Maureen Joel Lagos, ex-aluno do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), publicou como primeiro autor, um artigo na destacada publicação científica Nature (23/mar/2017). Trata-se de um estudo envolvendo a medida de mapas da excitação de fônons em nanocubos de óxido de magnésio utilizando um feixe de elétrons de alta energia de diâmetro 0.1 nm e a espectroscopia de elétrons por perda de energia (EELS). O artigo também segue assinado pelo Prof. Philip Batson, dos Departamentos de Física e Ciência dos Materiais na Universidade de Rutgers. Contou ainda com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Universidade de Graz, Austria.

Maureen é de nacionalidade peruana, foi aluno de graduação do curso de Física na Unicamp (2005) e também realizou o seu Mestrado (2007, bolsa CNPq) e Doutorado (2010, bolsa FAPESP) no IFGW, sob orientação do Prof. Daniel Ugarte. Em 2010 foi para a Universidade de Antwerpen para iniciar um pós-doutorado por 12 meses; a seguir mudou-se para o Institute for Advanced Materials, Devices, and Nanotechnology, na Universidade de Rutgers, Estados Unidos, onde atualmente trabalha como Research Associate.

No referente à sua passagem pelo o IFGW, Maureen comenta: “Desde sua fundação o IFGW tem recrutado físicos que se destacam pelo alto nível de seu trabalho cientifico, seguindo o exemplo do Prof. Lattes. Nesta atmosfera, todo estudante encontra um ambiente propício ao crescimento intelectual e ao desenvolvimento de sua carreira profissional. Durante minha vida acadêmica no IFGW, tive o privilégio de ser educado e treinado por professores comprometidos com a formação de pesquisadores de excelência; eles estimularam tanto a busca pela alta qualidade na pesquisa, como a honestidade e a ética. Finalmente, devo agradecer ao LNLS pelas excelentes facilidades experimentais onde realizei inúmeros experimentos durante minha pós-graduação”. Neste contexto, devemos lembrar que Maureen já realizou, durante sua pós-graduação, estudos experimentais das propriedades de nanofios metálicos que receberam destaque internacional e, levaram a várias publicações em revistas de alto impacto como Phys. Rev. Lett. e Nature Nanotechnology. De fato, o trabalho de Doutorado de Maureen recebeu vários prêmios no Brasil como: Capes de TESE em Física e Astronomia (edição 2011), CAPES; Melhor Tese de Doutorado do IFGW-UNICAMP em 2010; Marechaldo-Ar Casimiro Montenegro Filho, Presid. da Rep., Brasil 2010.

Para mapear a distribuição espacial e a energia dos modos vibracionais Maureen utilizou um dos mais modernos microscópios eletrônicos de transmissão e de varredura (STEM) do mundo, recentemente instalado na Universidade de Rutgers (NionUltraSTEM com monocromador). Além deste trabalho, Maureen já tinha publicado, em 2015, outro artigo na revista Nature, que apresentava pela primeira vez o estudo experimental de propriedades vibracionais num microscópio eletrônico.


Referência do artigo:
“Mapping vibrational surface and bulk modes in a single nanocube”
Maureen J. Lagos, Andreas Trügler, Ulrich Hohenester & Philip E. Batson
Nature 543, 529–532 (23 March 2017) doi:10.1038/nature21699
http://www.nature.com/nature/journal/v543/n7646/full/nature21699.html