Oportunidades no grupo de pesquisa Artificial Lift & Flow Assurance - CEPETRO

O grupo de pesquisa Artificial Lift & Flow Assurance (ALFA), do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), em parceria com o Instituto de Física “Gleb Wataghin” da UNICAMP está com oportunidades abertas no seguinte projeto, financiado pela FAPESP (Processo  2022/16460-0): Ferrofluidos para Aplicações em Escoamento de Fluidos Viscosos.

A vaga se refere a uma bolsa de Treinamento Técnico IV (TT-IV) (FAPESP) para atuar no projeto intitulado “Avaliação Reológica e Coloidal de Nanofluidos à Base de Petróleo”.  Este projeto visa melhorar as propriedades magnéticas de ferrofluidos para otimizar a conversão de energia eletromagnética em calor através do efeito magneto-hipertermia (MH), para aplicação na recuperação e transporte de petróleo ou qualquer fluido viscoso. A estabilidade coloidal é um fator essencial para potencializar a conversão eletromagnética em calor, portanto este projeto tem foco na avaliação da estabilidade coloidal de nanofluidos.

O bolsista selecionado deverá realizar as atividades presencialmente no Laboratório de Garantia de Escoamento (LGE), localizado no CEPETRO. O valor mensal da bolsa é de R$ 3.810,40 com duração de 12 meses.

PROFESSOR

TEMA

Prof. Dr. Diego Muraca

Instituto de Física

Avaliação Reológica e Coloidal de Nanofluidos à Base de Petróleo

-Graduação em Química ou Engenharia Química; com dois anos de experiência com pesquisa ou mestrado em Química ou Engenharia Química;

-Conhecimento nas áreas de reologia e coloides;

- Disponibilidade para dedicação de 40 horas semanais;

-Inglês avançado.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 16/10/2023 por e-mail para Dra. Vanessa C. B. Guersoni (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Dr. Ivanei Ferreira Pinheiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando o código (FAPESP-TT-IV) no assunto do e-mail:

1) Currículo completo e histórico escolar da graduação, incluindo o coeficiente de rendimento, e histórico escolar da pós-graduação (se for o caso);

2) Uma carta de interesse, explicando o interesse na vaga em questão (informar o código da vaga) e a motivação para integrar o grupo de pesquisa;

Uma entrevista será marcada após a avaliação dos documentos.