Todos os anos milhares de estudantes de ensino médio participam da Universidade de Portas Abertas, que carinhosamente foi apelidada de UPA como referência a acolhimento, abraço que se dá em crianças. Neste ano o megaevento ocorrerá no próximo dia 19 de maio, sábado, das 9:00 as 17:00 h. Todos os institutos e faculdades da Unicamp abrem seus espaços para visitação.

No IFGW a preparação está indo de vento em popa. Serão 17 laboratórios de ensino e pesquisa abertos para visitação, palestras que acontecerão no auditório, alunos da empresa Quanta Junior que farão o seu já famoso Show da Física, pós-graduandos do Capítulos de Estudantes da Sociedade Americana de Óptica (OSA) com experimentos lúdicos de óptica e fotônica, e os já tradicionais personagens históricos da Física com suas vestimentas e palavreados de época. Para que tudo isso aconteça um exército de monitores, servidores e professores estarão disponíveis para atendimento ao público visitante ávido de informações sobre os cursos, as profissões e a vida universitária.

Para o Coordenador da Extensão do Instituto, Prof. Mario Bernal, a UPA é uma oportunidade ímpar para mostrar o instituto para toda a comunidade, principalmente os futuros alunos e suas famílias. “Serão ministradas palestras sobre os diferentes cursos oferecidos no IFGW, palestras de divulgação científica baseadas em pesquisas feitas pelos nossos professores”, explica Bernal. O professor estima que mais de mil pessoas visitarão o IFGW nesse evento.

Uma das novidades para essa edição é que teremos atividades especiais para comemorarmos o Dia Internacional da Luz (16 de Maio). “Faremos demonstrações sobre ótica/fotônica no Laboratório para Instrumentação e Ensino de Física (LIEF) e pelo pessoal do Student Chapter da OSA na Unicamp. Além disso, o professor Eduardo Granado ministrará a palestra intitulada ‘Mais brilhante e mais colorida: utilizando a luz produzida em aceleradores de partículas (luz síncrotron) para compreender a natureza’. Contaremos ainda com a exposição “A luz como você nunca viu”, organizada pelo Prof. José Joaquim Lunazzi”, esclarece o professor Bernal.

Por todo esse esforço de preparação e organização o Prof. Bernal agradece a servidora Viviane Fonseca, secretária da Extensão; a todos os professores e funcionários que abrem seus laboratórios e aos alunos que participam como monitores para receber os visitantes. Agradece também a Diretoria do IFGW e da Unicamp pelo apoio institucional e financeiro.

Convidamos toda a comunidade para a visita nesse dia 19/05 e ganhar um carinhoso UPA!

Acesse o link do evento no Facebook

Clique aqui para acessar o blog com a programação da UPA do IFGW

Clique aqui para acessar o blog da UPA

UPA IFGW