O ganhador do prêmio de Melhor Tese 2017 do IFGW foi o aluno Mário César Mendes Machado de Souza. O certificado do prêmio foi entregue na última congregação, dia 24/08 ao Prof. Dr. Newton Cesário Frateschi, orientador de Mário durante o doutorado.

A tese “Overcoming limitations and enabling novel functionalities in integrated silicon photonics” apresenta um estudo teórico e experimental de novos dispositivos em fotônica de silício integrada. Seus resultados principais podem ser divididos em duas partes. Na primeira, micro-cavidades acopladas são exploradas para demonstrar novas funcionalidades e desenvolver novas ferramentas de modelagem. São demonstradas aplicações em processamento de sinais ópticos, modulação e sensoriamento óptico. A segunda parte demonstra um espectrômetro a transformada de Fourier integrado em um chip. Uma abordagem clara de como superar os desafios de se realizar tal dispositivo é apresentada, abrindo caminhos para a realização de espectrômetros portáteis robustos e econômicos.

O trabalho resultou em 7 publicaçōes em periódicos, incluindo uma Nature Communications, além de 14 apresentaçōes em congressos internacionais, incluindo o prêmio de melhor trabalho na SBMicro 2014.

Reportagens sobre os trabalhos presentes na tese podem ser encontradas no jornal da Unicamp, Agencia Fapesp, além de vários sites sobre tecnologia nacionais e internacionais.

A pós-graduação parabeniza o Dr. Mário César M. M. de Souza e seu orientador Prof. Dr. Newton Cesário Frateschi pelo excelente trabalho realizado.

Prêmio de Melhor Tese 2017

Mário César Mendes Machado de Souza