de registro;
  • páginas do passaporte: página de rosto, onde consta sua identificação; página do visto; página com o carimbo de entrada; página com o carimbo de registro;
  • certidão de nascimento ou casamento.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas em Documentos produzidos no exterior.

*Nota: O Diploma de Graduação devidamente registrado deve ser apresentado pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa de sua dissertação ou tese, não ultrapassando o prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula.

Renovação de matrícula

Os alunos regulares devem renovar sua matrícula, semestralmente, no período estipulado no calendário escolar, via web. O calendário escolar pode ser acessado aqui.

O programa de pós-graduação do IFGW realiza semestralmente processo seletivo para a admissão de candidatos aos cursos de doutorado e de mestrado. Os candidatos aceitos podem receber bolsa de estudo de cota da CAPES ou CNPq. Para o programa doutorado direto a duração da bolsa é de 60 meses, para a de doutorado 48 meses e a de mestrado 24 meses. Há ainda a possibilidade do aluno e orientador aplicarem a uma bolsa da FAPESP, que oferece vantagens adicionais. O pedido de bolsa à Fapesp pode ser feito antes mesmo da admissão do aluno no nosso programa, uma vez que o comprovante de matrícula é exigido somente na fase de contratação da bolsa.

Inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2017

A lista de aprovados para ingresso no primeiro semestre de 2017 pode ser consultada aqui

Importante: O regulamento do programa de pós-graduação em Física do IFGW sofreu modificações importantes a serem aplicadas para os ingressantes de 2016 em diante. Clique aqui para ver a compilação das novas regras no Catálogo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física.

Para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW, espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições (EUF 2017-1, EUF 2016-2, EUF 2016-1, EUF 2015-2, EUF 2015-1, ou EUF 2014-2), podendo-se entretanto considerar casos excepcionais de candidatos(as) que não tenham realizado este exame mediante justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes do IFGW. O exame pode ser aplicado em Português ou Inglês, e o candidato pode solicitar que seja aplicado em sua instituição de origem, caso esta não esteja entre os locais inicialmente indicados para aplicação. A solicitação será avaliada pelo comitê organizador do EUF. Veja a página do EUF para instruções detalhadas.

Cópia das folhas de questões e formulário do último exame realizado (EUF 2016-2): Parte 1 e Parte 2.
Gabarito do último exame realizado (EUF 2016-2).
Critérios de correção do último exame realizado (EUF 2016-2).

Para ingresso no primeiro semestre de 2017, seguiremos o seguinte calendário:

  • 13 de Julho a 10 de Agosto de 2016: Inscrições no Exame Unificado em Física (EUF) - instruções e inscrições diretamente no site do exame.
  • 4 e 5 de Outubro de 2016: Realização do EUF.
  • 18 de Novembro de 2016: Data-limite para divulgação dos resultados do EUF.
  • 1º de Outubro a 21 de Novembro de 2016: Período de inscrições no processo de seleção para ingresso no programa de pós-graduação do IFGW através do sistema Siga da Diretoria Acadêmica e envio de documentos por e-mail.
  • 16 de Dezembro de 2016: Data-limite para divulgação do resultado do processo seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado do IFGW, nesta página.
  • 13 a 15 de Fevereiro de 2017: Período regular de matrícula em disciplinas para o 1º período letivo de 2017 (alunos Ingressantes).
  • 2 de Março de 2017: Período suplementar de matrícula em disciplinas para o 1º período letivo de 2017 (alunos Ingressantes que não se matricularem no período regular).
  • 2 de Março de 2017: Início das aulas.

Além da realização do exame de ingresso (EUF) e da pré-inscrição no sistema Siga da Diretoria Acadêmica, cópias escaneadas dos seguintes documentos deverão ser enviadas para análise ao endereço ingressopos @ ifi.unicamp.br até a data limite para inscrição:

  • Carta de intenções - motivação de ingresso no curso;
  • Histórico escolar da Graduação, com CR e/ou média final, e com o nome das disciplinas cursadas, incluindo reprovações se houver;
  • Histórico escolar do Mestrado, se houver, com CR e/ou média final, e com o nome das disciplinas cursadas, incluindo reprovações e trancamentos de matrícula, se houver;
  • Declaração assinada pelo candidato atestando que os Históricos escolares encaminhados mostram todas as reprovações e trancamentos de matrícula ocorridos na Graduação e, se for o caso, no Mestrado.
  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Cópia do CPF, RG ou RNE (se houver) ou, na ausência destes, página frontal do passaporte;
  • Diploma ou certificado de conclusão de graduação (pode ser substituído por uma declaração de possível conclusão do curso, emitida pela coordenadoria de graduação).
  • Cartas de recomendação (opcional, sendo no máximo três por candidato). Clique aqui para o modelo sugerido para a carta. Os formulários/cartas de recomendação preenchidos devem ser enviados diretamente através do e-mail institucional do Professor responsável pelo preenchimento, para o endereço ingressopos @ ifi.unicamp.br, até a data limite para a inscrição. Formulários/cartas recebidos de endereços genéricos não serão considerados.
  • Resultados no GRE e outros exames internacionalmente reconhecidos, se houver (opcional).

Atenção: É importante verificar que o Status de sua inscrição no sistema Siga da DAC é "Completa" até a data-limite informada, caso contrário sua inscrição poderá não ser considerada. O upload de uma foto recente (padrão documento) é obrigatório. A foto será usada para confeção de sua carteirinha estudantil, caso a inscrição seja aprovada, portanto fotos informais ou de webcams não serão aceitas. Problemas na inscrição deverão ser informados ao endereço ingressopos @ ifi.unicamp.br antes da data-limite.

