A propagação de pseudociência e anticiência nas redes sociais causa enormes preocupações aos cientistas. A sociedade como um todo deve ser capaz de compreender os grandes problemas que enfrenta e ser capaz de tomar grandes decisões baseadas no conhecimento científico.

O doutorando Rafael Geurgas tem como projeto compreender a formação de bolhas de pseudociência pela análise de redes sociais usando teoria de grafos. Seu projeto de tese, sob orientação do Prof. Leandro R. Tessler do Departamento de Física Aplicada visa modelar a expansão do Movimento Terra Plana em redes sociais. Para isso, contam com a colaboração do Dr. Átila Iamarino, conhecido divulgador da ciência que entre outras atividades apresenta o canal Nerdologia no Youtube.

Uma metodologia similar à que monitora o Movimento Terra Plana pode ser aplicada à avalanche de notícias falsas sobre a pandemia de COVID-19, também conhecido como Coronavírus. Na medida que o número de casos aumenta, aumentam também os boatos e curas milagrosas irresponsavelmente compartilhado em redes sociais.

Para congregar outros pesquisadores interessados no assunto, os pesquisadores, juntamente com a Profa. Leda Gitahy e a doutoranda Dayane Machado do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências eles criaram informalmente o Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais - EDReS. A primeira atividade do grupo consiste em coletar o máximo possível de notícias falsas, buscar rastrear suas fontes e monitorar sua propagação. Para isso eles precisam da ajuda da comunidade. Foi criada uma hotline no Whatsapp para que o público em geral possa reportar qualquer notícia que pareça falsa. Caso você receba ou saiba de alguma notícia falsa sobre o Coronavírus, por favor reporte se possível com referência à fonte original para o Whatsapp +55 (19) 99327-8829.

Dessa forma, você estará contribuindo para entender e conter a onda de desinformação que está tornando a pandemia ainda mais perigosa.