XLVI Oficina de Física

FÍSICA MODERNA NA SALA DE AULA

oficinaxlvi

Download do cartaz

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" - IFGW/UNICAMP, convida a toda a comunidade para a XLVI Oficina de Física "César Lattes". O tema desta edição é “FÍSICA MODERNA NA SALA DE AULA” e será realizada em 14 de maio de 2022. Devido à pandemia de COVID-19, a oficina será 100% online e gratuíta, pelo Google Meet.

A Física Moderna impactou e impacta nossas vidas de diversas maneiras e, no entanto, praticamente não é abordada no Ensino Médio, por ter uma fama de ser algo extremamente complexo. Nesta oficina serão introduzidas várias áreas de Física Moderna (Mecânica Quântica, Óptica Ondulatória, Cosmologia, Física Médica, Física de Partículas) com conceitos simples que podem ser passados para alunos do EM. Focaremos a exposição dos temas sem recorrer a formalismos matemáticos além daqueles previstos no EM, discutindo as implicações físicas teóricas e práticas de cada tópico e seus panoramas nos dias de hoje.

As Oficinas de Físicas são focadas para professores do ensino médio, curiosos e entusiastas são bem-vindos!

Venha participar!

Coordenadoria de Extensão
IFGW/UNICAMP

Programação

Horário Atividade
08h20–08h30 Abertura
08h30–09h10 Cosmologia
Carolina Idelfonço
09h10-09h20 Perguntas e discussão
09h20–10h00 Ótica: Surfando nas ondas de luz
Cauê Moreno Kersul de Castro Carvalho
10h00–10h10 Perguntas e discussão
10h10–10h50 Física Médica
Carlos Alberto Stefano Filho
10h50–11h00 Perguntas e discussão
11h00–11h10 Intervalo
11h10–11h50 Mecânica quântica: O que está por trás de tudo
Marcos Luiz Ferreira Gomes
11h50–12h00 Perguntas e discussão
12h00–12h40 Física de partículas
Gabriel Reis Garcia
12h40–12h50 Perguntas e discussão
12h50–13h00 Encerramento

Para se inscrever clique aqui (inscrições até 13/05, sexta-feira)

COSMOLOGIA

Carolina Idelfonço

A Cosmologia compromete-se a estudar a origem, composição e evolução do Universo. Nesta oficina, veremos uma breve história do desenvolvimento da Cosmologia: de teorias mais antíguas sobre o Universo até os modelos mais atuais. Além disso, vamos examinar as técnicas e ferramentas que foram desenvolvidas para explorar a vastidão do espaço e do tempo.

ÓTICA: SURFANDO NAS ONDAS DE LUZ

Cauê Moreno Kersul de Castro Carvalho

A natureza da luz intrigou a humanidade através de milênios. A concepção da luz como onda eletromagnética foi o início da mudança de paradigma que desembocaria no surgimento tanto da mecânica quântica quanto na relatividade restrita. Tal conceito tão fundamental ao nascimento da física moderna pode parecer bastante contra intuitivo à primeira vista. Nosso objetivo aqui é quebrar tal barreira, mostrando que com um olhar atento tais efeitos ondulatórios podem ser facilmente observados com objetos de nosso dia-a-dia.

FÍSICA MÉDICA

Carlos Alberto Stefano Filho

Antes do conhecimento da faceta nociva da radiação ao tecido biológico, materiais radioativos foram utilizados até em produtos de maquiagem! Vamos discutir desde os contextos da descoberta da radiação e suas primeiras utilizações, até o desenvolvimento de modernos equipamentos e metodologias que utilizam esta mesma radiação no tratamento de diversas doenças. Vamos compreender quando a radiação nos faz mal e como podemos utilizá-la a nosso favor em diversas aplicações de diagnóstico e tratamento.

MECÂNICA QUÂNTICA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO

Marcos Luiz Ferreira Gomes

Durante o século XVIII acreditava-se que a física estaria completa em pouco tempo. A Mecânica Quântica foi a resposta de uma das perguntas que acabou gerando mais uma infinidade de perguntas. Vamos conhecer um pouco desse conhecimento que revolucionou a forma de pensarmos o nosso universo com os experimentos de interferências de ondas e partículas.

FÍSICA DE PARTÍCULAS

Gabriel Reis Garcia

A Física de Partículas aborda a questão: “Do que é feita a matéria?”. Ao longo da história da ciência nós fomos montando esse quebra-cabeça conhecido como “O Modelo Padrão das Partículas Elementares” e com ele explicamos os bloquinhos fundamentais da matéria e suas interações. Mas como sempre, nas ciências, grandes questões ainda permanecem: Essas partículas são de fato elementares, indivisíveis? São apenas quatro interações fundamentais da natureza? Por que o modelo padrão não explica a gravidade? E matéria escura, o que é isso? Toda essa Física pode ser discutida de maneira rica sem invocar o complicado formalismo matemático que a descreve e ainda assim nos dar intuição e entusiasmo sobre o universo.

*CERTIFICADOS*

Para receber o certificado de participação é necessário ter no mínimo 75% de presença no evento e preencher o requerimento, cujo link será informado no decorrer da Oficina. Para cada palestra, a presença será dada desde que o participante esteja presente por pelo menos 75% do tempo de sua duração (ou seja, uma pessoa que entrar por 10 minutos e sair, será considerada com falta nessa atividade). Também serão considerados ausentes os participantes que permanecerem online após 15 minutos do término da atividade.

Os certificados estarão disponíveis na plataforma Sympla, a partir do dia 30 de maio de 2022. É importante verificar se o nome e e-mail cadastrados foram preenchidos corretamente, pois não será possível correção após o envio.

*Evento do Facebook: https://bit.ly/3spXWWd

Acompanhe o IFGW no portal e redes sociais:

Extensão/IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/extensao_ifgw
IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/ifgw.unicamp
IFGW no Facebook: https://www.facebook.com/FisicaUnicamp
IFGW no Youtube: https://www.youtube.com/c/ifgwplay
Portal IFGW: https://portal.ifi.unicamp.br