Relatório de Gestão IFGW
Julho 2014 - Julho 2017
Diretor: Newton Cesário Frateschi
Diretor Associado: Luis Eduardo Evangelista de Araújo
Introdução
Apresentamos aqui um breve relatório de nossa gestão na diretoria do Instituto de Física Gleb Wataghin. Neste relato, trataremos de evidenciar alguns dos pontos principais de nossa gestão do ponto de vista administrativo e acadêmico nestes três anos de gestão. Este relatório se divide em dez itens: Ensino de Graduação, pesquisa, extensão, gestão de servidores docentes, gestão de servidores não docentes, Biblioteca do Instituto de Física (BIF), Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF), Laboratório Multiusuários (LAMULT), Centro de Computação John David Rogers (CCJDR) e Infraestrutura Geral/Oficinas de Apoio. Já de antemão agradecemos a todos e a cada um dos docentes, funcionários e alunos de nossas equipes e da comunidade como um todo que tanto contribuíram para nossos avanços nestes anos. Também agrademos o apoio da administração central da UNICAMP na gestão do Prof. José Tadeu Jorge e agora também, em nossa breve interação, na gestão do Prof. Marcelo Knobel.
1) Ensino de Graduação
1.1) Bacharelado e Licenciatura em Física
Coordenador: Prof. Dr. Abner de Siervo
Coordenador Associado: Prof. Dr. Rickson Mesquisa
Ações administrativas
A Coordenadoria de Graduação procurou aperfeiçoar as atividades acadêmicas e administrativas de forma a tornar o trabalho mais eficiente, rápido e de melhor qualidade para toda a comunidade que atendemos: interna ao IFGW (alunos, professores, professores colaboradores, PEDS e PADs, e funcionários) e externa (milhares de alunos e mais de 18 outras coordenadorias atendidas pelas disciplinas de serviço). Com a efetiva atuação da Coordenação de Engenharia Física junto a Coordenação de Graduação do IFGW as atividades administrativas corriqueiras foram divididas entre os coordenadores como, por exemplo: atendimentos a alunos, avaliação de estágios, análise de diplomas, atribuição didática, matrícula, vagas remanescentes, programas PED e PAD, PAA, etc. Da mesma forma, o IFGW tem ao longo das ultimas gestões desempenhado sempre um papel de protagonismo nas subcomissões permanentes da Comissão Central de Graduação (CCG) e grupos de trabalho e outras subcomissões ligadas à CCG. A forma que encontramos para atuar eficientemente e sem sobrecarregar este ou aquele coordenador, também foi a da divisão na participação nestas subcomissões: COMVEST, Formação de Professores, Relatores, Intercâmbio, Legislações e Normas, Vetores e Disciplinas AM, Professor Especialista Visitante de Graduação, PAA, entre outras. Desta forma, avaliamos que a equipe de Coordenadores do IFGW realizou um trabalho importante e de destaque para a melhoria do Ensino de Graduação no IFGW e na UNICAMP.
As atividades administrativas e acadêmicas de graduação só puderam ser realizadas graças a uma equipe extremamente eficiente e dedicada da Secretaria de Graduação (SecGrad) que contou com a inestimável colaboração de suas funcionárias.
Algumas ações administrativas merecem destaque. Exemplificamos aqui uma maior informatização de todas as ações da secretaria, com diminuição de papel, maior agilidade nos processos, registro e mais transparência das ações. Entre elas, destacamos a consolidação e melhoria do sistema de atribuição didática (http://cargadidatica.ifi.unicamp.br) que foi implantado na gestão anterior. Certamente esta ferramenta, que contou com um importante aporte por parte da diretoria e colaboração do CCJDR para ser finalizado, tornou a atividade relacionada à atribuição didática muito mais eficiente, transparente e fácil para a comunidade docente.
Ações Acadêmicas
No início da gestão, algumas metas e ações foram colocadas pela Direção do Instituto. Entre elas, uma revisão e reformulação curricular face às inúmeras saídas possíveis proporcionadas pelo IFGW nos cursos de graduação: Bacharelado em Física, Licenciatura em Física, Bacharelado em Física Médica, Bacharelado em Física Biomédica, Bacharelado em Engenharia Física.
Ocorreram por exemplo, algumas ações pontuais, mas necessárias, como revisões de vetores de disciplina, pré-requisitos e semestralidade das mesmas. No caso das disciplinas teóricas básicas (F x28), a revisão era necessária e veio corrigir uma defasagem entre a prática realizada e o que era contabilizado, algo que estava prejudicando a concessão, por exemplo, de PEDs e PADs e a forma de contabilização da carga didática dos docentes. Reforçamos as ações nas disciplinas coordenadas para melhorar a utilização dos bancos de questões. Neste sentido a coordenação dedicou um maior número de PEDs volantes para estas disciplinas e diminuição da carga docente para os coordenadores que propuseram novas ações nas disciplinas, como por exemplo, a reformulação no oferecimento de turmas especiais com intensa inserção de atividades no sistema Moodle. Incluímos F 315 (Mecânica Geral) no grupo de disciplinas de alta demanda e coordenadas e extinguimos a disciplina F 313 (Mecânica Geral – Engenharia). Ampliamos o oferecimento de disciplinas eletivas de tópicos (muitas delas acompanhando disciplinas de pós-graduação). Criamos novas disciplinas eletivas, por exemplo, a Física Computacional e disciplinas voltadas a projetos.
Procuramos melhorar a visibilidade do curso para o aluno ingressante com a criação de uma página de boas vindas pré-matrícula e convite dos aprovados em primeira chamada para participarem de um evento de apresentação do Curso e da universidade.
Além disto, mantivemos e intensificamos várias ações para maior participação dos alunos em atividades extracurriculares como apoio à Quanta Jr (oferecimento semestral da disciplina eletiva F 010), participação dos alunos (CAF) nas propostas para os Pasteis Meeting, Oferecimento em diferentes oportunidades de disciplinas eletivas com apoio do Programa Professor Especialista Visitante da Graduação. Estabelecemos alguns acordos internacionais para propiciar a obtenção de duplo diploma e intercâmbio, em particular destacamos o grupo de universidades vinculados à ParisTech e McMaster (Canadá).
Outras ações merecem um particular destaque.
Reformulação do catálogo da Licenciatura
Tendo em vista a renovação da certificação do Curso, cujo processo inicia-se em setembro/2017, somado às novas normativas do Conselho Estadual de Educação (CEE) e Conselho Nacional de Educação (CNE), iniciamos em 2015 uma ampla discussão sobre uma reformulação necessária do currículo da licenciatura, primeiramente com o objetivo de atender as normas do CEE e CNE, mas observando ser esta uma oportunidade singular para melhorar significativamente o catálogo da licenciatura, tornando os cursos noturno (40) e integral (04-AB) mais homogêneos entre si, mas sem deixar de reconhecer os diferentes perfis dos estudantes que ingressam nestes cursos que demandam ações diferenciadas. Os trabalhos foram liderados pelo Prof. Rickson C. Mesquita, que realizou um amplo estudo do perfil de nossos alunos, o que ajudou a nortear uma subcomissão composta pelos professores Rickson C. Mesquita, Abner de Siervo, Marcelo Guzzo, Thiago Alegre e Fernando Paixão, a propor uma reformulação que foi discutida com a comunidade discente e docente, culminando com o catálogo proposto para 2018. Nele podemos destacar: 1-uma melhor organização e sequencialidade das disciplinas do núcleo básico de matemática (Cálculos, Geometria Analítica, Estatística); 2-criação de uma disciplina introdutória à Física para os alunos do Curso 40 visando recuperar déficits de formação em matemática; 3-maior flexibilização na escolha dos grupos de disciplinas eletivas e de laboratórios, gerando opções mais atuais e que melhor atende os reingressantes para o bacharelado; 4-reformulação do núcleo de disciplinas obrigatórias envolvendo Mecânica Geral, Termodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna; 5-criação de disciplinas de prática e iniciação à docência, 6-revisão do núcleo de disciplinas ligadas à pedagogia do ensino.
Revisão das disciplinas de laboratório básico
Iniciamos também uma ampla discussão para aplicar novas práticas nas disciplinas de laboratório, em particular as disciplinas de laboratório básicas (F x29). Algumas ações já estão sendo aplicadas nas disciplinas nos últimos dois semestres. A discussão e implementação das ações contou fundamentalmente com um GT envolvendo os professores Abner de Siervo, Luis Araujo, Sandro Guedes, Luis Zagonel, e Gustavo Wiederhecker. As principais ações podem ser resumidas em: proporcionar que o aluno evolua nas disciplinas de laboratório de forma a tornar-se mais independente no planejamento, execução e avaliação das atividades realizadas nas disciplinas de laboratório (diminuir o uso de roteiros), retomar a cultura do caderno de laboratório, reformular e diminuir o número de experimentos, iniciar o conceito de projetos (experimentos desafios), uniformização de regras de avaliação e conceitos de incerteza, propagação e erros estatísticos. Ampliar a atuação dos PADs e PEDs com aulas tutorias sobre o uso de ferramentas para confecção de gráficos, interfaciamento com computador, etc (Origin, Python, etc). Estão sendo discutidas ações necessárias no sentido de mudar o número de créditos das disciplinas F x29 de 2 créditos (com vetor L=laboratório), para 4 créditos (2 créditos L + 2 créditos O=orientação não presencial). Esta é uma demanda antiga por parte dos alunos e reconhecida pela maioria dos docentes, bem como bem aceita por coordenadores de outras unidades.
1.2) Física Médica e Biomédica
Os cursos de Física Médica e Biomédica ganharam especial atenção na atual gestão. Uma das prioridades foi a análise do panorama da Física Médica e da pesquisa em Física aplicada à Biologia e Medicina no Brasil, que culminou em reformulações curriculares em ambos os cursos. No curso de Física Biomédica, as alterações aprovadas entre 2015 e 2016 (e em vigor desde 2017) visaram uma maior otimização das disciplinas obrigatórias, de forma a aproveitar disciplinas já existentes no bacharelado em Física e/ou na Física Médica. Como resultado, o curso atualmente proporciona um currículo mais liberal e moderno, onde o aluno é responsável pelas suas escolhas, podendo direcionar a ênfase da sua formação para a Física Médica ou para o Bacharelado em Física. Neste novo formato, o curso se aproxima de cursos interdisciplinares mais atuais, permitindo aos alunos do curso 51 optarem por uma formação de Física aplicada à Biologia e Medicina, uma área que tem ganhado bastante atenção no meio acadêmico do IFGW, no Brasil e no mundo.
O curso de Física Médica também passou por reformulações curriculares entre 2016 e 2017, e que entrarão em vigor nos próximos catálogos. Nesta reformulação, as disciplinas específicas de Física Médica foram reorganizadas, de forma a otimizar seu conteúdo e a permitir que as mesmas sejam oferecidas exclusivamente por docentes do IFGW (até então, o curso dependia da colaboração do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) para ministrar disciplinas específicas do IFGW). Além disto, a Coordenação de Graduação do IFGW tem acompanhado e se aproximado das disciplinas de estágio oferecidas pela FCM, um antigo ponto de reclamação dos alunos e dos professores da FCM.
Junto aos alunos, construímos uma rede de discussão mais próxima entre os mesmos e a coordenação de graduação do IFGW. Nos 3 primeiros semestres passamos a oferecer informações mais detalhadas sobre a carreira de Físico Médico, bem como sobre as diferenças entre os cursos de Física Médica e Física Biomédica, através de palestras específicas em FM003 e com o oferecimento de uma disciplina eletiva específica para alunos interessados nestes cursos no 2o semestre. Todo ano o processo de seleção para os cursos de Física Médica e Biomédica se encerram com uma reunião de boas-vindas da coordenação com os alunos ingressantes e veteranos, onde o curso é apresentado e discutido. Por fim, os alunos cursando o estágio em Física Médica são acompanhados de perto pela coordenação, e tem recebido apoio da diretoria para se inserir no mercado através de participação em congressos nacionais de Física Médica, cursos de especialização voltados para físicos médicos, e realização do Congresso de Física Médica do IFGW, organizado integralmente por alunos do curso de Física Médica. Junto aos egressos dos cursos de Física Médica e Biomédica, criamos uma rede alumni que atualmente conta com informações de mais de 80% dos alunos formados.
Todas estas ações tem resultado num aumento expressivo da procura para os cursos de Física Médica e Biomédica no IFGW desde 2014 (Figura abaixo).

