Com 120 participantes se iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de outubro, o XII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física. Na abertura do evento o professor Pascoal Pagliuso, diretor do IFGW, deu as boas vindas aos participantes e ministrou palestra sobre o IFGW, enfatizando seus cursos de graduação, suas linhas de pesquisa de pós-graduação, mostrando também seus números de excelência em ensino, pesquisa e extensão.

O público, composto de em sua grande maioria de jovens estudantes de graduação em Engenharia Física, oriundo de várias cidades do Brasil – Foz do Iguaçu, Dourados, Porto Alegre, Goiânia etc – se mostrou muito entusiasmado com a programação de palestras e mesas redondas de discussão porque entenderam ter sido especialmente pensada para lhes proporcionar uma melhor visão das possibilidades de carreira em Engenharia Física, motivando-os ao enfrentamento dos desafios que todo o início de carreira profissional impõe. “Visitas ao CPqD, BrPhotonics e CNPEM foram especialmente agendadas dentro da programação do Simpósio, promovendo uma melhor visão das possibilidades futuras da profissão”, comenta o Prof. Paulo Dainese, coordenador do simpósio. “Planejamos também uma feira de empresas durante toda a quinta-feira, dia 26, para visitação dos participantes de da comunidade do IFGW”, finaliza Paulo. A Editora da Unicamp também esteve presente durante três dias do evento trazendo livros de interesse dos participantes.

Como evento social realizado fora do campus aconteceu na terça-feira, dia 24, à noite, uma palestra do montanhista Rodrigo Raineri na qual ele compartilhou algumas das suas experiências na superação de desafios para a conquista do Monte Everest e outros tantos cumes de montanhas por ele conquistados. “Penso ter sido de grande importância os relatos do montanhista porque pudemos conhecer um pouco da rotina de superação de um empreendimento desse porte”, observa a Profa Fanny Béron, coordenadora do simpósio.

O encerramento do evento será nesta sexta-feira, dia 27.

Os coordenadores do Simpósio agradecem o apoio do IFGW, Coordenadoria de Extensão, Fapesp, além dos patrocinadores Thorlabs, Quantum Design e Comsol e os parceiros Inova Unicamp, Incamp, CNPEM, CPqD e Br Photonics.

Para saber mais acesse: Site do Evento

LaFE no Inova Campinas

Mesa de discussão de empresas Startups do XII SBEF