graduacao

1º Semestre 2014

Avisos:

Tutorial do MOODLE

Para acessar o MOODLE utilizar:

LOGIN: apenas o número do seu RA, sem a primeira letra do nome na frente.

Senha: Colocar a mesma senha que você acessa o e-mail e site da DAC.

Importante:

Veja aqui os Locais do Exame de F 328

Consulte o Programa da Disciplina (2014).

Cronogramas:

Turmas A, C, D e E

Turmas I, J, L e Q

Turmas B, G, K e N

Notas atualizadas aqui.

Importante:

Vale lembrar que, segundo a ementa divulgada no início do semestre, alunos que atingiram a nota de aproveitamento (NA) superior a 2,5 pontos e inferior a 7,0 pontos deverão fazer a prova final (exame) no dia 11-Dez em local a ser definido e divulgado neste site. Os alunos com nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 ponto estão aprovado com média final MF=NA. Aqueles que não atingiram a nota mínima de 2,5 pontos estão automaticamente reprovados e não poderão fazer a prova final.

• Nota sobre "Revisão de Provas"

Todas as avaliações terão até duas semanas para a sua revisão; depois deste período os resultados serão publicados em definitivo, e as provas arquivadas para análise futura, caso seja necessário. O período de revisão começa no dia da publicação das Notas (sexta-feira posterior à realização de cada Avaliação) e termina na quinta-feira da segunda semana seguinte. As provas corrigidas de uma dada turma estarão à disposição dos alunos da referida turma, apenas com os respectivos PEDs e nos horários de atendimento. O atendimento em horário diferente do habitual deverá ser agendado previamente com o PED da respectiva Turma.

• Como alguns de vocês já sabem, as aulas do prof. Brescansin estão sendo gravadas e transmitidas/disponibilizadas no site do youtube. Vejam todas as aulas (com apenas uma semana de atraso) no canal da UnivespTV

• Vejam também o site de Paul Falstad, lá vocês encontrarão vários simuladores Java para problemas de elestrostática e futuramente eletro-dinâmica. Não deixem de conferir!

Informações Gerais

• Endereço eletrônico das aulas gravadas de F 328: http://lampiao.ic.unicamp.br/weblectures
  • Os alunos de F328 que quiserem acessar a página deverão fazer o cadastro na mesma. Este é obtido diretamente no site, o qual envia uma mensagem para o e-mail do aluno na conta DAC com a senha necessária para navegar na página.
  • Estrutura do curso - As aulas serão divididas, alternadamente, em aulas magnas e aulas exploratórias. As aulas magnas (para duas turmas juntas em um anfiteatro) são aulas teóricas sobre o conteúdo da disciplina. As aulas exploratórias (para um número menor de estudantes em sala de aula) têm por objetivo o aprofundamento dos conceitos vistos nas aulas magnas através da resolução de exercícios e discussões focalizadas.
  • Frequência : será exigida frequência mínima a 75% das aulas

• Carga elétrica
  • Lei de Coulomb
  • Campo Elétrico
  • Lei de Gauss
  • Potencial Elétrico
  • Capacitores e Dielétricos
  • Corrente e Resistência Elétrica
  • Força Eletromotriz e Circuitos Elétricos
  • O Campo Magnético
  • Lei de Ampère
  • Lei de Faraday da Indução e Indutância
  • Oscilações Eletromagnéticas e Correntes Alternadas
  • Magnetismo da matéria e Equações de Maxwell

Livro texto:

Halliday, Resnick e Walker, Fundamentos da Física – Vol. 3, 8a edição, LTC

Bibliografia adicional:

a) M. Alonso e E. J. Finn., Fundamental University Physics.

b) H. M. Nussenzveig, Curso de Física Básica, Vol. 3.

c) F. Zemansky, Eletricidade e Magnetismo.

d) P. A. Tipler, Física, Vol. 2.