Figura 1 - Número de alunos inscritos no processo de seleção para os cursos de Física Médica (verde) e Biomédica (azul), separados por ano.

Figura 2 - Alunos de Física Médica que organizaram o ConFiMe em 2015

Figura 3 - Alunos de Física Médica que organizaram o ConFiMe em 2014

Figura 4 - Alunos de Física Médica e Biomédica em aula prática no Laboratório de Física Médica do IFGW.
- Resumo dos pontos principais:
- - aumento da procura dos alunos pelos cursos de Física Médica e Biomédica
- - reformulação curricular dos cursos de Física Médica e Física Biomédica
- - não dependência do CEB para as disciplinas específicas de Física Médica do IFGW
- - reaproximação dos estágios entre o IFGW e a FCM
- Eventos
- - Boas-Vindas aos alunos selecionados em Física Médica e Biomédica
- - Pastel-Meeting específicos em Física Médica e Biomédica
- - Apoio ao ConFiMe
- - Apoio para participação dos alunos no Congresso brasileiro de Física Médica (CBFM) e em cursos de especialização
1.3) Engenharia Física
Coordenador: Prof. Dr. Pascoal Pagiluso
Coordenador associado: Prof. Dr. Paulo Dainese
O curso de Engenharia Física (EF) da Unicamp conta com a coordenação do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e a participação fundamental de outras unidades da Unicamp, tais como IMECC, FCA, FEEC, IC, IB, IE e IQ.
O curso de EF foi criado em 2013 e o principal compromisso da coordenadoria de graduação da EF nesta gestão, sempre apoiada pela Direção do IFGW, foi a implementação completa do curso, acompanhando semestre a semestre todos os alunos e resolvendo prontamente todos os imprevistos que aparecem quando um projeto idealizado começa a se desenvolver na prática. Diversas correções de horários de disciplinas ocorreram visando acomodar um horário mais eficiente e otimizar a logística de transporte para Limeira, sempre com total apoio da Direção do IFGW e da FCA. Todos esses problemas de grade horária foram resolvidos de forma definitiva e não serão mais alterados. Já a grade curricular do curso está sendo revisada por um grupo de trabalho específico que fará alterações sempre que for necessário. Desde o seu início, três processos seletivos ocorreram nesta gestão, ocasionando a escolha de 45 alunos que constituem as turmas de 2013, 2014 e 2015 do curso de Engenharia Física da Unicamp, cada uma com 15 alunos (a turma de 2016 terá a sua seleção concluída em agosto de 2017). A relação candidato/vaga nos processos seletivos ficaram próximas a 2 candidatos/vaga nas três seleções.
Os alunos das três turmas 2013, 2014 e 2015 possuem um desempenho acadêmico excelente com coeficiente de rendimento médio CMR (média dos Coeficientes de Rendimento (CR) de todos os alunos da turma) igual a 0,7502, 0,7842, 0,8290 para as turmas de 2013, 2014 e 2015, respectivamente. Esses CRs são os maiores entre todos os cursos de Engenharia da Unicamp, dentro dos seus respectivos anos.
A coordenadoria de graduação da EF fez um acompanhamento bem de perto do desempenho dos alunos selecionados e dos alunos inscritos no processo seletivo e não selecionados. Dos 45 selecionados, somente 3 mudaram de curso (um migrou para o curso de Engenharia de Computação, outro para a Engenharia Elétrica e outro para a Matemática e nenhum deles possuía qualquer dificuldade de acompanhamento acadêmico). Essas vagas remanescentes foram preenchidas nos processos seletivos subsequentes. Portanto, a evasão dos alunos dentro do curso da EF é zero até o momento. Dos aproximadamente 45 não selecionados, a maior parte (~ 75 %) continua no Bacharelado em Física (ou Física Médica) e os restantes migraram para outros cursos da Unicamp, como por exemplo Matemática Aplicada e Computacional (28), Bacharelado em Matemática (01), entre outros. Não temos registro oficial até o momento que nenhum desses alunos tenha evadido da Unicamp.
Desde 2013, os alunos ativos no curso de Engenharia Física da Unicamp já possuem mais de 60 trabalhos apresentados em conferências Nacionais e internacionais nas áreas de Física e Engenharia (tais como “Fermi-Surface Topology/Interference of Magnetism and Superconductivity”, em Jul/2016, Natal – RN, “XV Brazilian Materials Research Society Meeting”, em Set/2016, Campinas – SP, Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada 2014, 2015 e 2016 “XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp”, 2014, 2015 e 2016, Campinas – SP, Encontro Nacional de Física na Indústria 215 e 2016 – Campinas – SP, Simpósio Nacional de Engenharia Física - Lorena – SP , 2016).
Dentre esses 45 alunos ativos, com o que se sabe até o momento, 19 tem/já tiveram bolsas de Iniciação Científica (06 FAPESP, 11 CNPq e 02 SAE-Unicamp , 15 alunos participaram da Montagem de Stand voltado para o curso de Engenharia na Feira InterEducação 2016 de Campinas, 10 alunos são/foram membros da Empresar Júnior Quanta Jr do IFGW, dois exercem posição de liderança no projeto Ecocar Unicamp, 11 alunos são estagiários no CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – Campinas-SP e 6 alunos foram selecionados para programas de Intercâmbio e ou Duplo/Diploma junto à ENSIM-Ecole d'ingénieurs du Mans e ENSTA ParisTech – França, TU München – Alemanha, University · College & University, British Columbia e Faculty of Engineering and Applied Science - University of Toronto (Canadá). Mais recentemente, dois alunos da turma de 2014 criaram um evento de iniciação aos calouros de 2015 que consiste em um projeto prático a ser desenvolvido em duas semanas. O projeto deste ano (2016) consistia em criar um dispositivo eletromecânico capaz de fazer uma bolinha se deslocar pelo menos 50 cm da posição inicial (em qualquer direção) e voltar a posição inicial, em menos de 1 minuto, repetidamente. O evento contou com premiação para o melhor projeto e se repetirá a cada ano após o processo seletivo de cada nova turma de Engenharia Física.
Em particular sobre o programa de estágios curriculares para o nosso curso de EF, no intuito de buscar oportunidade de estágio para os nossos alunos, a coordenadoria iniciou um programa de visitas a empresas, principalmente da região de Campinas. Foi montada uma apresentação do curso, descrevendo desde a entrada do aluno no curso, o alto grau de competitividade no processo seletivo, a estrutura do curso e como as disciplinas estão organizadas, comparação com outros cursos de Engenharia Física, o perfil do aluno, desempenho acadêmico comparado a outras engenharias, atividades extra-curriculares e, finalmente, discutido exemplos de atuação em empresas no Brasil. As primeiras visitas foram realizadas no primeiro semestre de 2017 às seguintes empresas: CPqD, BrPhotonics, FiberWork, Fotônica, LNLS, 3M, Magneti-Marelli e Embraer. Em particular, foi criado um programa de estágio específico para Engenharia Física com o LNLS. Desde então, 10 alunos do curso já estão realizando estágios como fruto deste programa específico.
Em relação a eventos acadêmicos de interesse do curso de engenharia Física, a coordenadoria da EF da Unicamp participou de Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (SBEF) em 2014, 2015, 2016 e irá organizar a versão de 2017. Em 2015, a coordenadoria de graduação da EF (liderada pelo Prof. Paulo Dainese com total apoio da Direção do IFGW e da SBF) organizou o II Encontro Nacional de Física na Indústria – IFGW/Unicamp (10 e 11 de agosto de 2015) (http://sites.ifi.unicamp.br/iienfi). O evento teve a participação de 94 estudantes (51% de graduação e 49% de pós-graduação), alunos da própria Unicamp e de outras instituições. Dos alunos da Unicamp, observamos principalmente a participação de alunos de graduação em Física e Engenharia Física. 74% dos participantes que avaliaram o evento o classificaram como excelente. Ainda em relação a este evento, é de se destacar o interesse forte das empresas em participar deste tipo de evento – tais como Embraer, CPqD, Bank of America e outras – dado seu interesse no profissional com formação em Física e Engenharia Física. Concluímos, portanto, que este evento teve um impacto positivo e recomendamos que ações deste tipo sejam continuadas.
Por fim, os dados deste relatório sobre curso de Engenharia Física da Unicamp evidenciam as condições de excelência em que o curso vem se desenvolvendo até o momento, as quais foram referendadas pela comissão de avaliação do processo de Reconhecimento de Curso que visitou o IFGW no 1s2017.
1.4) Laboratórios de Ensino de Física
Coordenadores: Prof. Dr. Varlei Rodrigues e Prof. Dr. Gustavo Wiederhecke
1.4.1) Alunos
Durante este período, apenas nas disciplinas básicas (FX29), o LEF atendeu uma média de 1370 alunos por semestre, distribuídos em 18 cursos da Unicamp. Soma-se a este total os alunos matriculados nos cursos profissionais de laboratório (82), totalizando 1450 alunos semestralmente. A Tabela 1 resume estes dados.
Disciplina \ Semestre | 2s14 | 1s15 | 2s15 | 1s16 | 2s16 | 1s17 |
---|---|---|---|---|---|---|
Básico | ||||||
F129 | 505 | 580 | 509 | 601 | 516 | 540 |
F229 | 366 | 136 | 317 | 116 | 342 | 135 |
F329 | 191 | 673 | 201 | 626 | 228 | 488 |
F429 | 285 | 48 | 254 | 48 | 338 | 88 |
Total | 1347 | 1437 | 1281 | 1391 | 1424 | 1251 |
Profissional | ||||||
F540 | 21 | 70 | 11 | 56 | 16 | 60 |
F541 | 14 | - | 19 | - | - | 17 |
F640 | 8 | - | 20 | 18 | 35 | - |
F837 | 10 | - | 7 | - | 11 | - |
F839 | 26 | 15 | 23 | 18 | 18 | 17 |
Total | 79 | 85 | 80 | 92 | 80 | 94 |
1.4.2) Avanços em Infraestrutura:
Nesta gestão foi mantida a tradição de submeter propostas para o Edital de Ensino oferecido pela Pro ́ - Reitoria de Pesquisa (PRP) através do Fundo de Apoio ao Ensino, a` Pesquisa e a` Extensão (FAEPEX). Além dos recursos concedidos pela PRP, o IFGW também investiu recursos orçamentários para atender cerca de 170 pedidos de compra oriundos do LEF. Estes recursos, mostrados na Tabela 2, foram utilizados para renovação e manutenção dos experimentos utilizados nos laboratórios de ensino. Destacam-se nestes investimentos:
- aquisição de osciloscópios e geradores de funções para experimentos de eletrônica;
- computadores para modernização de experimentos;
- Instalação de projetores para os laboratórios profissionais;
- ampliação e modernização do Laboratório de Ensino de Óptica.
1.4.3) Avanços em Recursos Humanos:
Neste período foi contratado um novo profissional para assuntos universitários, o engenheiro Marcelo Del Fiore de Araújo. Até o momento, o trabalho do Marcelo tem sido fundamental para a modernização de experimentos oferecidos nos cursos de física experimental, e.g., queda livre, Michelson e armadilha atômica.
# | Título do Projeto | Período | Fonte de Fomento | Valor (R$) |
---|---|---|---|---|
1 | Complementação dos equipamentos dos Laboratórios de Eletricidade e Eletrônica do IFGW | 01/2014 a 01/2015 | Faepex (1164/13) | 30.576,00 |
2 | Renovação dos instrumentos dos laboratórios de ensino do IFGW | 01/2014 a 01/2015 | Faepex (2063/15) | 34.346,06 |
3 | Ampliação e modernização do Laboratório de Ensino de Óptica | 10/2014 a 10/2015 | Faepex (887/14) | 21.993,20 |
4 | Renovação da infraestrutura dos laboratórios e salas de aula do IFGW | 01/2017 a 01/2018 | Faepex (2635/16) | 20,667.00 |
5 | Recursos orçamentários do IFGW | 08/2014 a 07/2017 | Orçamento IFGW | 31.841,31 |
Total | 139.423,51 |
2) Pesquisa
2.1) Introdução
O IFGW continuou com sua forte atuação em pesquisa de ponta com contribuições de impacto nacional e mundial. Esta atuação pode ser evidenciada na figura 5 onde apresentamos o numero de publicações e o impacto médio das publicações de docentes de nosso instituto. A média de 350 publicações anuais com impacto médio em torno de 4 tem se mantido desde 2013.

