A Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto está localizada dentro do Campus da Unicamp. Nas tardes de 03 e 04 de outubro, mais de 80 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental visitaram o Laboratório de Ensino Óptica do IFGW. O evento foi realizado pelo Capítulo de Estudantes da IEEE Photonics Society da Unicamp com o apoio do Capítulo de Estudantes da Optical Society of America da Unicamp e da Coordenadoria de Extensão do IFGW. Segundo o doutorando da FEEC, Andrés Gil Molina - presidente do Capítulo da IEEE - a ideia do projeto surgiu porque o filho de um dos membros do capítulo estuda na escola e sempre vai ao laboratório junto com o pai e se interessa muito em aprender sobre as propriedades e fenômenos da luz. “Pensamos em proporcionar o mesmo tipo de aprendizado às crianças da mesma classe, do mesmo ano. Foi aí que contatamos a escola e propusemos a visita”, conta Andrés. Para o capítulo é importante realizar eventos assim para que as crianças conheçam e se interessem por ciências, em especial pela Óptica e Fotônica. “É o primeiro evento desse tipo que realizamos. Somos um Capítulo novo e queremos realizar muitos outros, dando oportunidade para as crianças e visibilidade para nós”, finaliza.

Segundo coordenadora pedagógica da escola, Maria de Lurdes Costa Cesar, a escola sempre procura proporcionar diferentes vivências pedagógicas aos alunos, incentivando a curiosidade e a possibilidade futura de despertar o gosto pelas ciências dentro deles. “Sempre que há possibilidade, que recebemos convites, nós visitamos os institutos e faculdades dentro da universidade. É nossa primeira experiência no IFGW”, conta Maria. A coordenadora pensa que a criança sempre leva consigo os conceitos aprendidos e também traz experiências cotidianas para os laboratórios visitados, enriquecendo muito a visita. “O monitor hoje perguntou para a turma qual seria outra maneira de se obter o arco-íris e um deles respondeu que seria pegando a mangueira com água e observando o jato no sol. Essa experiência faz com que eles agucem sua curiosidade e também com que sintam que já sabem alguns conceitos de uma maneira simples”, ressalta. Depois da visita a escola desenvolverá atividades pedagógicas com as crianças.

Para a pequena Gabrieli Carvalho de Sales, de 9 anos, a visita foi muito interessante porque aprendeu sobre lasers, lentes, microscópios e prismas. “Quando eu encontrar um arco-íris no céu eu vou saber explicar como é que ele acontece”, comenta. A menina diz que também vai explicar tudo o que viu na visita para os seus pais.

Os Capítulos de Estudantes e a Coordenadoria de Extensão agradecem a Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto, ao Prof. Paulo Dainese, aos monitores e funcionários do IFGW que fizeram esse evento acontecer.

As escolas interessadas em agendar visitas ao IFGW devem preencher formulário de contato no site: http://sites.ifi.unicamp.br/lief/atendimento/

Para saber mais sobre as atividades dos Capítulos acesse:
https://www.facebook.com/UnicampPhotonicsChapter/
https://www.facebook.com/OSA-Student-Chapter-at-Unicamp-152584558192574/

Para conhecer as atividades da Coordenadoria de Extensão visite e curta:
https://www.facebook.com/extensao.ifgw.unicamp/

IFGW recebe alunos da Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto