graduacao

F228 - Física Geral II

2° Semestre 2014

Aviso:

Matéria para o Teste 1:  Listas de exercícios 1 e 2 completas e os 4 primeiros exercícios da lista 3 (hidrostática).

Cronograma da Disciplina:

Assista a algumas aulas on-line com o prof. Peter Schulz.

Conteúdo da disciplina

O conteúdo a ser discutido durante o semestre segue a seguinte distribuição de tópicos que podem ser encontrados na bibliografia sugerida, em particular nos diversos volumes do livro Fundamentos da Física I I, Gravitação, Ondas e Calor de Halliday e Resnick.

1) Gravitação

2) Equilíbrio e elasticidade

3) Fluidos

4) Temperatura, Calor e 1lei da termodinâmica

5) Teoria cinética dos gases

6) Entropia e 2lei da termodinâmica

7) Oscilações

8) Ondas I

9) Ondas II

Estrutura da disciplina

As aulas são divididas, alternadamente, em aulas magnas e aulas exploratórias. As aulas magnas (2 turmas juntas em um anfiteatro) visam introduzir de maneira ampla e contextualizada os conceitos físicos que constituem o conteúdo da disciplina. As aulas exploratórias, com um número menor de estudantes em sala de aula, têm por objetivo o aprofundamento dos conceitos vistos nas aulas magnas através de resolução de problemas e discussões focalizadas.