Figura 5 - Publicações do IFGW
O IFGW manteve uma forte capacidade de atração de capacidade de atração de recursos de agências de fomento. A Figura 6 mostra os valores contratados e liberados pela FAPESP nos últimos anos ao IFGW. Nota-se valores entre 10 e 12 milhões de reais tem se mantido nos últimos 5 anos.

Figura 6- Valores contratados e liberados pela FAPESP ao longo dos anos
Obviamente, o mérito destes resultados é majoritariamente dos docentes, alunos e funcionários do IFGW. Do ponto de vista de gestão, destacamos a seguir alguns pontos que consideramos terem contribuído para nosso desempenho.
Primeiramente, mantivemos uma ótima parceria com a Coordenação de pós-graduação, tanto na gestão do Prof. Eduardo Granado como do Prof. MarcosCesar Oliveira. Isto é vital para um ambiente profícuo para a produção de ciência de ponta. Não vamos entrar em detalhes sobre a gestão da Pós-graduação em si, uma vez que ela tem sua independência. De toda forma,em todas as atividades acadêmicas, mantivemos uma forte colaboração de suporte tanto de infraestrutura, financeiro como de apoio em recursoshumanos para o bom funcionamento do setor.
Dois outros pontos importantes são detalhados a seguir. A criação de uma área de apoio aos projetos ligados a recursos extra-orçamentários e os projetos de infraestrutura para pesquisa da FAPESP.
2.2) Apoio a projetos com recursos extra-orçamentários
O ponto de apoio deu início as atividades no IFGW em setembro de 2015 com a vinda de uma funcionária dedicada exclusivamente a este propósito. Concomitantemente, além desta funcionária, foi oferecido a todos os departamentos a oportunidade de estágios na FAPESP para treinamentos relacionados.
Hoje após três anos, este ponto de apoio está administrando os seguintes projetos:
- 04 projetos de Infraestrutura da Diretoria via FAPESP totalizando um valor de R$ 2.113.498,00 – tendo 02 projetos encerrados com título de quitação pela FAPESP.
- 02 projetos temáticos da FAPESP em andamento totalizando o valor de: R$ 2.341.700,00 e US$ 1.564.800,00;
- 06 projetos Jovem Pesquisador da FAPESP em andamento totalizando o valor de: R$ 3.131.712,00 e US$ 2.663.568,00;
- 02 projetos com empresas via Funcamp e Unicamp onde envolve administração dos recursos (compra, saldo e burocracia) totalizando o valor de R$ 2.050.000,00;
- Projetos menores do CNPq, CAPES que envolve em torno de R$ 300.000,00
O valor total de recursos com projetos encerrados e/ou em andamento administrado pelo ponto de apoio está em R$ 9.936.910,00 + US$ 4.228.368,00.
Este ponto de apoio tem sido fundamental para a boa administração e mesmo confecção dos projetos de pesquisa do IFGW. Acreditamos que esta área deverá ser fortemente ampliada nos próximos anos dado seu sucesso. De fato, no processo de revisão da certificação, a ser descrito em mais detalhe em outro item deste relatório, submetemos uma proposta para a criação de uma seção destinada especificamente para este ponto de apoio.
2.3) Reserva técnica Institucional.
No período de nossa gestão submetemos os projetos de infraestrutura FAPESP relativos aos recursos liberados para 2014, 2015, 2016 e 2017. Os dois primeiros foram executados e concluídos. O processo 2016 foi quase na sua totalidade executado tendo sido necessária uma prorrogação de seis meses. O projeto 2017 está já aprovado pela FAPESP em fase de contratação e será passado para a próxima gestão. A figura 7 mostra os valores totais destes projetos.

