Oportunidades de bolsas no IFGWConsulte as oportunidades de bolsas de projetos dos docentes do IFGW

Serviços Oferecidos

Auto devolução

Com o objetivo de ampliar o horário disponível para devoluções de materiais bibliográficos, a Biblioteca “Prof. Marcello Damy” do IFGW criou o serviço de auto devolução.

Devem ser depositados somente os materiais bibliográficos (livros, periódicos, teses e dissertações) pertencentes ao acervo da Biblioteca do Instituto de Física “Gleb Wataghin” – BIF/IFGW.

Os materiais depositados na Auto devolução da BIF serão recolhidos de segunda a sexta-feira às 08h30. As devoluções efetuadas até as 08h30 serão contabilizados com a data de devolução do dia anterior.

Para mais detalhes, consulte o Regulamento da Auto devolução na nossa página.

Localização: próximo ao jardim do auditório IFGW e ao lado da porta de serviço da biblioteca.

Local de Devolução

Ficha catalográfica

Para solicitar a elaboração da ficha catalográfica de sua dissertação ou tese clique no botão abaixo e preencha todos os dados do Formulário.

A ficha será confeccionada e enviada por e-mail, no prazo de até 02 dias úteis.

Contato

Lucimeire de Oliveira Silva da Rocha

Reprografia

A Biblioteca possui uma máquina de fotocópias, para utilização dos docentes, funcionários, pós-graduandos e pesquisadores do Instituto de Física, sem custos.

Observar a Resolução GR-29, de 25-6-2010, que regula a extração de cópias reprográficas de livros, revistas científicas e periódicos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas.

Reserva Técnica da FAPESP - Livros

Para os livros adquiridos com os recursos da Reserva Técnica da FAPESP, é necessário preencher o "Termo de Transferência" onde deverão constar todos os livros comprados e também a assinatura do bolsista e do orientador.

Veja os procedimentos e baixe o termo

Todos os livros deverão ser entregues à Biblioteca junto com 02 (duas) cópias do Termo de Transferência. A Biblioteca irá confirmar o recebimento do material, assinando o Termo e ficando com uma cópia.

A outra cópia do Termo de Transferência deverá ser entregue ao diretor do Instituto, que irá assiná-lo após a Biblioteca acusar o recebimento dos livros.

Para patrimônio/tombamento dos livros e disponibilização das obras no acervo é necessário também uma cópia da nota fiscal ou da invoice, onde constem os títutos dos livros.

Se houver interesse na retirada dos livros depois de processados, por favor, deixe avisado no momento da entrega. A Biblioteca entrará em contato quando estiverem liberados para empréstimo.

Qualquer dúvida mais específica procure a secretaria do seu departamento.

Turnitin - Relatório de Similaridade

Consulte aqui Informações da ferramenta Turnitin utilizada na Universidade atualmente para identificação de similaridade e prevenção ao plágio. Você poderá consultar informações relativas:

- à solicitação do Relatório de Similaridade das Dissertações e Teses do IFGW emitido no Turnitin pela Biblioteca;

- ao passo a passo para solicitar a verificação do IFGW;

- às Instruções Normativas da UNICAMP e IFGW;

- à solicitação de acesso ao Turnitin para docentes.

A Biblioteca organizou este conteúdo a fim de facilitar o processo para orientadores e discentes da pós-graduação. Fique atento!

  • Turnitin é uma ferramenta de verificação de similaridade e prevenção de plágio, disponível para docentes da UNICAMP. O principal objetivo é verificar semelhanças entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes em seu próprio banco de dados e páginas da internet. A ferramenta fornece relatórios de similaridade e originalidade, e possui diversos filtros.
  • A fim de ser um instrumento educativo, somente os docentes podem solicitar acesso ao Turnitin web, a solicitação de senha procede da seguinte forma:
  • 1) Docentes: solicitar cadastro no Turnitin para a Biblioteca, via OS (Intranet) ou e-mail;
  • 2) Discentes: mediante aprovação do docente ou via Moodle.
  • Somente os docentes podem solicitar acesso ao Turnitin versão web. Através desse acesso, alunos cadastrados nas aulas podem enviar os trabalhos para checagens mediante a configuração realizada pelo docente. Além disso, o docente poderá criar um perfil de “professor assistente” para PEDs, por exemplo.
  • Para utilizar o Turnitin via Moodle UNICAMP é necessário que o docente crie uma tarefa e faça as devidas “Configurações do Plugin de Plágio Turnitin”. Para mais informações, consultar os materiais disponíveis em "Links Importantes".
  • ATENÇÃO! IMPORTANTE: ao usar a ferramenta Turnitin, NÃO HABILITAR a opção "DEPÓSITO NO TURNITIN", pois isso acarretará problemas de similaridade no futuro.
  • Seguindo a recomendação da Comissão Geral de Pós-Graduação (PRPG), a Coordenação da Pós-graduação do IFGW definiu que antes da defesa o relatório de similaridade precisa ser apresentado, juntamente com o parecer do orientador à Comissão de Pós-Graduação. A checagem é realizada pela Biblioteca IFGW, mas a avaliação do relatório é de responsabilidade do(a) orientador(a) e estudante. O papel da BIF nesse processo é somente gerar o relatório no Turnitin, logo, não realizamos análise ou avaliação prévia do documento. Se houver necessidade, a Biblioteca fará uma nova verificação de similaridade no Turnitin. Veja na aba Links Importantes todas as instruções e orientações necessárias.
Veja links úteis e esclarecedores sobre a ferramenta Turnitin e a solicitação do Relatório de Similaridade, entre outras informações pertinentes à temática antiplágio.
  • Todos(as)
  • Convênio
  • Doutorado
  • Doutorado Direto
  • Mestrado
  • Pos Doutorado
carregar mais segure SHIFT p/ carregar todos(as) carregar todos(as)