A imagem do artigo “Computed tomography–based skeletal segmentation for quantitative PET metrics of bone involvement in multiple myeloma” foi escolhida como capa da edição de abril de 2020 da revista Nuclear Medicine Communications.

O artigo foi escrito pela funcionária do IFGW Maria Emilia Seren Takahashi, em parceria com pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Hemocentro, Departamento de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas e Centro de Engenharia Biomédica (CEB). A pesquisa compõe a tese de doutorado da funcionária, orientada pelo Prof. Dr. Celso Dario Ramos, defendida em dezembro de 2019 na FCM.

No artigo, os pesquisadores utilizam a tomografia computadorizada (CT) para segmentar o tecido ósseo em imagens de tomografia por emissão de pósitron (PET) com flúor-18-fluorodeoxiglicose (FDG-18F) de pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo. Parâmetros quantitativos da captação do FDG-18F pelo esqueleto foram relacionados com a classificação clínica da imagem. Os pesquisadores concluíram que a média e o desvio padrão do parâmetro standardized uptake value (SUV) do tecido ósseo se relacionou melhor com a avaliação subjetiva da imagem do que o valor máximo de SUV.

O artigo pode ser lido na íntegra aqui