Figura 7 - Valores liberados para a reserva técnica Institucional FAPESP nos anos. Abaixo, destacamos alguns dos principais resultados dos projetos já executados e, por fim, um resumo do projeto submetido para 2017
Abaixo, destacamos alguns dos principais resultados dos projetos já executados e, por fim, um resumo do projeto submetido para 2017.
Os recursos da RT institucional da Fapesp foram investidos na área de manutenção e melhoria de instalações laboratoriais e a infraestrutura geral de pesquisa dos departamentos, CCJDR, LAMULT e Criogenia. De julho/2014 a julho/2017, foram investidos um total aproximado de R$1,6 milhões, aplicados nas mais variadas formas de apoio à infraestrutura e modernização de laboratórios de pesquisa.
No CCJDR, foram investidos mais de R$670.000, principalmente para atualização da rede wireless corporativa e sistema de refrigeração dos equipamentos de HPC. Demos continuidade à reforma do LAMULT, no qual investimos aproximadamente R$280.000. Parte significativa deste recurso foi utilizado na implementação da nova sala limpa do LAMULT, com a aquisição de vários produtos e a realização de serviços importantes, incluindo a manutenção de equipamentos. As novas instalações do LAMULT, contemplam salas de laboratório totalmente reformadas e reestruturadas e têm atendido de forma ampla e satisfatória a comunidade do IFGW, da Unicamp e das demais instituições que nos procuram. Alguns outros destaques são:
Almoxarifado de pesquisa
Criamos um almoxarifado para materiais e acessórios para laboratório e oficinas diretamente ligadas a eles, nos moldes dos almoxarifados para pesquisa encontrados nas principais universidade dos EUA e Europa. Este almoxarifado contém itens comumente utilizados nos nossos laboratórios de pesquisa, de valores unitários geralmente pequenos, mas não prontamente disponíveis. Este almoxarifado ocupa hoje uma área do almoxarifado geral do IFGW.
Criogenia
O gerador de N2 puro do laboratório de criogenia foi recondicionado, de forma a melhorar a qualidade do suprimento do N2 puro para o DFA partindo do setor de criogenia. Foram também adquiridos equipamentos de reposição no sistema chiller. Asseguramos recursos para a compra de um compressor adicional de forma a prevenir prejuízos com a perda de gás e com possíveis interrupções no fornecimento de hélio líquido.
DEQ
Foram feitos investimentos no DEQ a fim de consolidar a sua infraestrutura de pesquisa. Foram realizadas a manutenção preventiva e corretiva e reforma dos sistemas hidráulico, elétrico, de refrigeração de água para lasers e refrigeração de ar, de exaustão, de informática, de ar comprimido e ainda para análise de água utilizada pelos 21 laboratórios pertencentes aos 08 grupos de pesquisa.
DFA
Neste departamento, os investimentos foram para a manutenção na torre de resfriamento e água gelada utilizados pelos professores, alunos e funcionários do departamento. Em particular, foram realizadas a revisão e a adequação da infraestrutura elétrica dos prédios A5 e do Laboratório de Difração de RX, como, por exemplo, a manutenção dos quadros elétricos, o balanceamento da distribuição, a troca de disjuntores danificados, atualização da condições de segurança, etc. Essa adequação foi importante para vários grupos de pesquisa do departamento que trabalham com instrumentos muito sensíveis (microscopias, nanociência, nanofotônica, etc.) a ruídos na rede elétrica, os quais dificultavam a obtenção de resultados de alta qualidade nos trabalhos de pesquisa. A rede wirless do DFA também foi atualizada para o novo padrão do IFGW.
DFMC
Consolidamos a modernização das instalações elétricas do Laboratório de Cristalografia e Raios X(LCARX) com a instalação de um quadro de distribuição de energia exclusivo, trazendo mais segurança no ambiente de trabalho e proteção aos equipamentos em operação. Foi também instalado um sistema de refrigeração modulado para os geradores de raios x do LCARX, garantindo que a rotina do laboratório fosse mantida sem prejuízo para as pesquisas em andamento. Por fim, foi realizado um serviço de reestruturação elétrica do Laboratório de Materiais e Baixas Temperaturas do DFMC.
No projeto de 2017, em análise pela FAPESP, destacamos mais adequações no LAMULT, num valor de aproximadamente R$14 mil, sistema completo de no-break para a sala de equipamentos do CCJDR num total aproximado de R$160 mil, mais aprimoramento na rede de dados do IFGW no valor R$14 mil. Também, o setor de criogenia foi modernizado, inclusive para reduzir o ruído no DRCC causado por chillers e compressores, com um valor em torno de R$84 mil. Nos departamentos, destacamos toda manutenção preventiva do DFA e DEQ num valor em torno de R$ 80 mil. No DFMC, melhorias em laboratórios e em adequação de equipamentos num total de R$6 mil. Por fim, o DRCC que tinha sido pouco beneficiado nos últimos anos, recebeu diversas melhorias em laboratórios, salas de seminários e sistemas de conectividade e TI num valor aproximado de R$ 130 mil.
3) Extensão
Coordenador: Prof. Mário Antônio Bernal
Resumimos a seguir o trabalho realizado pela Coordenadoria de Extensão durante o período em questão. O plano de trabalho geral para esta gestão incluía os seguintes itens:
- Continuar e potencializar as atividades realizadas pela gestão anterior. Isso incluía as Oficinas de Físicas, Unicamp de Portas Abertas (UPA), Curso de Verão e Homenagem a Servidores do IFGW.
- Incentivar os cursos de Extensão, atividade relativamente pouco explorada no Instituto.
- Ficarmos abertos para a organização de qualquer outra atividade de Extensão de interesse para o Instituto.
A Coordenação conta com uma equipe enxuta, formada por uma secretária e o Coordenador. Apesar disso, organizou atividades de relativa envergadura, sempre contando com o apoio de outras instâncias do Instituto, como a Diretoria, outras coordenadorias e funcionários e professores.
A seguir, resumiremos as atividades realizadas no período em análise.
Unicamp de Portas Abertas (UPA)
Esta atividade é organizada anualmente pela Universidade, geralmente durante a primeira semana de setembro. Esta vista mostrar ao público geral as instalações da Unicamp, assim como oferecer detalhes sobre os cursos oferecidos e formas de ingresso na Universidade. Usamos um formato que consta das seguintes atividades:
- Palestras plenárias. São cinco palestras, três sobre os cursos oferecidos no IFGW e duas sobre pesquisa feita no Instituto. Essas palestras são muito concorridas, com média de 120 assistentes por sessão.
- Visitas a laboratórios. Alunos visitam laboratórios de pesquisa e ensino. Em média, cada laboratório recebe uns 250 visitantes durante o dia.
- “Show da Física”. Este é um show com demonstrações de Física realizado pela Quanta, empresa júnior gerida por alunos da nossa graduação.
- Aulas experimentais de Física. Alunos de graduação e/ou pós-graduação fazem demonstrações de Física.

Figura 8 - Universidade de Portas Abertas IFGW
Em nossa gestão, organizamos as edições de 2014, 2015 e 2016. Este ano o evento foi adiado para o primeiro semestre de 2018, visando ficar mais próximo do processo de inscrição para o vestibular da Unicamp.
Cursos de Extensão
Oferecemos um curso de extensão IN COMPANY para a empresa Motorola Mobile, com sede em Jaguariúna, divido em dois blocos:
- “Óptica para Engenheiros” (48 h). Ministrado pelo Prof. Luís Araujo
- “Fontes de luz e detectores” (36 h). Ministrado pelo Prof. Thiago Alegre.
Esses blocos foram ministrados entre meados de 2015 e início de 2016. Eles deixaram recursos financeiros importantes na Extensão, os quais têm se mostrado muito valiosos nas atuais circunstâncias para financiar outras atividades da Extensão.
Oficinas de Física “César Lattes”
Estas oficinas são dirigidas principalmente a professores de Física de Ensino Médio. Ainda assim, muitos alunos de graduação e pós-graduação assistem a esta atividade. São realizadas aos sábados, duas vezes por ano. São oferecidas 6 palestras sobre um assunto ligado à pesquisa ou ao ensino da Física diretamente. Os palestrantes podem ser professores do Instituto ou externos a este. Foram realizadas as seguintes edições:
- XXXIII: “Física na Medicina e Biologia” - 14 de outubro de 2014.
- XXXIV: “A luz na ciência e na tecnologia” - 5 de maio de 2015.
- XXXV: “Ensino, aprendizagem e avaliação: perspectivas para o ensino da Física na educação básica” - 7 de novembro de 2015.
- XXXVI: “História da Física. Grandes experimentos” - 25 de Junho de 2016
- XXXVII: “Resolução de problemas complexos de Física usando matemática elementar” - 19 de novembro de 2016.
Devido a outras atividades organizadas no primeiro semestre de 2017, decidimos organizar duas Oficinas no segundo semestre. O tema da XXXVIII edição será “Nanociências e nanotecnologias”, a ser realizada em 16 de setembro.
A média de participantes nesta atividade é de aproximadamente 60.
Curso de Verão
Este curso foi organizado pela primeira vez em 2013, durante a gestão do Prof. Abner de Siervo na frente da Coordenadoria de Extensão. Em 2014, começamos a organização da terceira edição, visando dar continuidade e consolidar esta atividade. O Curso está dirigido a alunos de últimos anos das carreiras de Física e afins, com o objetivo de mostrar a pesquisa feita no IFGW e atrair eles para nosso programa de Pós-graduação. Ele é composto por palestras, minicursos, visitas a laboratórios de pesquisa, centros de computação de alto desempenho, entre outra atividades. Estes são os cursos de verão realizados durante nossa gestão:
- “O uso do computador para simular a natureza”. 9-12 de fevereiro de 2015. Recebemos apoio financeiro do FAEPEX (R$ 9.500,00).
- “Do microcosmo ao macrocosmo na Física de partículas. 22-26 de fevereiro de 2015. Recebemos apoio financeiro do FAEPEX (R$ 600,00).
- “Da óptica e fotônica às comunicações modernas”. 13-17 de fevereiro de 2017. Foi realizado basicamente com recursos próprios da Extensão (R$ 5.000,00 para bolsas de alunos participantes).
- “Nanociências e nanomateriais”. 05-09 de fevereiro de 2018. Já submetemos projeto ao FAEPEX para conseguir fundos para a organização do evento. O resultado desse edital deveria ter sido publicado em junho deste ano, mas ainda não foi publicado.
Cabe ressaltar que a Diretoria sempre apoiou financeiramente os cursos, principalmente para pagar o acesso dos participantes ao Restaurante Universitário, tanto para almoçar quanto para jantar. Isso facilitou muito a vinda de estudantes de outros estados, principalmente do Nordeste.
Física nas Férias (FIFE)
O evento Física nas Férias é dirigido a alunos de últimos anos do Ensino Médio no intuito de estimular o estudo da Física nesse nível, mostrar o Instituto para o pessoal da Escolas de Ensino Médio e atrair interessados para nossos cursos de graduação. Este foi criado pelo Optical Society of America, capítulo Unicamp, no ano 2003 e era oferecido anualmente no mês de julho. Inicialmente era organizado completamente pelos alunos da OSA, principalmente de pós-graduação. Ele foi suspenso em 2014 por causa da copa do mundo de futebol. Depois a OSA decidiu internamente que não continuaria organizando mais esse evento. Dado o impacto muito positivo que sempre teve esta atividade, a Extensão decidiu retomar o evento com um novo formato. A Coordenadoria de Extensão criou uma parceria com alunos de pós-graduação para relançar o evento. Assim, a Coordenadoria se encarrega da logística do evento, incluindo o financiamento do evento, e os alunos da pós-graduação realizam o processo seletivo e ministram os cursos do evento. O FIFE é formado por 4 palestras plenárias e cinco cursos simultâneos de 9 horas cada e uma visita ao Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. No final do evento, cada grupo faz uma apresentação sobre o que aprenderam durante a semana. Os alunos saem muito empolgados desse evento. Alguns deles terminam entrando em nossos cursos de graduação.
Sob o novo formato, foram organizadas as edições de 2016 e 2017. Na última, realizada entre 03 e 07 de julho de 2017, participaram 75 alunos. Ainda assim, ficaram uns 30 candidatos que não puderam ser aceitos por limitações próprias do curso.

