No último sábado, 14/05, tivemos a 46ª edição da Oficina de Física “Cesar Lattes”, cujo tema foi Física Moderna na Sala de Aula. O evento abordou assuntos em diversas vertentes da Física Moderna, mas sem recorrer a grandes formalismos matemáticos, pautando-se sobre narrativas das descobertas científicas nos períodos tratados e exposições qualitativas e contextualizadas, para que pudesse ser apreciado pelo público em geral. Os participantes fizeram parte de discussões muito interessantes sobre os temas de Cosmologia (liderado pela graduanda Carolina Idelfonço), Óptica (palestra conduzida pelos doutorandos Roberto Zurita e Cauê Carvalho), Física Médica (com o pós-doutorando Carlos Stefano Filho), Física Quântica (com o doutorando Marcos Gomes) e Física de Partículas (com o doutorando Gabriel Garcia).

A oficina foi realizada virtualmente, o que muitos participantes consideraram vantajoso:

“Palestra sensacional, linguagem acessível para todos os níveis e assuntos legais. Por ser EAD fornece uma maior visibilidade do evento, assim eu que não moro na cidade da universidade tenho a chance de ver/assistir.”, comentou um deles.

De fato, o oferecimento da oficina em formato virtual possibilitou a participação até mesmo de estados muito distantes a São Paulo, como o Pará, Bahia e o Rio Grande do Sul.

Esta oficina, em particular, contou com bastante interação de professores de Física dos Ensino Fundamental e Médio. Com a temática da Física Moderna na Sala de Aula, o evento também disponibilizou aos interessados o acesso a materiais desenvolvidos especificamente para experimentações em sala de aula com os fenômenos de interferência e difração. No geral, os comentários dos participantes foram bastante positivos.

“As abordagens foram feitas de maneira simples e prática. Muito bom. Continuem com essas Oficinas. Eu como professor fico muito feliz em receber novos conteúdos para uso em sala de aula.”, comentou um dos professores que participaram da oficina, que atua no interior de São Paulo.

A XLVI Oficina de Física “Cesar Lattes” contou com 107 participantes, distribuídos entre professores do Ensino Médio, alunos de graduação, pós-graduação, estudantes do ensino básico e entusiastas. A gravação do evento será disponibilizada no IFGW Play, canal oficial do IFGW no YouTube.

 

A Coordenadoria de Extensão agradece a todos os envolvidos na realização da Oficina.

 

 

Acompanhe o IFGW no portal e redes sociais:

Extensão/IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/extensao_ifgw
IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/ifgw.unicamp
IFGW no Facebook: https://www.facebook.com/FisicaUnicamp
IFGW no Youtube: https://www.youtube.com/c/ifgwplay
Portal IFGW: https://portal.ifi.unicamp.br