Na tarde da terça-feira, 17 de dezembro, aconteceu no auditório do IFGW a já tradicional Reunião Anual para Divulgação das Atividades Acadêmicas do Instituto. Estiveram presentes professores, funcionários, alunos e outros convidados que prestigiaram também a cerimônia especial em homenagem aos professores e funcionários que neste ano se aposentaram e aos que completaram 30 anos de serviços exclusivamente dedicados ao IFGW. A mesa do evento foi composta pelos professores Gabriela Castellano, Coordenadora de Extensão, Mônica Alonso Cotta, Diretora Associada, Pascoal José Giglio Pagliuso, Diretor, e Marcelo Knobel, Magnífico Reitor da Universidade. O primoroso e bem-humorado cerimonial foi realizado pela professora Carola Dobrigkeit Chinellato.

O professor Pascoal agradeceu a presença de todos e mostrou os números das áreas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IFGW em termos de matrículas atendidas, disciplinas ministradas, formandos, dissertações e teses, novas projetos e bolsas, eventos de extensão e quantidade de pessoas atendidas, comparando os números aos dos dois anos anteriores a esse. “O ano acadêmico foi muito proveitoso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, conforme vemos nos números”, comentou o diretor.

Na sequência, o professor Pascoal parabenizou a equipe de alunos de graduação que venceu o Torneio Brasileiro de Física ocorrido na UFABC a algumas semanas. Eles vão representar o Brasil na fase mundial em Varsóvia, Polônia, no primeiro semestre de 2020. O professor Leandro Tessler explicou que o torneio se trata da resolução de dezessete problemas de física, os quais requerem soluções não triviais. “São problemas teóricos e experimentais que parecem simples à primeira vista, mas na hora de se os resolvê-los ou realizar os experimentos eles não são simples. Convidamos a todos os professores interessados em participar a entrarem em contato para viabilizarmos a participação”, esclareceu o professor Tessler. Os alunos da equipe agradeceram a todos os professores do IFGW que colaboraram para essa conquista. O diretor desejou bom trabalho e muita sorte aos alunos vencedores.

A cerimônia de entrega das placas comemorativas aos professores e funcionários homenageados transcorreu em clima de comoção e gratidão. Os professores homenageados receberam suas placas das mãos do Magnifico Reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel. E os funcionários homenageados receberam as suas placas das mãos dos professores ou de servidores que trabalharam mais proximamente a eles ao longo dos anos de dedicação ao Instituto. O Reitor, os professores e funcionários que entregaram as placas elogiaram e agradeceram a dedicação dos homenageados. Eles, por sua vez e cada um a seu modo, agradeceram as oportunidades profissionais e as amizades conquistadas. “A história de excelência do IFGW passa pela atuação dedicada de seus professores e servidores”, comentou o professor Newton Frateschi.

O Reitor Marcelo Knobel agradeceu o convite e acrescentou que parece que faz tão pouco tempo em que ele próprio estava no IF 13 assistindo as aulas de graduação e que daqui a alguns anos ele também terá mais de trinta anos de dedicação profissional ao Instituto. “Agradeço imensamente toda a dedicação profissional dos homenageados nesse evento. O IFGW mantém a sua tradição de ser um Instituto de destaque na Universidade devido ao esforço dessa geração que hoje é homenageada e também graças a dedicação dos novos profissionais que foram mais recentemente contratados. Continuemos assim!”, observou. Comentou ainda que, apesar da crise, a Unicamp tem conseguido manter o seu nível de excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão. “Estou otimista em relação ao ano de 2020 no que diz respeito à situação geral da Universidade”. O reitor finalizou desejando Boas Festas a todos.

Em seguida a professora Gabriela Castellano destacou que é importante envolver a comunidade nas atividades de Extensão do Instituto como forma de dar visibilidade ao IFGW. “Gostaria de agradecer a contribuição de todos os estudantes, professores e funcionários que se dedicaram às atividades de extensão em 2019”, observa a professora. Outro ponto relevante destacado pela professora é a ideia de promover a sustentabilidade no Instituto preconizando o uso consciente dos recursos, o uso de canecas em vez de copos plásticos nos eventos promovidos pela Coordenadoria de Extensão, a não distribuição de pastas e canetas para os participantes dos eventos, entre outras iniciativas. “Convido toda a comunidade do IFGW a promoverem e incentivarem tais ações”, finaliza.

Finalizando, o professor Pascoal comentou que os profissionais do Instituto são tão comprometidos com o conjunto e com o bom andamento das tarefas cotidianas do IFGW que em muitas ocasiões o seu trabalho como Diretor consiste em não atrapalhar a realização das diversas tarefas e a tomar as decisões institucionais com base em informações e colaborações com uma equipe de apoio muito eficiente. “Agradeço a parceria de toda a nossa comunidade no ano de 2019 e desejo a todos um Bom Natal e um Ano de 2020 de muito trabalho e sucesso. Agradeço ainda a generosidade da professora Carola pelo excelente trabalho de cerimonial dessa reunião. #somostodosIFGW”, encerrou.

Veja aqui o álbum de fotos do evento.

IFGW em Números de 2019:

Ensino:

 

Graduação

Pós-graduação

Matrículas atendidas

9794

 

190

Disciplinas oferecidas

105

 

25

Turmas oferecidas

275

 

 

Alunos formados

70*

 

 

Dissertações/Teses

-

30/18

Docentes

1º sem=63/2º sem=57

99 (84 permanentes, 12 colaboradores, 3 visitantes)


 

Pesquisa:

Artigos Publicados: 433 (Web of Science - dez2019)

Total de citações desses artigos: 503 (Web of Science - dez2019)

Novos Projetos com financiamento: 09

Total de Recursos dos Projetos: R$ 13.302.350,00

Novas bolsas: Fapesp, CAPES e CNPq (todos tipos): 76

Extensão:

Eventos realizados: 24

Total de participantes: 970

Disciplinas de Extensão: 05

UPA: 5100 visitantes

Link para as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/11qQaIzurvzKB9NvjHWtBsfN3eKia7Eeg