IFGW

A a
Entrar
pos
Você está aqui: Home » Conheça a pós-graduação
Quarta, 16 Mai 2012

Conheça a pós-graduação do IFGW

Imprimir

Equipe

Prof. Dr. Silvio Antonio Sachetto Vitiello (Coordenador)
Gilvani de Fatima Pereira Rodrigues (Responsável)
* Equipe completa veja mais *

APRESENTAÇÃO

Seja bem-vindo!

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) têm por objetivo a formação de pesquisadores e docentes nas diversas áreas da física.

Desde a sua criação, em 1970, o IFGW já formou mais de 600 Doutores e de 800 Mestres. Em 2010, foram belpos-entradadefendidas 25 teses de doutorado e 31 teses de mestrado. Os dois cursos receberam nota 7 (nota máxima) nos processos avaliatórios da CAPES referentes aos últimos triênios, de 1998-2000 a 2007-2009.

Um dos pontos fortes do programa de pós-Graduação do IFGW é a universalidade e a qualidade de seu corpo docente. O IFGW conta atualmente com cerca de 83 professores doutores em dedicação exclusiva, formados nas melhores universidades, sendo pesquisadores ativos em suas respectivas especialidades. Suas atividades de pesquisa se estendem sobre quase todas as áreas da física (veja as Linhas de Pesquisa do IFGW). A Interdisciplinaridade é incentivada e é refletida em teses que consideram a biofísica, astrobiologia, processamento de imagens, física-engenharia, físico-química e energias renováveis, havendo inclusive a possibilidade de orientadores externos participarem do programa.

belpos-alunos

O QUE NOSSOS CURSOS PROPORCIONAM

A formação proporcionada pelos cursos de Mestrado e Doutorado engloba os seguintes aspectos interligados:

  • Cursos
  • Pesquisa orientada
  • Participação em colóquios, congressos etc.
  • Interação científica com pesquisadores experientes

Além disso, a participação dos alunos na produção científica é grande. Praticamente todas as nossas Teses de Doutorado vão acompanhadas de publicações em revistas de circulação internacional. O IFGW produz anualmente uma media de 250 trabalhos em revistas indexadas de prestigio internacional e esses trabalhos têm grandeparticipação dos alunos de Pós-Graduação. Toda tese de doutoramento resulta em mais do que uma publicação, são freqüentes também as publicações associadas às teses de Mestrado.

Os mestres e doutores aqui formados dominam as disciplinas e os conceitos básicos da física, bem como os conceitos mais específicos ligados à sua área de atuação; são conhecedores da metodologia e das técnicas de pesquisa e possuem a versatilidade característica do físico – saber apreender os aspectos fundamentais de um problema novo, abordá-lo e interpretar os resultados obtidos. O doutor formado deve estar preparado para atuar como um pesquisador independente.


O INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN

O Instituto de Física ocupa uma área de cerca de 39.200 m2 incluindo administração, salas de professores e alunos de pós-Graduação, cantina, laboratório didático dos cursos profissionais de física, salas de aulas, biblioteca, laboratório de pesquisa, oficinas de apoio, estacionamento e área verde.

O Instituto é constituído por quatro departamentos:

Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia

Departamento de Física da Matéria Condensada

Departamento de Eletrônica Quântica

Departamento de Física Aplicada

O IFGW conta, além dos laboratórios e de um centro de computação de alto desempenho, com equipamentos de criogenia (hélio e nitrogênio líquido), uma oficina de vácuo, oficinas mecânicas que são capazes de produzir trabalhos de alta precisão, uma oficina de vidro e quartzo e uma oficina eletrônica para realização de pequenos consertos de aparelhos.
belpos-experimento

belpos-historia UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Os cursos de Mestrado e Doutorado do IFGW foram instituídos em março de 1970. Em função do direcionamento inicial da pesquisa no IFGW, os mestres e doutores são formados para trabalhar não só na pesquisa básica mas também em projetos de pesquisa aplicada. Durante muitos anos, a Pós-Graduação do IFGW foi procurada fundamentalmente por estudantes que pretendiam desenvolver os seus trabalhos em Física Aplicada ou Física Experimental.

Ao longo da última década houve um apreciável crescimento dos grupos teóricos do IFGW, o que atraiu também aqueles estudantes de tendência mais acadêmica para o Instituto. Como resultado deste processo, o IFGW amadureceu dentro da coexistência de diversas tendências científicas. No momento, vários grupos de pesquisa consolidados dentro dos 04 departamentos do IFGW, motivam participação de estudantes de pós-Graduação nos projetos ora em andamento no IFGW.

Acreditamos ter atingido um estado científico que contempla tanta as necessidades tecnológicas da nossa sociedade quanto o lado acadêmico. Uma situação de fundamental importância para o cotidiano da vida de uma unidade de pesquisa universitária. Saiba mais.

Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Física "Gleb Wataghin"
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777 - Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo CEP 13083-859 - Campinas SP