Foi num clima de alegria, festa e emoção que ocorreu na noite desta última sexta-feira, dia 24 de agosto, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a Colação de Grau dos formandos do primeiro semestre de 2018.

André Garcia Primo, formando do Bacharelado em Física, disse que seu percurso foi árduo, com muitas noites mal dormidas, entre outros percalços. “A carga é dura em cima dos alunos: muitos estudos, listas de exercícios, relatórios e provas para fazer. Tudo muito intenso, mas hoje somos só alegrias!”, comentou André. O formando fez duas iniciações científicas e pretende ingressar no doutorado no final do ano, na área de optomecânica. André também se formará em Engenharia Física no final deste ano. Sônia, sua mãe, emocionadíssima contou que sente muito orgulho do filho porque ele é muito sério e empenhado. “Ele quer ser cientista, não se importa com as dificuldades, quer tentar descobrir coisas que possam melhorar a vida das pessoas. Como não se orgulhar?”, finalizou.

Para Luísa Toledo Tude, formanda em Bacharelado em Física, o IFGW possui um ambiente agradável e acolhedor, onde todos estão dispostos a discutir e aprender para o crescimento conjunto. “Gosto de aprender e entender as coisas, foi uma boa escolha essa que fiz. Ainda tem o crescimento pessoal de conviver em uma casa com pessoas diferentes, de aprender a se virar sozinha. Agradeço aos meus amigos por toda essa vivência”, comemorou Luísa.

João Pedro Gasparini Signoretti, formando da Licenciatura em Física, pretende se mudar para São Paulo e conseguir um emprego para dar aulas e, depois de alguns anos, fazer pós-graduação em educação. Ele realizou estágios de observação e monitoria, e com o trabalho pretende encontrar a sua própria maneira de lecionar.

Na cerimônia ocorreram as formalidades de praxe como a formação da mesa, a abertura dos trabalhos, a execução do Hino Nacional Brasileiro, o juramento, a colação de grau, a entrega dos diplomas e os discursos da oradora da turma, patrono, paraninfo e demais autoridades. A mesa de trabalhos foi assim composta: Prof. Dr. Newton Cesário Frateschi, diretor executivo da Inova Unicamp, representando o Prof. Dr. Marcelo Knobel, magnífico reitor da Unicamp; Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso, diretor do IFGW; Prof. Dr. Rickson Coelho Mesquita, Coordenador dos Cursos de Física do IFGW; Prof. Dr. Eduardo Miranda, Patrono das turmas; Prof. Dr. Varlei Rodrigues, Paraninfo das turmas, Prof. Dr. Marcos Vinícius Segantini Bonança, professor homenageado do Bacharelado em Física, Profa. Dra. Elizabeth Barolli, professora homenageada da Licenciatura em Física e o Sr. Antônio Carlos da Costa, funcionário homenageado.

Em seguida, o formando João Pedro Gasparini Signoretti se dirigiu à tribuna para proceder o juramento profissional juntamente aos seus colegas formandos. Ao final do juramento era hora de colocar o capelo: todos os formandos seguiram o ritual. Então os formandos foram sendo chamados um a um para receberem o seu diploma das mãos do paraninfo, Prof. Dr. Varlei Rodrigues. A cada nome chamado a plateia se manifestava carinhosamente. Alguns com cartazes, assovios, palavras de ordem. Uma festa!

A formanda, Maíra Dombroski Neme, oradora da turma, discursou agradecendo a todos os que contribuíram para que os formandos chegassem a esse dia: pais, professores, funcionários e amigos. Fez agradecimento especial à população pagadora de impostos que no final das contas é quem mantém a universidade. Fez apelos aos seus colegas para que usem seus conhecimentos e experiências vividas na Universidade para expandir horizontes, combater as pseudociências, e ajudar as pessoas a pensar criticamente. Pediu aos colegas que sejam humildes para buscar as informações e conhecimentos que eles ainda não têm. Por fim, agradeceu as minorias sociais - mulheres, negros, indígenas e LGBTs - que pavimentaram o caminho para que hoje o mundo seja menos desigual, exortando os colegas a continuarem trabalhando neste sentido. Ao final parabenizou os colegas, pais, professores, funcionários e amigos: “Essa vitória é de todos nós!”.