Figura 9 - Física nas férias
Homenagem a servidores do IFGW
Este é um evento criado na gestão do Prof. Daniel Pereira e continuado pela nossa gestão. Este visa reconhecer a longa carreira laboral de docentes e funcionários do IFGW. São homenageados os servidores com 30 anos de serviço e aqueles que se aposentaram no último ano antes de cada homenagem. O ato é realizado geralmente entre agosto e setembro de cada ano. É um ato organizado pela Extensão com apoio da Diretoria. São entregues placas de reconhecimento aos servidores homenageados. Durante a nossa gestão, a Coordenadoria de Extensão organizou as edições de 2015 e 2016.
Programa universIDADE.
O Programa universIDADE foi criado em 2015 para atender os servidores da Unicamp com mais de 50 anos e aqueles que já se aposentaram. O IFGW participa desse programa desde seus inícios. Já foram oferecidas palestras de divulgação sobre Física e sessões de demonstrações de Física usando o Laboratório de Instrumentação para o Ensino da Física (LIEF).
Premiação de Olimpíadas de Físicas.
Anualmente são realizadas as Olimpíadas de Física de Escolas Públicas do Estado de São Paulo. Apesar do IFGW não estar envolvido na organização dessas olimpíadas, fomos chamados a colaborar com os organizadores para entregar medalhas aos ganhadores dessas olimpíadas que estudam em escolas da região metropolitana de Campinas. Assim, organizamos a cerimônia de premiação em 2016 e 2017. Aproveitamos essa oportunidade para que os premiados realizem visitas a laboratórios do IFGW.

Figura 10 - Premiação da Olimpíada de Física da Escola Pública (SBF) 2017
Encontro Nacional Física na Industria
Este encontro foi organizado pelo IFGW em julho de 2015, sob a coordenação dos professores Newton Frateschi, Paulo Dainese, Pascoal Pagliuso e Mario Bernal (Coordenador de Extensão). A secretaria do evento foi executada pela secretária da Extensão. O evento visou discutir o papel do Físico na indústria e inovação.
Escolas de Inverno
Estas escolas são organizadas anualmente pela Coordenadoria de Pós-Graduação do IFGW. Apesar de não ser uma atividade da Extensão, esta fornece apoio importante à mesma através da secretaria do evento, executada pela secretária da Extensão. Assim foi nas edições de 2015 e 2016.
Comemoração dos 50 anos do IFGW
Em abril de 2017, organizamos as celebrações pelo 50o aniversário do IFGW. Para essa ocasião, produzimos um vídeo comemorativo junto a RTV. Foi realizada uma cerimônia solene com a participação do Reitor da Unicamp. Logo depois da cerimônia, foi inaugurado um memorial com placas contendo os nomes de todos os graduados no IFGW nestes 50 anos, mais de 1800. Também foi descerrada uma placa para homenagear o Prof. José Ripper Filho, fundador do Departamento de Física Aplicada. Foi feita também uma exposição de fotos antigas de professores e funcionários do Instituto.

