A cada dois anos, a Sociedade Americana de Óptica (The Optical Society - OSA) realiza concurso de pôsteres educacionais para explicar tópicos relacionados à óptica. Neste ano a OSA realizou uma competição aberta de pôsteres para que estudantes do mundo todo pudessem usar a imaginação ao explicar efeitos relacionados com a luz e sua interação com a matéria a jovens de 10 a 15 anos. A ideia era usar quadrinhos e personagens animados para mostrar esses fenômenos.

Foi assim que o Capitulo de Estudantes da OSA – UNICAMP criou uma super-heroína chamada Br.OSA (siglas Brasil – OSA), livremente inspirada em um dos membros do capítulo, a estudante paquistanesa Shamaila Manzoor. E, como toda super-heroína, Br.OSA tem super-poderes: ela consegue gerar raios laser com as mãos.

Além de usar a super-heroína Br.OSA para explicar os efeitos físicos que acontecem na produção do raio laser, o capitulo de estudantes mostrou com quadrinhos a importância das mulheres na ciência e engenharia, enfatizando ainda toda a diversidade cultural da América Latina, representada pela heroína em sua fantasia.

A ideia foi tão bem aceita pela OSA que o pôster intitulado “How is laser beam produced?” (como um feixe de luz é produzido?”) ficou em primeiro lugar na categoria Superhero e será utilizado para divulgação no mundo todo.

Para ver o pôster, acesse a página do facebook do capítulo em:
https://www.facebook.com/OSA-Student-Chapter-at-Unicamp-152584558192574/

Se você tem interesse em fazer parte do capitulo ou participar das atividades, entre em contato no email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou na página no facebook: OSA Student Chapter at Unicamp.

Capitulo de Estudantes da OSA – UNICAMP

Estudante Shamaila Manzoor, segurando o pôster, junto com outros membros do Capítulo de Estudantes da OSA – UNICAMP. O pôster é apresentado no lado direito da foto.