Em relação ao Plano de Ensino Remoto Emergencial do IFGW, durante o período de suspensão das atividades na Unicamp, as coordenadorias de graduação e pós-graduação informam:

Graduação:

Em cumprimento ao parágrafo único do Artigo 1o da Resolução GR 25/2020, de 16 de março de 2020, vimos por meio desta informar que:

Pós-Graduação:

Durante o período de contingenciamento de atividades presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa de pós-graduação do IFGW, tomou iniciativas no sentido de permitir e facilitar atividades alternativas, não-presenciais, para a continuidade das atividades didáticas de nossos docentes.

A solicitação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação a respeito do “Programa emergencial para os cursos e disciplinas de Graduação e Pós-Graduação” foi atendida por todos os docentes de pós-graduação, os quais forneceram as informações necessárias para adequações dentro de uma regulamentação mínima para o uso de recursos alternativos e não presenciais.

Essa coordenação sugeriu algumas possíveis alternativas de procedimentos:

  1. Aulas virtuais ou gravadas (via Google Meet, ou Zoom) com o uso de:
    • Slides das aulas;
    • pdf de notas de aula.
  2. Estudo dirigido, quando possível, com posterior interação via Google Meet, Skype, ou Zoom.

Sobre a avaliação, a coordenação garantiu a liberdade de cada docente utilizar o processo de avaliação que preferir. Em todos os casos, recomendou-se avaliações via algum procedimento não presencial. Foram sugeridos o uso de listas de exercícios, ou até a execução de provas, com monitoração via recursos virtuais citados acima.

Finalmente, foram enviados os emails dos alunos inscritos nas respectivas disciplinas, para interação e realização de convites para o ambiente virtual utilizado. Foi sugerido a postagem, via blog ou página da disciplina, de notificações dos procedimentos e atividades empregados. Algumas de nossas disciplinas são oferecidas conjuntamente a alunos de
graduação e para tais foram solicitados os respectivos emails à secretaria de Graduação.