Figura 11 - Comemoração do Jubileu de Ouro do IFGW
4) Gestão Servidores Docentes
Neste período, grande esforço foi colocado na execução do Planejamento Estratégico de Contratação Docentes, nos processos de promoção por mérito nos níveis intermediários e nos concursos para professores titulares e de livre docência. Devido aos contingenciamentos dos anos de 2016 e 2017, esta tarefa ficou bastante dificultada, principalmente no que tange as promoções por mérito dos níveis intermediários e a execução do planejamento estratégico de contratação.
4.1) Planejamento Estratégico de Contratação
A Tabela 3 mostra a lista dos professores contratados no período. Houve no período 10 contratações. Destacamos o alto nível de formação dos novos contratados, todos com pós doutorado em centros ou universidades muito conceituadas e mais, o considerável balanço do ponto de vista da endogenia. Acreditamos parte destes resultados se deveu aos novos processos de prospecção e divulgação dos processos de abertura de concursos. Com o planejamento estratégico, ou seja, já se sabendo as áreas que iríamos iniciar processos de seleção, foi possível criar páginas com informação destas áreas de interesse antes mesmo da abertura dos concursos. Mais ainda, formou-se comissões de prospecção que buscaram diretamente talentos com potencial interesse em participar dos referidos concursos.
Tabela 3: Admissões Docentes no IFGW de julho 2014 a julho 2017 | |||
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Concurso/Área | Contratações | Formação Acadêmica | Departamento |
08-P-20965/2013 – Área de Física Experimental em Altas Energias – Raios Cósmicos e Astropartículas, Partículas, Física Nuclear de Altas Energias, Instrumentação de Altas Energias | Ettore Segreto | PhD – Univ. Studidell ‘Aquila/06 | DRCC |
08-P-5536/2014 – Área de Física Biológica -Experimental | André Alexandre de Thomaz | PhD-Unicamp/13; PD-Infabic/13-14; PD-Univ. Urbana-Champaign UIUC/14-15 | DEQ |
08-P-5538/2014 – Área de Informação Quântica Experimental | Francisco Paulo M. Rouxinol | PhD-Unicamp/08; PD-Unicamp/08-10; PD-Syracuse Univ./09-10-15 | DFMC |
Felippe Alexandre S. Barbosa | PhD – Usp/13; PD-USP/UNICAMP 13/14; Cornell University 14/15; Columbia 15/16 | DFA | |
08-P-25246/2015 – Área de Cosmologia Observacional | Flávia Sobreira Sanchez | PhD-IFT/Unesp/11; PD-Observ. Nacional/11-13; PD-Fermilab/13-15; PD-IFT/Unesp-15-16 | DRCC |
08-P-25247/2015 – Área de Física Experimental de Materiais Avançados | Christoph Friedrich Deneke | PhD-Max Planc Institute/05; PD-Max Planc Institute/05-07; PD- | DFA |
Diego Muraca | PhD-Fac. Ingeniería, Buenos Aires/09; PD-Unicamp/11-14; Bcmaterials, PD Spain/14; PD-Unicamp/15-16; PD-Unicamp/15-16 | DFA | |
08-P-25248/2015 – Área de Dispositivos Nano-Estruturados | Pierre-Louis de Assis | PhD-UFMG/11; PD-Université Joseph Fourier/12-13; PD-UFMG/14-17 | DFA |
08-P-25253/2015 – Área de Física Experimental de Superfícies e Caracterização Avançada de Materiais usando Luz Síncrotron | Jean Rinkel | PhD-Université Joseph Fourier/06 | DFA |
08-P-25254/2015 – Área de Física Teórica | Rafael Luiz da Silva Rabelo | PhD-Centre for Quantum Tech. Cingapura/13; PD – UFMG/13-16; PD- | DFMC |
4.2) Promoções por mérito nos níveis intermediários e livre docência
Considerando a demanda dos docentes, a partir de 2015, diminuímos a periodicidade da submissão de pedidos de promoção de um ano para 6 meses sendo que estes iniciam em março e setembro de cada ano. Desta forma, em nossa gestão foram iniciados 5 processos de promoção. Destes, somente os dois iniciados em 2015 tiveram prosseguimento devido ao contingenciamento. Os processo de 2015 resultaram em 4 promoções para MS 3.2, 3 para MS5.2 e 1 para MS5.3. Os processos de 2016 e 2017 estão aguardando o descontingenciamento para que se possa fazer a reserva de recursos para prosseguimento.
Em agosto de 2015 tivemos a abertura do concurso de livre docência que resultou na aprovação de um docente em 2016. O processo de livre docência de 2016 encontra-se também contingenciado.
4.3 ) Concursos e Processos de promoção para Prof. MS-6
Nesta gestão ocorreram três concursos e um processo de promoção por mérito para professor titular. Devemos observar que o primeiro destes concursos fora iniciado na gestão passada. Como resultado, tivemos 3 novos professores titulares na área de Física Geral, 2 na área de física de partículas e altas energias e 1 na área de física da matéria condensada. Nossas demandas para mais vagas para titulares resultam hoje num saldo de 05 vagas para novos concursos. No entanto, estas vagas estão contingenciadas.
4.4) Gestão Administrativa
Nesta gestão foi implantado o sistema on-line de processos de pedido de afastamento interno do IFGW. É um pequeno passo que nos mostra o quanto que o alinhamento com a administração central no sentido da informatização de processos é crucial para a racionalização do trabalho administrativo e desburocratização. Isto resulta em mais tempo para a dedicação dos docentes às atividades fim: ensino, pesquisa e extensão.
5) Gestão de Servidores Não-Docentes
No início da nossa gestão, sabíamos que 47 dos servidores ESUNICAMP do IFGW teriam condições se aposentar até 2016, o que representava um sério risco de comprometimento do pleno funcionamento do instituto. De fato, no período de julho de 2014 a julho de 2017, tivemos 27 servidores que se aposentaram, além de 3 que se transferiram para outras unidades. No mesmo período, realizamos 8 novas contratações. Conseguimos também acertar a transferência de 2 novos servidores (um para a SECADRH e outro para a secretaria do DRCC), vindos de outras unidades para o IFGW, os quais deverão iniciar as suas atividades no instituto no início da gestão da próxima Diretoria.
Visando assegurar uma reposição qualificada dos servidores, promovemos no início da nossa gestão a elaboração do Planejamento Estratégico para Contratação de Servidores Não-Docentes, biênio 2014-2016. Os diversos setores e departamentos do IFGW apresentaram as suas demandas de contratação que foram analisadas e amplamente discutidas pela CSARH. O documento resultante classificou as demandas em 3 blocos: Bloco técnico de apoio à pesquisa e ensino, Bloco técnico de apoio à pesquisa e Bloco administrativa, definindo as prioridades dentro de cada bloco, mas deixando a priorização entre os blocos, assim como alterações de prioridades por circunstâncias extraordinárias, a serem avaliadas pela CSARH.
Os poucos recursos disponíveis e o contingenciamento de recursos referentes a gestão de pessoal imposto pela reitoria em face das dificuldades financeiras enfrentadas pela universidade, limitaram a execução do planejamento estratégico. Dentro da vigência do planejamento, conseguimos realizar até 2016 apenas duas (das 8) novas contratações de servidores, sendo uma para o setor financeiro e outra para a secretaria do DFMC. Um concurso aberto para contratação de um engenheiro eletrônico para o DRCC foi contingenciado em 2016. Após a posse da nova reitoria em maio de 2017, apresentamos um pedido de excepcionalidade deste concurso à reitoria, o qual encontra-se em análise.
Dadas as limitações impostas pelo contingenciamento, priorizamos a optimização da gestão dos nossos recursos humanos. Realizamos uma completa revisão da certificação dos servidores não-docentes através de uma ampla discussão entre Diretoria, Setores de Serviços e Departamentos. Novamente, a CSARH teve um papel importante nesse processo de revisão da certificação, liderando a discussão. Na nova certificação, buscou-se reorganizar as seções e secretarias, remanejando as designações entre as áreas do IFGW, sem criar novas despesas. Um ponto de grande importância na nova certificação refere-se à criação das seções de apoio à pesquisa nos departamentos, através das quais novos funcionários contratados ficarão subordinados à chefia do departamento e não a grupos de pesquisa dos departamentos. A cultura estabelecida de se ter funcionários de apoio técnico subordinados diretamente aos grupos de pesquisa não utiliza de maneira optimizada os recursos humanos da unidade, além de prejudicar os grupos que não possuem seus próprios técnicos. Por outro lado, uma equipe de servidores lotados nas seções de apoio técnico terá sempre uma demanda qualificada, podendo atender a todos os grupos de pesquisa. Iniciamos também em algumas áreas do instituto, tais como a SECADRH e SFP, uma revisão de seus procedimentos e metodologias de trabalho, buscando otimizar e modernizar estes setores.
Participamos ativa e intensamente das várias etapas do processo de revisão da nova carreira PAEPE. No instituto, promovemos reuniões com os funcionários a fim de explicar a carreira e as mudanças propostas. Incentivamos os funcionários a contribuírem com sugestões para a carreira, sendo que fomos uma das unidades da UNICAMP com maior participação dos funcionários (acima de 30%). A CSARH também teve participação importante no processo revisando as contribuições antes delas serem encaminhadas aos grupos de trabalho da reitoria. Na CIDF, acompanhamos a discussão da minuta da carreira apresentada e questionamos vários pontos da minuta que divergiam da proposta feita pelos grupos de trabalho e que tinham o apoio dos nossos funcionários. Na nossa CSARH, promovemos uma discussão interna a respeito das duas minutas da carreira: a do grupo de trabalho e a aprovada na CIDF, apontando os aspectos positivos e negativos de ambas. Com essa discussão, defendemos o ponto de vista da nossa CSARH na CAD, contribuindo de forma significativa para o aprimoramento da proposta que viria a ser aprovada e hoje, vigente na UNICAMP.
Destacamos a forte parceria da Diretoria com a CSARH durante a nossa gestão. É importante frisar que todas as recomendações da CSARH, referentes a designações de funcionários, contratação de novos funcionários, edital VRERI de mobilidade funcional, além dos já citados acima (carreira PAEPE e revisão da certificação), foram respeitadas pela Diretoria.
6) Biblioteca do IFGW (BIF)
Coordenador: Prof. Dr. André Koch Torres de Assis e Prof. Dr. Sandro Guedes de Oliveira
A biblioteca do IFGW se destaca como uma das melhores de nossa universidade. Destacamos abaixo sucintamente as principais realizações da BIF neste período:
Segurança
- Aquisição do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio da Biblioteca - R$ 26.200,00;
- Grades de segurança das janelas nas salas dos funcionários e de consulta dos alunos - R$ 7.920,15;
- Infraestrutura/equipamentos;
- Manutenções em geral, tintas para pintura de salas, manutenção do portal de segurança antifurto e conserto de aparelhos de ar condicionado;
- Manutenção e atualização dos computadores (usuários e funcionários) - R$ 15.100,80;
- Higienização do acervo físico de dissertações e teses - R$ 7.080,00;
- Aquisição de Equipamento de Autoatendimento via SBU – R$ 55.000,00;
Promoção de eventos
- Apoio financeiro para realização das atividades de Recepção dos Alunos Ingressantes da Graduação e Pós-Graduação;
- Idealização e apoio financeiro para realização dos Encontros do IFGW Entre Escritores;
Desenvolvimento do Researcher ID do IFGW
- Apoio institucional para Mobilidade funcional VRERI/UNICAMP das bibliotecárias Sandra (Cornell University – 2015) e Silvia (University of Connecticut - 2016);
- Relatório 2016 - “Retrato da última década: principais indicadores da produção científica do Instituto de Física “Gleb Wataghin”/UNICAMP”;

Figura 12 - Foto de um dos eventos de Encontros do IFGW Entre Escritores
PGL - Aquisição de Livros via SBU (recurso orçamentário)
- 2014 – R$ 79.392,73 (sendo que destes, R$ 16.412,79 foi resíduo de 2013) para aquisição de 44 livros importados e 325 livros nacionais;
- 2015 – R$ 62.980,00 para aquisição de 49 títulos importados e 211 títulos nacionais;
- 2016 – R$ 62.980,00 para aquisição de livros importados e 256 livros nacionais;
Abstracta Especial 50 anos IFGW
7) Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF)
Coordenador (Nov. 2014 – Jun 2017): Prof. Dr. Thiago Pedro Mayer Alegre
O Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF), ligado a Coordenadoria de Extensão do instituto, foi inicialmente criado com o intuito de ser um espaço voltado ao desenvolvimento de experimentos para o ensino de física nas matérias de licenciatura do instituto. Com o passar dos anos, o LIEF passou também a ser um local de interação com a sociedade. Somos hoje um espaço aberto que auxilia didaticamente professores do Segundo Grau e divulga a física para as pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto. No laboratório estão expostos diversos experimentos interativos de nível médio que cobrem, na medida do possível, conceitos fundamentais da física (Figura 13). Além disso, alguns dos experimentos permitem que os alunos realizem medições, aprofundando assim, sua compreensão sobre o método científico. Hoje o LIEF ocupa uma área de aproximadamente 120 m2 onde está instalada uma boa infraestrutura para apresentação dessas experiências, uma oficina para a construção e manutenção de experimentos, além de um espaço destinado a apresentações para os visitantes, numa sala equipada para aulas comuns ou para utilização de multimídias que comporta 16 alunos.

