Entre os dias 12 e 14 de dezembro últimos ocorreu no campus de Santo André da UFABC o 2nd Brazilian Physicists’ Tournament. A Unicamp participou com a equipe Quantum Coaches, formada por estudantes da graduação e do mestrado. Ao fim de intensas disputas a Quantum Coaches obteve a primeira colocação e agora disputa uma vaga no International Physicists’ Tournament 2020 (IPT), que ocorrerá em Varsóvia entre 12 e 17 de abril próximos.

O IPT nasceu na Ucrânia em 2009 seguindo uma longa tradição de competições de Física na Rússia e na antiga União Soviética. Ele consiste em desafiar equipes de 6 estudantes de graduação ou mestrado a resolverem teórica e experimentalmente uma lista de 17 problemas difíceis, inéditos mas acessíveis. A lista de problemas é divulgada em agosto para a competição que ocorre em abril do ano seguinte. Durante o evento ocorrem Physics Fights, lutas de Física nas quais uma equipe apresenta um problema, uma outra faz oposição e uma terceira revisa o que ocorreu. Tudo ocorre de forma amistosa tendo em vista solucionar o problema da melhor maneira possível. Um júri atribui pontos baseados na contribuição de cada equipe para solucionar cada problema. No início as contendas eram apenas entre equipes ucranianas e russas, mas com o tempo outros países passaram a participar. Em 2020 já há 26 países inscritos. Desses, 18 serão selecionados a partir de um relatório sobre um dos problemas que será enviado ao Comitê Internacional.

Cada país inscrito faz uma seletiva nacional no final do ano para determinar a equipe que o representará. O Brasil vem participando há alguns anos, sempre representado pela UFABC, que chegou a ser a terceira colocada em 2018. As seletivas brasileiras começaram no final de 2018 tendo em vista o IPT 2019. Nessa ocasião o Prof. Leandro R. Tessler do IFGW foi convidado para compor o júri e voltou para Campinas muito entusiasmado com o evento e com a ideia de montar uma equipe da Unicamp para 2020. A ideia foi muito bem recebida pelo Coordenador de Graduação Prof. Rickson Mesquita, também entusiasta do evento, e como resultado foi criada uma disciplina eletiva no segundo semestre de 2019. A disciplina foi aberta a estudantes de graduação e do mestrado e foi ministrada em inglês (língua oficial do evento). Durante as primeiras semanas da disciplina o Prof. Pierre-Louis de Assis juntou-se à equipe. Outros professores também ajudaram muito na compreensão dos problemas.

Foram meses de trabalho intenso, muito além das horas de aula. Esse tipo de curso oferece uma oportunidade única de aprendizagem ativa para os estudantes: eles são os responsáveis por entender os problemas, projetar os experimentos, realizar as medidas, tratar os dados bem como propor modelos teóricos e simulações. Mais que isso, precisam trabalhar em equipe buscando um fim comum. Nas semanas que antecederam o evento as atividades se intensificaram. Com total apoio da diretoria do IFGW os Quantum Coaches partiram para Santo André com o objetivo de ganhar experiência no IPT e aprender Física. Junto com eles os dois professores além de colegas que se juntaram para apoiar a equipe.

O esforço compensou. Depois de 2 dias de batalhas de alto nível a equipe do IFGW ficou na primeira colocação seguida pela anfitriã UFABC e pela USP. O evento serviu para aprender muito e criar novas amizades. As demais equipes já se prontificaram a ajudar os Quantum Coaches no que for possível. Esse espírito de camaradagem é um dos grandes trunfos que teremos para o mundial em abril.

Além disso, ficou decidido que o 3rd  Brazilian Physicists’ Tournament ocorrerá na Unicamp em dezembro de 2020.

Os Quantum Coaches são: Anderson Vulto, Felipe Mazzi, Giovanni Campos, Giovanni Hering,  Henrique De Lázari e Maria Carolina Volpato. Durante o evento eles contaram com o apoio de Denis Freudenheim Moraes, Denise Sacramento Christovam, Diego da Silva Lisboa e Pamella de Alvarenga Souza.