O Patrono da turma, Prof. Dr. Eduardo Miranda, disse em seu discurso que o convite foi encarado como uma honra imbuída de muita responsabilidade porque o patrono representa o tutor ou guia da turma, e também alguém que defende uma causa ou ideia. “A causa pela qual luto e defendo cada vez que entro numa sala de aula é a valorização da busca pelo conhecimento, no seu sentido mais amplo possível”, observou o patrono.  “A tocha do conhecimento deve ser passada adiante ou não teríamos chegado aonde chegamos. Desde o início foi necessário guardar as respostas e passá-las adiante para que fossem aprendidas, repensadas e respondidas novamente de uma maneira melhor, e também para que novas perguntas fossem formuladas”, comentou o professor. É na Universidade que esse patrimônio de milênios é resguardado e repassado para as novas gerações. “Penso que é essa a causa que merece ser defendida, essa aventura humana que vale a pena proteger. Eu os exorto a continuar protegendo e valorizando o conhecimento”, comentou o patrono. Por fim, parabenizou os formandos, seus familiares, professores e amigos que de alguma maneira ajudaram nessa conquista.

O Paraninfo da turma, Prof. Dr. Varlei Rodrigues, em seu discurso disse saber que essa conquista não foi fácil, que exigiu dedicação, disciplina, perseverança, doses de paixão e entusiasmo. Parabenizou os formandos, pais, professores, funcionários e amigos. Disse ainda que os formandos conquistaram não apenas os conhecimentos de física, mas a habilidade de pensar como físicos. Aconselhou os formandos a nunca deixarem de estudar e de aprender. Desejou sucesso na nova etapa e que tudo que os formandos conquistaram em termos de estudo e trabalho, nesses anos de graduação, possam auxiliá-los na vida que escolheram. “Nunca percam a alegria de aprender e nunca percam a oportunidade de contribuir para o aprendizado de alguém”, finalizou.

Os formandos entregaram vasos de orquídeas ao patrono, paraninfo, professores e funcionário homenageados como forma de agradecimento e reconhecimento.

Um momento emocionante da cerimônia foi quando a formanda Luísa Toledo Tude subiu à tribuna para falar algumas palavras de agradecimento aos pais. “Cada um de nós temos em pessoas diferentes um apoio especial e único, sejam pais, irmãos, avós e amigos. Nem sempre eles puderam estar por perto, mas o apoio e o carinho foram fundamentais. Por isso gostaria de agradecer em nome dos formandos, as pessoas que trouxeram alegria no nosso dia a dia e foram fortaleza para nós nos momentos difíceis”. Em seguida convidou os formandos a se dirigirem aos seus pais, familiares e amigos e abraçá-los. Abraços, lágrimas, risadas, afeto... foi o que pude reconhecer passando entre os corredores do anfiteatro.

Em seguida a aluna Denise Sacramento Christovam foi chamada ao palco para receber das mãos do Prof. Dr. Pascoal Pagliuso uma placa comemorativa por ser a aluna de maior Coeficiente de Rendimento da turma. Denise depois contou que foi pega de surpresa e que ficou muito feliz. Ela disse que seu CR subiu muito durante o curso, mas que sua meta nunca foi ter um CR alto. Ela sempre tentou fazer seu melhor e sentir que estava aprendendo. Disse que existiram momentos nos quais ela pensava que não teria capacidade, portanto agradece aos pais, amigos e aos professores Varlei e Pascoal a ajudaram muito nessa época. Agora ela segue no mestrado aqui mesmo no IFGW.