Figura 13 - Exposição permanente do LIEF
Durante esses quase 3 anos de gestão focamos na interação com o público externo passando a ser um local de apoio aos eventos patrocinados pela Extensão, como a Universidade de Portas Abertas (UPA), Física e Arte nas Férias, Escolas de Verão e Inverno, Olimpíadas de Física, entre outras. Durante os eventos da Universidade de Portas Abertas (UPA), por exemplo, o LIEF é um dos maiores receptores de alunos no nosso instituto, anotando média superior a 450 visitantes por evento. Além desses eventos, ao longo dos semestres nos organizamos para também receber alunos do ensino médio de várias escolas públicas e particulares em visitas guiadas; nos últimos 3 anos tivemos em média 180 visitantes/ano atendidos nessa modalidade. Passamos também a integrar o programa UniversIDADE, voltado às público da terceira idade, e desde 2015 já formamos 3 turmas de alunos nesse projeto. Esse é um importante programa de interação e divulgação do instituto para a comunidade da região metropolitana de Campinas.
Todas essas atividades são auxiliadas ou realizadas por alunos de graduação ligados ao programa de Bolsa Auxílio Social (BAS-SAE). Nesses 3 anos, 09 bolsistas passaram pelo LIEF realizando as mais diversas tarefas, como ajudar na montagem de novas experiências, consertar e fazer a manutenção das experiências existentes, aprofundar-se no entendimento dos experimentos para assim apresentá-los de forma mais didáticas aos visitantes.
Além dessas interações podemos enumerar algumas ações desenvolvidas nessa gestão:
- Manutenção laboratorial: o laboratório apresentou um problema sério de infiltração no piso tanto na área de exposição ao público quanto na oficina mecânica. Depois de mais de 6 meses de prospecção, identificamos e sanamos o problema, relacionado a antiga rede de esgoto do prédio. O laboratório ficou ainda mais 16 meses sem o piso nas regiões afetadas, mas finalmente no inicio deste ano completamos a reforma.
- Experimentos demonstrativos portáteis: Para auxiliar os professores em seus cursos de graduação básica desenvolvemos kits portáteis para a demonstração de fenômenos físicos em sala de aula. O desenvolvimento desses kits baseou-se nas ementas das disciplinas básicas de Física Geral I (F-128) e Física Geral III (F-328) resultando num acervo de mais de 20 experimentos nessa modalidade. Estamos atualmente desenvolvendo experimentos baseado na ementa de Física Geral II (F-228), envolvendo ondas e calor.
- Website do LIEF: criamos a página virtual do LIEF (14) aonde organizamos a interação do LIEF com seus usuários externos a destacar:
- Divulgação: mantemos uma seção para a divulgação de notícias do laboratório que incluem os principais eventos nos quais participamos;
- Experimentos: Iniciamos a descrição e apresentação de todos os experimentos existentes em nosso acervo. Cada experimento conta com uma breve descrição da montagem e dos fenômenos envolvidos e, no caso dos kits, com uma lista de materiais contido nos kits.
- Horários de atendimento: os horários de abertura e fechamento ao público são agora divulgados fisicamente na porta do laboratório e também na página da internet. Isso é essencial, já que esses são os horários nos quais os bolsistas do laboratório estão disponíveis e, portanto, alterados semestralmente.
- Agendamento para retirada de kits e experimentos: no próprio site é possível fazer o pedido e agendamento de retirada dos kits e experimentos. Limitamos o empréstimo de equipamentos com patrimônio apenas para usuários internos a Unicamp.
- Sistema de agendamento do espaço físico: Implementamos o agendamento do espaço físico do LIEF via sistema de “Reserva de Salas e Equipamentos” do Instituto. Dentro desse sistema é possível reservar e utilizar o espaço sob a tutela da Coordenadoria de Extensão.
- Parque de experimentos: Além da manutenção permanente dos atuais experimentos aumentamos o número de experimentos de nosso acervo em especial nos temas de eletromagnetismo (6 novos) e óptica (4 novos).
- Interação com Empresa Quanta Júnior: com o objetivo de aumentar a divulgação tanto do instituto quanto do tema ciência fora da Unicamp, estabelecemos uma parceria com a empresa júnior da física – Quanta – na qual o LIEF auxilia no desenvolvimento e na manutenção de experimentos demonstrativos usados no “Show da Física” promovido por ela. Essa parceria tem a intenção de suprimir uma lacuna de atuação, já que o LIEF não possui recursos humanos e infraestrutura suficiente para levar esses experimentos em locais externos a Unicamp.

Figura 14 - Página do LIEF: a esquerda a página principal com os guias para os experimentos, horários de atendimento, contato e formulários de retirada. Na direita é mostrado um exemplo de documentação dos atuais experimentos
Apesar das diferentes ações já realizadas, vários são os desafios do LIEF em sua próxima gestão. Além da manutenção das atuais ações destaco a inserção do LIEF em meios de divulgação online, que inicialmente, poderia ser feita com a produção de pequenos vídeos demonstrativos e materiais didáticos. Outro grande desafio, é a manutenção do espaço laboratorial e memória técnica do LIEF, que hoje é muito centrada na figura do coordenador pois o laboratório é mantido por bolsista e não conta com corpo técnico específico.
8) Laboratório Multiusuários IFGW (LAMULT)
Coordenador: Prof. Dr. Francisco das Chagas Marques
O LAMULT – Laboratório Multiusuários do Instituto de Física “Gleb Wataghin” - IFGW foi criado em 2007 com a proposta de funcionar como um laboratório do tipo “Open Facility”, disponibilizando uma infraestrutura de equipamentos e facilidades de uso geral para atender a comunidade científica: professores, alunos e funcionários do próprio instituto e também a comunidade externa.
Durante os últimos anos novos equipamentos foram adquiridos e novos profissionais qualificados foram contratados, provocando a necessidade de ampliação do espaço físico do Lamult, que foi obtido através de negociações da Diretoria com o Departamento de Física Aplicada que cedeu uma área de cerca de 400 m2.

Figura 15 - Nova área disponibilizada pelo DFA/IFGW com 400 m2 de área e parcialmente reformada com recursos da Diretoria, Fapesp e PRP
A atual diretoria do IFGW priorizou, durante sua gestão, a consolidação do LAMULT disponibilizando recursos orçamentários para reformas de instalações, aquisição de peças e manutenção de equipamentos.
Em relação à nova área física (Figura 15) iniciamos primeiramente os trabalhos de levantamento de recursos para a reforma dos laboratórios com investimentos de reservas orçamentárias da Diretoria do IFGW, de reservas técnicas da Fapesp e da administração central (PRP). Nos últimos 2 anos fizemos reformas para abrigar todos os equipamentos. Em particular, foi dado ênfase à criação de uma sala limpa (Figura 16a). Todos os equipamentos foram transferidos do antigo espaço para as novas instalações do Lamult. Em 22/06/2017 se deu a inauguração do LAMULT – IFGW (Figura 16b), com a presença do reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel.

Figura 16a - Visão parcial da sala limpa onde foram instalados os sistemas de litografia a laser, capelas, sputtering

Figura 16b - Solenidade de inauguração LAMULT – IFGW. Da direita para esquerda: Prof. Francisco Marques, reitor Marcelo Knobel, Prof. Newton Cesario Frateschi, Profa. Teresa Atvars e Prof. Luís Edurado Evangelista de Araujo
O LAMULT tem conseguido contribuir para intensificar e melhorar a qualidade da pesquisa e ensino desenvolvidos no IFGW e nos demais centros atendidos. As novas instalações propiciam um melhor atendimento e treinamento de usuários pelos profissionais do LAMULT (Figura 17). Várias dissertações e teses têm sido defendidas no IFGW e vários artigos foram publicados com resultados de trabalhos realizados no Lamult. Também, o estabelecimento de uma conta de prestação de serviços de pequena monta junto à FUNCAMP, tem propiciado a atração de recursos que contribuem para o melhor funcionamento do laboratório.

Figura 17 - Alguns equipamentos do Lamult da sala de espectroscopia e microscopia sendo usado por estudantes de pós-graduação
Com o objetivo de atender também aos alunos, oferecemos treinamento para o uso dos equipamentos. Um curso de pós-graduação em microscopia de força atômica foi também oferecido e realizado nas instalações do LAMULT. O Lamult tem atuado também no atendimento para visitação de participantes das Escolas oferecidas pelo IFGW e participação na UPA – Unicamp de Portas Abertas, entre outros visitas, onde o atendimento é feito pelos próprios funcionários do Lamult (Figura 18).


