Cerca de 55 pessoas prestigiaram neste sábado, dia 16 de setembro, a 38ª edição da Oficina de Física “Cesar Lattes” promovida pela Coordenadoria de Extensão do IFGW. Desta vez o tema foi “Nanociências e nanomateriais” e contou com palestras no período da manhã e tarde. O Professor Mario Bernal, Coordenador de Extensão do IFGW, destaca a importância das Oficinas para a formação continuada de professores do ensino médio e alunos de pós-graduação, graduação e ensino médio. “O compartilhamento com a comunidade dos avanços em ciência e tecnologia produzidos no Instituto também é um dos objetivos das Oficinas”, comenta Bernal. O coordenador enfatiza que os docentes do IFGW estão cada vez mais engajados na colaboração com as atividades de extensão. “De 50 a 70 pessoas têm participado da atividade, o que é motivador para os palestrantes”, finaliza.

Rodrigo do Carmo é professor de Física do Ensino Médio na cidade de Bebedouro-SP faz 21 anos. Viaja três horas e meia com seu automóvel para participar das oficinas porque acredita que é uma ótima oportunidade de aprender tópicos novos. Rodrigo participa das Oficinas desde a 6ª Edição. “Em algumas eu faltei porque os temas não me interessaram muito, mas sempre que venho eu encontro colegas, compartilho ideias e me aprimoro”, comenta. Ele pensa que as oficinas temáticas direcionam os interesses dos participantes e considera esse um ponto positivo da organização do evento. “A divulgação é excelente e o coffee-break é sempre muito bom”, completa Rodrigo.

O professor de Química Alex Campos, da cidade de Ourinhos-SP, pensa que a Oficina ajuda a abrir novos horizontes do professor fazendo com que conheça outras áreas do conhecimento fora da sua formação acadêmica. “Os exames de acesso às universidades estão cada vez mais interdisciplinares. Questões de Química exigem muitas vezes conhecimentos de Física, Matemática e até das áreas de humanas. A interdisciplinaridade é uma realidade hoje”, afirma. Comenta ainda que as Oficinas promovem a atualização do professor a um custo acessível. Alex trouxe os seus filhos Caroline (9º ano do ensino fundamental), Sophia (2º ano do ensino médio) e Caio (graduação em Análise de Sistemas) e todos estavam muito entusiasmados com a oportunidade de participarem.

E quem disse que os programas da Coordenadoria de Extensão não se complementam? Prova dessa complementação são os quatro participantes do Física nas Férias ocorrido em julho que compareceram nessa Oficina de Física. Thais Marchetti, Guilherme Luckel , Pedro Gusmão e Rodrigo Sacerdote se decidiram pela carreira de Físico por terem participado do programa de férias. Sua motivação principal para se inscreverem na Oficina é que já poderiam se aprofundar nos tópicos e se aproximar ainda mais do seu sonho de estudar no IFGW. “Quem gostou do programa de férias quer realmente se aprofundar nos temas de Física e conhecer os futuros professores”, comenta Rodrigo.

O Prof. Abner de Siervo já atuou como Coordenador de Extensão do IFGW e continua fã das Oficinas. Comenta que é um instrumento muito importante de divulgação das atividades do Instituto. “As oficinas de Física Cesar Lattes são, muitas vezes, a porta de entrada para alunos que desejam estudar ou realizar pesquisas aqui no IFGW”, comenta Abner. O professor diz que sempre que é solicitado, participa de discussões com o atual Cooordenador, Prof. Bernal, e que isso é muito produtivo. Abner recebe as notificações da página de Facebook da Coordenadoria de Extensão e fica por dentro de todas as realizações da coordenadoria. “Eu tenho muito carinho pelas Oficinas e sempre que sou convidado eu participo com muita honra”, finaliza.

Para saber das atividades da Coordenadoria de Extensão acesse href="https://www.facebook.com/extensao.ifgw.unicamp/"

XXXVIII Oficina de Física