Depois de quase sete horas de viagem, oito alunos e um professor do Departamento de Física da Unesp de São José do Rio Preto, SP, chegaram entusiasmados para participarem do evento “Veja a luz como nunca viu”, no laboratório de Plasmas do IFGW na manhã deste dia 06 de dezembro. Todos visitaram a Unicamp pela primeira vez. “Sou aluno do curso de Licenciatura em Física e fiz questão de participar da visita porque sempre quis conhecer a Unicamp. O meu professor de estágio fez a sua graduação na Unicamp e é tão entusiasmado em falar sobre o IFGW que ficamos todos com vontade de conhecer”, comenta Ronaldo Cesar de Paiva. A possibilidade de ingressar na pós-graduação em Ensino de Física na Unicamp também foi um motivador para Ronaldo. “Faço parte de um projeto de extensão que tem como objetivo realizar experimentos para divulgação da Física. Vou levar ideias daqui para montarmos lá”, arremata.

Leandro Cristante, docente da Unesp, acompanhou os alunos na visita. Ele conta que conheceu o professor Lunazzi num dos encontros preparatórios da Olimpíada Brasileira de Física que ocorreu nas dependências da SBF – Sociedade Brasileira de Física. “O Professor Lunazzi então me convidou a trazer os alunos para este evento, explicando como é a dinâmica do evento e eu me entusiasmei e trouxe os alunos que atenderam ao convite”, observa o docente. Para Leandro trata-se de uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem a Unicamp e o IFGW. “Certamente faremos novas visitas, com melhor planejamento e com mais laboratórios visitados”, finaliza.

O monitor e bolsista SAE – Serviço de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp - Cauã Almeida Rodrigues, disse que uma amiga lhe apresentou o projeto do professor Lunazzi e ele se interessou em participar. “Faço licenciatura em Matemática e ser monitor do projeto faz com que eu aprenda a trabalhar com os diferentes públicos que frequentam esse evento, que deixe prá lá qualquer inibição a fim de apresentar os experimentos”. Cauã destaca que os monitores aprendem muito uns com os outros e também com os participantes do evento. “Sinto que muitos alunos das escolas que visitam a exposição não conseguem se expressar de maneira apropriada em sala de aula e aqui, devido à descontração do ambiente, eles conseguem interagir com os professores que os acompanham, com os monitores e entre eles próprios. Essa interação contribui para o aprendizado e para a motivação de todos nós e deles também”, observa Cauã.

O professor Lunazzi realiza o evento desde o segundo semestre de 2015 quando aconteceu a Universidade de Portas Abertas (UPA) e era também o Ano Internacional da Luz. Já atendeu em torno de 700 pessoas com essa exposição que tem um lugar fixo para acontecer – o Laboratório de Plasmas do IFGW. A maioria dos frequentadores são alunos de escolas e a divulgação é feita “boca a boca”. “As escolas participavam do meu tradicional evento ‘Exposição de Holografia’ e já conhecem o meu trabalho. Se interessam em participar, se inscrevem através do nosso website e são atendidos por mim e pelos monitores que trabalham comigo”, diz o professor. O objetivo principal da exposição é a divulgação da óptica. Trata-se de um conjunto de três exposições. A primeira e única montada até agora - Veja a luz como nunca viu - mostra experimentos em que a luz é vista como raio. O professor pensa em um dia montar uma segunda que mostrará experimentos de luz sendo observada como onda e ainda uma terceira exposição com temas de aplicação de óptica moderna. O professor pensa que a sequência desse trabalho é muito importante para os alunos de graduação do IFGW e para a divulgação da Física para o público em geral. “Um sonho meu seria montar um Museu da Física no qual os alunos pudessem apresentar seus trabalhos didáticos das disciplinas atuais e também os tantos outros já realizados pelos alunos do Instituto em todos esses anos”, comenta Lunazzi.

Agradecemos à Unesp de São José do Rio Preto pela participação bem como a todos os monitores e funcionários do IFGW envolvidos nesse evento.

Para saber mais sobre o evento e solicitar agendamentos visite:
http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/pagina_EaF/Vejaaluzcomonuncaviu.htm

Para saber mais sobre as atividades de extensão e solicitar visitas em outros laboratórios acesse:

https://portal.ifi.unicamp.br/extensao

Visitantes da Unesp de São José do Rio Preto