Em seu discurso o Prof. Dr. Pascoal Pagliuso parabenizou os formandos pela conquista do diploma. “Só vocês sabem o como foi difícil essa trajetória, o quanto batalharam e todos os desafios que enfrentaram para chegar até aqui. Vocês merecem esse momento, o reconhecimento e os parabéns de todos nós. Peço que jamais se esqueçam disso, o quão difícil foi, os desafios que tiveram que ultrapassar para chegar até aqui. Não deixem ninguém, nem nenhuma situação diminuir essa conquista.”, observou o diretor. Falou que o que está por vir não será fácil, mas a bagagem que os formandos conseguiram, o conhecimento que têm, os desafios transpostos e os amigos que fizeram, mostram que estão eles estão preparados para os novos desafios. Pediu que não deixem ninguém mudar essa opinião e esse sentimento. Que nunca desistam, que sempre acredite em si próprios. Contou que acompanhou de perto alguns dos formandos e sabe ter sido difícil. Deixou um recado importante: “Orgulhem-se do que são e busquem novos desafios. Não duvidem um minuto sequer que estão preparados para isso. Faço um pedido: mantenham em mente o juramento que fizeram: trabalhar por um mundo melhor, proteger o meio ambiente e acima de tudo contribuir para igualdade entre os seres humanos. É disso que nosso mundo precisa: sejam agentes transformadores dessa nossa realidade, vocês são capazes de fazer isso”. Por fim agradeceu e parabenizou os pais e disse aos formandos “Vocês são o orgulho do IFGW!”

O Prof. Dr. Newton Frateschi discursou no sentido de parabenizar os alunos pela conquista e reforçou a missão da Unicamp na formação de recursos humanos, que proporcione melhoria para a sociedade como um todo. Essa missão é conseguida, entre outras coisas, pela exposição dos alunos ao conhecimento de fronteira nos aspectos de conhecimento profundo em suas áreas e interdisciplinar. A exposição dos alunos a outras áreas faz do aluno da Unicamp um profissional diferenciado. Como exemplo citou as quase 600 empresas que são filhas da Unicamp, com cerca de 30 mil empregos, gerando 3 bilhões de reais. “É muito importante garantirmos a continuidade da Universidade Pública de qualidade para assim formarmos cada vez mais e melhores recursos humanos, que certamente farão a diferença no mundo, sendo líderes, empreendedores ou atuando em suas profissões de maneira ética”, observou o professor. Por fim parabenizou aos formandos, pais e todos aqueles que contribuíram para que essa noite acontecesse.

A cerimônia foi encerrada pelo Prof. Dr. Newton Frateschi e os alunos foram convidados a assinarem o termo de colação de grau.

Gostaria de registar o excelente trabalho de Mestre de Cerimônias realizado pela Profa. Dra. Mônica Alonso Cotta e pela excelente organização da cerimônia realizada pelas servidoras Juliana Fachini de Araújo, Caroline Firmino Rodrigues Cerqueira e Lidiane Mandaio, sem as quais essa festa não seria assim tão bonita e emocionante.

O IFGW parabeniza os formandos e deseja boa sorte nas novas etapas e desafios:

ANDRÉ GARCIA PRIMO

BRUNO PEREIRA FERREIRA

DENISE SACRAMENTO CHRISTOVAM

DIEGO SALAM CLARO

EDUARDO HENRIQUE DE TOLEDO POLDI

FELIPE CASSARO FRAZATTO

FERNANDO LOCK MILETTO

GUILHERME HENRIQUE LEARDINE

JEAN ERZIND BRISSON

JOÃO PAULO CASTRO ZERBA

JOÃO PEDRO GASPARINI SIGNORETTI

LUÍSA TOLEDO TUDE

MAÍRA DOMBROSKI NEME

MARCELO YOITI MATUMOTO

RODOLFO CRUZ DA SILVA

VÍTOR FIDALGO CÂNDIDO

 

Clique aqui para consultar a galeria de fotos da Colação de Grau do 1º semestre de 2018.