Figura 18 - Atendimento ao público (UPA-Unicamp) oferecido pelos profissionais do Lamult
9) Centro de Computação John David Rogers (CCJDR)
Coordenador: Prof. Dr. Luis Eduardo Evangelista de Araújo
Mantivemos o investimento na estrutura de TI, onde foi implantado o sistema de refrigeração de precisão no Data Center do IFGW, que estava em processo de aquisição. Renovamos o sistema de backup de dados, que também foi adaptado à realidade do volume de dados do IFGW. Como próximo passo está encaminhado projeto para substituição do no-break principal de nosso Data Center, que será expansível através de módulos, sendo possível no futuro atender toda a carga dos equipamentos de TI abrigados no CCJDR. Estamos em fase final da criação de protocolo para vistorias periódicas nos itens que compõe a infraestrutura para o ambiente computacional do IFGW, trazendo maior estabilidade ao mesmo.
Foi completada a migração de nossos servidores para ambiente virtualizado, utilizando hardware apropriado para servidores, em substituição a hardwares de desktops, inadequados para a função. Avançamos na padronização e atualização dos sistemas operacionais e ferramentas utilizadas nos servidores, simplificando a estrutura e otimizando o tempo de trabalho da equipe. Também com o propósito de melhorar o processo de atendimento foram implantados métodos de instalação dos terminais através de imagens prontas. Esses métodos ainda não estão completamente desenvolvidos mas já estão em uso, agilizando ainda mais o atendimento a comunidade.
Renovamos a rede wireless do IFGW, onde além de uma completa mudança na forma de gerência, atualizamos nossos equipamentos para suportar a tecnologia mais recente (tecnologia IEEE 802.11 AC), e ampliamos a área de cobertura buscando atender toda a área interna dos prédios, onde 90% das antenas necessárias para o projeto já foram compradas. Em conjunto com o CCUEC estimulamos o uso da rede wireless "Eduroam", que permite, sem precisar de novas configurações, acessar a rede wireless em outras instituições que façam parte desse projeto internacional. Estamos adotando também a rede "UnicampVisitante", que permite que contas de acesso para visitantes criadas no IFGW possam ser utilizadas em outros locais da Unicamp que também adotem essa rede wireless.
Em continuidade a melhoria do sistema de e-mail do IFGW, trocamos a solução de Webmail por uma bem mais completa, já disponibilizando em conjunto soluções de Agenda, Contatos Compartilhados, Tarefas e Notas.
Atualizamos o projeto de cabeamento do prédio Photonicamp originalmente feito pela empresa que projetou o prédio, licitamos e acompanhamos a instalação. Nesse prédio toda a telefonia foi consolidada no rack da TI, e foram adquiridos todos os itens necessários para ativar a infraestrutura de telecomunicação do prédio (racks, switches, antenas wireless, no-breaks, etc).
Também iniciamos a renovação da conectividade do IFGW para aumento da velocidade do tráfego de dados, primeiramente com a reestruturação dos Firewalls que protegem a rede do instituto, seguida da compra de um dos switches de núcleo de rede, e também a compra de alguns switches de acesso para atualizarmos a interligação dos prédios. Enviamos também projeto a Fapesp para atualização de alguns links de fibra óptica e com isso começamos a preparar uma estrutura que suporta as velocidades atuais de interconexão de redes, sendo possível em breve interligar alguns prédios a 10Gbps.
Demos continuidade a capacitação da equipe de TI, incentivando a participação nos treinamentos oferecidos pela Educorp, buscando vagas em treinamentos oferecidos para a equipe do CCUEC, e também em treinamentos mais específicos como em metodologias modernas para o desenvolvimento de sistemas, que já estão sendo aplicados. A equipe de TI manteve a meta para atendimento dos chamados da comunidade, buscando fazer o primeiro contato para o atendimento em um dia, mesmo com a ampliação do uso de recursos de TI e sem o crescimento da equipe.
Trabalhamos em parceria com o CCUEC no projeto de nuvem privada da Unicamp, onde realizamos vários testes, inclusive em parceria com a equipe do CENAPAD, testes relacionados a Computação Científica e High Performance Computing (HPC) dentro dos ambientes de homologação das várias soluções que foram analisadas pelo CCUEC. Participamos também fazendo sugestões para a normatização de operação da nuvem que foi recentemente aprovada no ConTIC/Unicamp. Ainda no campo de normatização, revisamos, atualizamos e consolidamos as normas locais de informática, sendo esse um passo inicial para o crescimento das mesmas, aumentando a transparência da gestão de TI no instituto.
Com relação aos sistemas e serviços via web, o portal do IFGW e a intranet foram completamente reprojetados, trazendo benefícios como a modernização do layout, compatibilidade com dispositivos móveis e maior atratividade para o público externo, além de terem sido reimplementados os códigos desenvolvidos seguindo padrões recomendados em qualidade de software e segurança. Nessa mesma linha as páginas pessoais, de grupos, de laboratórios e eventos foram reprojetadas para serem compatíveis com dispositivos móveis, e continuarem no topo da resposta dos serviços de busca na web. Todos os sistemas e ferramentas estão sendo mantidos atualizados e adotamos também mecanismos de segurança específicos para proteção dos serviços web.
Disponibilizamos solução da formulários eletrônicos, utilizados para inscrições em eventos, processos seletivos, demandas administrativas e enquetes (LimeSurvey). Também incorporamos novas funcionalidades ao Sistema de Acompanhamento de Atividades Semestrais (SAAS) utilizado na pós-graduação, e ao Sistema de Atribuição de Carga Didática.
Implantamos em vários órgãos do IFGW um sistema eletrônico de chamados para atendimentos (novo sistema de Ordens de Serviços), que tem potencial para ser utilizado em muitos outros processos de atendimento de nosso instituto. Adicionalmente, criamos uma pesquisa de satisfação online que o usuário pode preencher após a conclusão do seu chamado.
Desativamos alguns serviços locais que foram substituídos por sistemas da administração central, e já estão indicados outros sistemas para passaram por esse mesmo processo de otimização da maneira de trabalhar. Relacionado a isso estamos colaborando com a equipe do SIARQ na validação de módulos no SIGAD para incorporar documentos administrativos (pautas, atas, resoluções, portarias), respeitando as melhores práticas na questão de manutenção de repositórios digitais para documentos, e sem gerar duplicidade de sistemas para esse fim.
Na área de HPC criamos um novo modelo de cluster institucional de processamento, utilizando ao máximo possível soluções livres, para substituir o sistema comprado a mais de 5 anos que não podia mais ser atualizado. Os profissionais que atendem os usuários de Cálculo Científico buscaram estar sempre ao lado da comunidade na solução dos problemas e auxiliaram na migração de todos os projetos que eram executadas em máquinas mais antigas para os clusters mais novos, promovendo assim a desativação dessas máquinas antigas, que foram doadas ao CENAPAD para aproveitamento de peças. Colocamos em operação também um processo de instalação automatizado, utilizando modelos de máquinas para HPC. Buscando assim atender os grupos que tem pequenos clusters, e que ainda não tiveram a oportunidade de reinvestir, adequando e migrando esses equipamentos para o Data Center do IFGW. Continuamos o projeto de disponibilizar uma máquina potente e comum a todos para as visualizações gráficas, incentivando o uso da mesma. Este servidor tem ferramentas e capacidade de hardware apropriados a essa função, evitando que cada grupo necessitasse ter seu próprio hardware para visualizações complexas em 3D.
Reorganizamos e disponibilizamos em página web todas as informações sobre HPC e ferramentas relacionadas a cálculo científico, onde os softwares já disponíveis foram catalogados. Aprofundamos o nível de monitoramento dos clusters, buscando auxiliar quem teve dificuldade no uso a encontrar o problema em seu processamento, ou indicando que o problema foi causado por uma falha pontual de hardware, como mal contato em um cabo por alguns instantes, otimizando assim o tempo gasto pelos pesquisadores com estas questões.
Criamos um método para verificação de quanto tempo um endereço de rede (IP) não era utilizado e implantamos uma política que busca liberar esse recurso para reuso. Essa política vem tendo bons resultados, ajudando a contornar no IFGW o problema da falta de endereços de rede, devido ao esgotamento mundial dos endereços Internet baseados em IPv4.
10) Infraestrutura Geral/Oficinas de Apoio
Durante a nossa gestão, procuramos otimizar a estrutura administrativa dos órgãos complementares do instituto. Em particular, o órgão “Oficina de Vácuo” foi fundido ao órgão complementar “Coordenadoria de Serviços Técnicos” (CST) e eliminamos a figura do professor coordenador de cada uma das diversas oficinas técnicas (manutenção, vácuo, vidraria, eletrônica, mecânica) concentrando a coordenação destas no professor coordenador da CST. A composição das comissões de usuários dos órgãos complementares que ainda não contavam com um representante dos funcionários e alunos (Criogenia e Coordenadoria de Serviços Técnicos) foi alterada de modo a incluir esses representantes. Estabelecemos que as comissões deveriam se reunir semestralmente.
Diversas obras de infraestrutura foram executadas durante a nossa gestão.
Abaixo listamos algumas de maior importância:
1. Impermeabilização da cobertura do prédio principal (A5) do DFA com recursos PLANES II e impermeabilização da laje e marquises do DFMC.

Figura 19a - Impermeabilização da cobertura do DFA

Figura 19b - Impermeabilização da laje do DFMC

Figura 19c - Impermeabilização das marquises do DFMC
2. Trocas de Piso da Biblioteca, CAF, SFP e Auditório do IFGW.

Figura 20 - Auditório do IFGW
3. Reforma do banheiro e guarda corpo das Oficinas Mecânica e Manutenção.

Figura 21 - Reformas na Manutenção
4. Troca do Telhado da Oficina de Criogenia.

Figura 22 - Troca do Telhado da Oficina de Criogenia
5. Nova calçada na frente do IFGW.


Figura 23 - Reforma de toda a calçada da frente do IFGW
6. Conclusão do Prédio do FOTONICAMP



Figura 24 - Conclusão do Prédio PHOTONICAMP
7. Ações ligadas à segurança:
- Sistema de detecção e alarme de incêndio: Biblioteca, DFA, Photnicamp, Lab. Leptons
- CFTV: prédio C, Photonicamp, Lab. Leptons
- CIPA - Primeira turma de brigadistas (2015/6) (Participantes: Biblioteca, DFA, CST, LEP, LEB, SFP, Manutenção e Mecânica central)
- CIPA - Mapa de risco dos prédios do IFGW
Conclusão
Finalizamos assim este breve relato de nossa gestão de Julho 2014 a Julho de 2017. Mais uma vez reiteramos nosso agradecimento a todos os membros de nossa equipe. Agradecemos também todos os docentes, funcionários e alunos de nossa comunidade que tanto contribuíram para o IFGW e para a UNICAMP. Por fim, agradecemos todo apoio da gestão da administração central da UNICAMP, primeiramente na gestão do Prof. José Tadeu Jorge e agora neste breve convívio com a gestão do Prof. Marcelo Knobel. Foi uma honra que nos marcará para sempre ter podido servir ao IFGW e à UNICAMP.