Os inscritos serão avaliados e selecionados pela Comissão de Seleção de Ingressantes, seguindo os critérios e procedimentos descritos abaixo. As inscrições serão consideradas apenas se os documentos listados acima forem enviados ao e-mail ingressopos @ ifi.unicamp.br até a data limite para a inscrição.

Procedimentos e critérios de seleção

Em uma primeira etapa, a Comissão de Seleção de Ingressantes, designada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/IFGW), fará uma análise preliminar da documentação das inscrições para admissão na PG no IFGW e poderá desclassificar aquelas que julgar inaptas por critérios acadêmicos. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação das mesmas em dois grupos.

GRUPO 1: Inscritos com nota no exame unificado de física (EUF) entre no quartil superior dentre todos aqueles que prestaram o exame no semestre correspondente (i.e., classificação percentual 75 % ou superior).

GRUPO 2: Demais inscritos.

A classificação final das inscrições aptas será feita respeitando-se a seguinte ordem, separadamente para Mestrado e Doutorado: (i) todos as inscrições do grupo 1, seguidos por (ii) todas as inscrições do grupo 2. Dentro de cada grupo, caberá à Comissão de Seleção de Ingressantes classificar as inscrições, podendo utilizar como parâmetros a nota no EUF e outros exames internacionalmente reconhecidos, histórico escolar e acadêmico e cartas de recomendação. A participação do candidato no EUF é obrigatória para a análise da inscrição, podendo-se considerar casos excepcionais sob justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes. Neste caso, a apresentação de resultado em outro exame internacionalmente reconhecido (ex. GRE) é altamente recomendável.

O resultado final de cada inscrição, baseado na classificação interna definida acima, poderá ser (i) aprovado(a) com bolsa de cota, (ii) aprovado(a) sem bolsa de cota, ou (iii) não-aprovado(a), e será comunicado nesta página até a data-limite indicada acima. Uma carta oficial de aceitação no programa também será enviada aos candidatos aprovados.

Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF)

O Exame Unificado em Física (EUF) constará de questões discursivas e abrangerão o conteúdo das disciplinas de graduação de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Fí­sica Moderna, Mecânica Quântica e Termodinâmica e Fí­sica Estatística. O Edital com todas as informações relevantes pode ser encontrado na página do exame na internet.

Atenção: Para os candidatos que tiverem feito o exame mais de uma vez nas últimas 6 edições, será considerada a maior nota.

Atenção: A inscrição no EUF não implica automaticamente na inscrição no programa de pós-graduação do IFGW. As duas inscrições devem ser realizadas separadamente.

Abaixo, o candidato também poderá encontrar cópias de exames anteriores que também podem servir como referência. Clique sobre o semestre e ano desejado para ver o exame.

Cópia das folhas de questões e formulário do último exame realizado (EUF 2016-2): Parte 1 e Parte 2.
Gabarito do último exame realizado (EUF 2016-2).
Critérios de correção do último exame realizado (EUF 2016-2).

Matrícula de ingressantes

As matrículas para os alunos ingressantes são efetuadas pela DAC, através das Secretarias de Pós-Graduação, em dias e horários previstos no Calendário Escolar.

Estudantes Brasileiros

Estudantes brasileiros devem apresentar as fotocópias autenticadas dos seguintes documentos, ou fotocópias acompanhadas dos originais:

  • diploma de Graduação devidamente registrado (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo certificado de conclusão de graduação);
    Observação: Diploma de Graduação devidamente registrado deve ser apresentado pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa de sua dissertação ou tese, não ultrapassando o prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula
  • carteira de identidade;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • 1 foto 3x4

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, para que tenha validade no território nacional devem estar autenticados por repartição consular brasileira, no país de origem dos documentos, e traduzidos por tradutor juramentado.

Deve-se observar as seguintes ressalvas:

  • autenticações consulares: estão delas isentos documentos provenientes da França, em função de acordo entre o Brasil e esse país. Documentos expedidos na Argentina, ao invés de estarem autenticados pela repartição consular brasileira, podem apresentar a autorização de sua Chancelaria, igualmente em função de acordo entre o Brasil e esse país;
  • traduções: estão delas isentos documentos provenientes da França, em função de acordo entre o Brasil e esse país;

Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros devem apresentar as fotocópias autenticadas dos seguintes documentos, ou fotocópias acompanhadas dos originais:

  • diploma de Graduação (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo certificado de conclusão de graduação); Observação: Diploma de Graduação devidamente registrado deve ser apresentado pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa de sua dissertação ou tese, não ultrapassando o prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula.
  • registro nacional de estrangeiro (RNE) ou protocolo de registro;
  • páginas do passaporte: página de rosto, onde consta sua identificação; página do visto; página com o carimbo de entrada; página com o carimbo de registro;
  • certidão de nascimento ou casamento.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, para que tenha validade no território nacional devem estar autenticados por repartição consular brasileira, no país de origem dos documentos, e traduzidos por tradutor juramentado.

Deve-se observar as seguintes ressalvas:

  • autenticações consulares: estão delas isentos documentos provenientes da França, em função de acordo entre o Brasil e esse país. Documentos expedidos na Argentina, ao invés de estarem autenticados pela repartição consular brasileira, podem apresentar a autorização de sua Chancelaria, igualmente em função de acordo entre o Brasil e esse país;
  • traduções: estão delas isentos documentos provenientes da França, em função de acordo entre o Brasil e esse país;

Renovação de matrícula

Os alunos regulares devem renovar sua matrícula, semestralmente, no período estipulado no calendário escolar, via web. O calendário escolar pode ser acessado aqui.