Letícia Magalhães, aluna do último ano em Engenharia Física e bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Comunicações Ópticas do IFGW, foi convidada pela empresa americana Corning e pela Sociedade Americana de Óptica (OSA) para participar da maior conferência anual da área – a OFC 2018: The Optical Networking and Communication Conference & Exhibition, que aconteceu de 11 a 15 de Março, em San Diego, California, Estados Unidos. Mais de 15 mil pessoas de 65 países participaram do evento que contou com mais de 700 expositores da área.

Leticia recebeu um e-mail de uma das diretoras da empresa, Dra Aleksandra Boskovic, com o convite para participar da conferência e orientando-a como deveria proceder para a emissão da passagem aérea e para a reserva do Hotel. “Um dos diretores da OSA, Chad Stark, me enviou um e-mail com um link no qual eu poderia me registrar gratuitamente”, conta Leticia. Neste caso o objetivo da empresa e da sociedade era fomentar a diversidade na área de Óptica, em particular para as mulheres identificadas como promissoras para que continuem na área, contribuindo cada vez mais com suas pesquisas e com seu trabalho.

A estudante assistiu a diversas palestras técnicas nas áreas de fotônica, análises de sinais, materiais promissores para fotônica – desde plasmônica até utilização de Espalhamento Brillouin para lasers, filtros etc – fibras ópticas especiais, como as fibras que utilizam modos de propagação por momento angular e fibras ópticas com núcleo de silício cristalino. “É impressionante a qualidade do cristal que foi obtido nessas fibras e suas futuras aplicações. Pode se fazer núcleo de fibras com qualquer material dos grupos III e V da tabela periódica dos elementos, como Galio e Arsenio, que são interessantes em aplicações da indústria optoeletrônica”, explica Leticia.

Havia também um stand especial chamado de “The Suzanne R. Nagel Lounge", em homenagem à primeira mulher que foi a General Chair da OFC em 1985 e presidente da IEEE Photonics Society. Neste espaço, conta Leticia, todas as palestras e debates foram conduzidos por mulheres de destaque da área. “Aprendi o conceito de Mentor e como utilizar bem desse recurso provido por muitas empresas e universidades, além de tirar foto para utilização na rede social profissional LinkedIn e receber críticas construtivas ao meu currículo”, observa a aluna. Leticia destaca que foi uma experiência muito rica em termos técnicos e também em se sentir motivada por histórias de mulheres que seguiram carreira na área e hoje ocupam posições importantes em empresas e universidades mundo a fora. “Pretendo continuar na área me inspirando nessas mulheres incríveis”, finaliza Letícia.

A aluna agradece ao Prof. Paulo Dainese pelo apoio e orientação, a Corning Inc e a OSA pela excelente oportunidade de aprendizado e networking.

Para saber mais:

Corning Inc

OSA – The Optical Society of America

Suzanne R. Naguel

Ainda sobre as mulheres: Corning Inc e Optical Society of America promovem viagem de aluna do IFGW à OFC 2018